TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização do trabalho pedagógico da escola maternal Inocente Escola

Pesquisas Acadêmicas: Organização do trabalho pedagógico da escola maternal Inocente Escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.086 Palavras (21 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 21

1. Introdução

O estágio de docência em Educação Infantil foi realizado na instituição Creche Escola Gente Inocente situada na Avenida Washington Luiz, n 1879, no Bairro Santa Rita na cidade de Governador Valadares, CNPJ 21299144001-60: (33) 3277-2473, CEP 35040-570 e email: praficagi@yahoo.com.br.O Estágio foi feito por Adriana da Silva Dias, sendo acompanhada pela Pedagoga Rosemary Silvestre Lima. A intervenção foi feita no período vespertino nos dias 16/09 a 25/10 de 2013. A instituição Creche Escola gente Inocente, foi fundada no dia 2 de janeiro do ano 1979, pela Senhora Geza Anastácia, sendo a mesma que em debate ocorrido em assembleia geral da comunidade, deu como sugestão o nome levando como fator preponderante a inocência das crianças. Foi criada pelo decreto – lei N 2829/1985, na administração do prefeito Raimundo Monteiro Resende. Possui estrutura física própria, o prédio foi construído numa área de 30.000 m². Na estrutura física a instituição dispõe de sala para diretoria, secretaria, almoxarifado, cozinha, despensa, banheiro para criança, banheiro para adulto, pátio, refeitório, horta, jardim, quiosque, espaço com duchas, lavanderia, tanque de areia, espaço para animais domésticos, artes, canto do material para reutilização, muro das artes, cozinha experimental, parque, escovódromo, 7 salas de convivência e 1 sala para os professores.

A creche Escola Gente Inocente, é uma identidade particular comunitária, filantrópica, sem fins lucrativos, tem como finalidade principal de oferecer atendimento gratuito acrianças de 0 a 5 anos de idade em regime integral, de 7:00 horas as 17:00 horas, de segunda-feira a sexta-feira. Está com diretor Márcio Marcelino de Freitas da instituição há 13 anos, desde o ano de 2002, é assessorado por outros 26 voluntários que ocupam os cargos na Diretoria Executiva, Conselheiros, Fiscal e Deliberativo. Nesses 13 anos de administração a instituição enfrentou uma trajetória difícil, assumiu sem nenhuma fonte de recursos, como depredada sem identidade própria com apenas 2 funcionárias, essas qualificação para a função, atendendo 24 crianças, sem nenhuma estrutura pedagógica. Com objetivo: oferecer á comunidade uma formação integral que engloba a interiorização de valores culturais, étnicos, morais e sociais, para viver mais dignamente. Com Valores: Vida, Justiça, Conhecimento e Fé. Atualmente tem atendimento a 218 crianças pela creche, que ocorre por forca de convênio com Secretaria Municipal de Educação – SMED, responsável por contratar e ceder profissionais (professores, auxiliares de serviços e agente administrativo) no total de 50 servidores, pagos com recursos do governo federal complementando com verbas do próprio município, além de repasse da alimentação escolar, também enviada pelo governo federal. O governo estadual não tem nenhuma participação na Instituição. Tem como projetos para crianças e adolescentes: Karatê, Pintura, Tricô e crochê são executados com verbas de doações de sócios e parceiros da Instituição.

A Creche Escola gente Inocente não é somente creche, na verdade é um Pólo, assim transformado face às demandas sociais da comunidade e ao planejamento que a diretoria tem buscado em longo prazo para a instituição, de referência da família, idoso, criança e adolescente, além do atendimento de creche e escola para o aperfeiçoamento econômico e relacionamento da comunidade local.

2. Desenvolvimento

2.1 A organização do trabalho pedagógico da escola

O Projeto Político Pedagógico é a organização do trabalho pedagógico com um todo, onde são traçadas diretrizes para sua efetivação. Supõe reflexão e discussão crítica, buscando intervir na realidade. A Proposta Pedagógica é onde a escola detalha o seu trabalho. É o momento de reflexão da equipe escolar para a tomada de decisão sobre as ações que devem ser desenvolvidas para a solução de dificuldades identificadas. O Centro Educacional, após análise diagnóstica da realidade social, econômica e cultural de sua clientela e reconhecendo a necessidade de reestruturar sua prática pedagógica, por consequência das reformas legais, elaborou sua Proposta Pedagógica centrada em ações que buscarão intervir, renovar e inovar o processo educativo, através do reconhecimento da função socializadora e, sobretudo, da função humanizadora da Escola. A concepção do Projeto Político Pedagógico desta instituição é direcionar por um ideal partindo da INFORMAÇÃO que gera CONHECIMENTO.

O avanço tecnológico andou as distancias e encurtou o tempo de transmissão de informações de toda espécie e a partir de qualquer região do planeta. Existem e estão em contínua expansão, qualitativa e quantitativamente, bancos eletrônicos capazes de armazenar enorme quantidade de informações e dados. A escola prepara pessoas responsáveis, conscientes e criativas, através de sólida base educacional, para que participem e atuem no crescimento e desenvolvimento de si mesmas e do mundo. O Projeto Político Pedagógico da escola será um processo ativo que dependerá da participação de cada profissional vivenciá-la, significa equacionar a identidade, embalar a autoestima, tornando a escola transparente. É preciso a ousadia de viver desafios, para sairmos do marasmo das exigências individuais e do sabor, cor e musicalidade às propostas das pessoas que só se definem no contorno coletivo proporcionando-se assim um ensino de qualidade. Mudar concepções, quebrar paradigmas, assumir papéis dentro dos novos princípios da educação, ter postura e ética. A escola é um espaço vivo e democrático da ação educativa que: oportunize o acesso ao conhecimento, sua construção e recriação permanente envolvendo a realidade dos alunos, suas experiências, saberes e cultura, estabelecendo uma constante relação entre teoria e prática. Propicie espaços de formação para os educadores, na perspectiva da construção de sujeitos críticos, tendo como objetivo a qualificação pedagógica e o resgate de sua cidadania busquem superar todo tipo de opressão, discriminação, exploração, obscurantismo de valores éticos de liberdade, respeito à diferença e à pessoa humana, solidariedade e preservação do meio ambiente.

São objetivos específicos da Educação Infantil: Proporcionar o “desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social”; Favorecer aquisição de experiências amplas e diversificadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com