TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aborto

Projeto de pesquisa: O Aborto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2014  •  Projeto de pesquisa  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Neste trabalho vou falar deste grande “dilema”, uma das principais questões de interrogação pelo mundo inteiro. Muitos colocam a questão se o aborto é permitido; Se as mulheres têm o direito de interromper uma gravidez não desejada; Ou se devem proibir o aborto intencional?

Ao longo deste trabalho vou tentar responder a todos e mais algumas questões relacionadas com o aborto.

Para responder a estas perguntas utilizei alguns textos de outros trabalhos, todos editados por mim.

Espero que com este trabalho consiga esclarecer e criar uma opinião á cerca, deste tão polémico tema.

Abaixo encontram-se algumas imagens deste tema.

O aborto

Pequenas definições

Aborto é a interrupção da gravidez pela morte do feto ou embrião. Pode ser espontâneo ou provocado. O feto expulso com menos de 0,5Kg ou 20 semanas de gestação é considerado aborto.

O aborto espontâneo é o término acidental de uma gravidez com menos de 20 semanas de gestação. A causa mais comum é o defeito no embrião. Os fetos com más formações morrem antes do fim da gravidez e por isso impede o seu desenvolvimento natural, daí resulta um aborto involuntário.

Aborto provocado é a interrupção deliberada da gravidez; pela extracção do feto da cavidade uterina.

A ética no respeito pela vida.

Albert Schweitzer defendeu uma ética de respeito para todas as criaturas vivas. Segundo ele todos os organismos, dos micróbios aos seres humanos, têm uma “vontade de viver”. Como tal, afirma, qualquer pessoa que tenha “o mínimo de sensibilidade moral considerará natural interessar-se pelo destino de todas as criaturas vivas”. Schweitzer poderá ter errado ao afirmar que todas as criaturas vivas têm uma vontade de viver. A vontade é mais facilmente explicada em termos de uma faculdade que requer pelo menos algumas capacidades de pensamento e que, por isso mesmo, é pouco provável que exista em organismos simples sem sistema nervoso central. Todos os seres vivos partilham uma vontade de viver seja uma afirmação metafórica do facto de os organismos estarem teleologicamente organizados. Geralmente actuam de modo a promover a sua própria sobrevivência.

Os opositores do aborto dirão que é errado abortar não apenas porque os fetos humanos estão vivos, mas porque são humanos.

(comentário á afirmação de Albert Schweitzer)

Como Abortar?

Métodos:

Aborto Químico.

A gravidez pode ser interrompida medicamente, usando uma combinação do anti progestativo mifepristone (RU 486) com uma prostaglandina, como o misoprostol. A RU 486 (Mifepristone) é reconhecida como substância abortiva. Actua bloqueando o desenvolvimento fetal, pelo que em alguns casos requer uma intervenção cirúrgica para finalizar o processo de expulsão.

Aborto Cirúrgico.

O método consiste na remoção do conteúdo uterino por aspiração e curetagem. A intervenção pode ser realizada sob método anestésico que melhor se adapte à situação (anestesia local ou geral), de acordo com a informação médica.

Apoio psicológico.

Esta disponível para as mulheres que o solicitem para a tomada de decisão ou que queiram falar com um técnico sobre a sua escolha. Este momento de escuta e de diálogo pode ser importante para a ajudar a tomar a decisão de forma livre e consciente.

Legislação sobre onde o aborto é permitido

Em Portugal

A Lei nº 16/2007 de 17 de Abril indica que é obrigatório um período mínimo de reflexão de três dias e tem de ser garantido à mulher "a disponibilidade de acompanhamento psicológico durante o período de reflexão" e "a disponibilidade de acompanhamento por técnico de serviço social, durante o período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com