TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aluminio

Trabalho Escolar: O Aluminio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  532 Visualizações

Primeiramente, o aço e o alumínio são metais totalmente distintos. As principais vantagens do aço são a resistência mecânica, baixo custo e abundância de matéria prima na natureza (ferro e carbono). Contudo tem como desvantagem a alta densidade (conseqüentemente o grande peso) e a ocorrência da oxidação (ferrugem).

O alumínio tem como vantagem a baixa densidade, flexibilidade e o fato de quase não ocorrer oxidação. Porém não é muito abundante na natureza e sua produção é cara.

Claro que algumas características citadas acima podem ser encaradas como vantagens ou desvantagens, de acordo com as necessidades de cada projeto.

O alumínio é um material relativamente novo. O elemento alumínio foi descoberto há apenas 160 anos e aproximadamente 100 anos desde que foi definido um processo de produção viável. Outros materiais, como o ferro e o cobre, já são conhecidos e usados há milhares de anos.

Apesar disso, hoje, o alumínio é o segundo metal mais usado, depois do aço. Todos os anos, é produzido mais alumínio do que todos os outros metais não ferrosos juntos.

Alumínio é o terceiro elemento mais abundante - compreende 8 por cento da crosta terrestre. A principal razão pela qual ele não foi descoberto antes, é que o alumínio não aparece em sua forma metálica por natureza. O alumínio é encontrado na maioria das rochas, argilas, solos e vegetações combinado com oxigênio e outros elementos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com