TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE PRIMEIRA AJUDA

Projeto de pesquisa: O CONCEITO DE PRIMEIRA AJUDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.446 Palavras (14 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 14

. OBJETIVO:

O objetivo desse treinamento é dotar a pessoa de conhecimentos básicos a respeito da ação em primeiros socorros.

Socorrer alguém não é coisa de outro mundo. Ao contrário do que possa parecer, qualquer pessoa pode prestar primeiros socorros.

2. CONCEITOS DE PRIMEIROS SOCORROS

Primeiros socorros é o cuidado ao ferido ou doente ainda no local do acidente. São ações de emergência com medidas preventivas.O objetivo desse atendimento é evitar um problema maior, amenizando o sofrimento da vítima e mantê-la estável até a chegada de socorro especializado.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 EMERGÊNCIA

Emergência é todo caso em que há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, havendo necessidade de tratamento médico imediato. Alguns exemplos de emergências são a parada cardiorrespiratória, hemorragias volumosas e infartos que podem levar a danos irreversíveis e até ao óbito.

No âmbito da medicina, emergência é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato, por isso, em ambulâncias está geralmente escrito emergência e não urgência.

3.2 URGÊNCIA

Urgência é uma situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento. São exemplos de urgência: dores abdominais agudas e cólicas renais.

Na medicina, ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, mas possuem um caráter menos imediatista.

3.3 REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP)

A reanimação cardiopulmonar é uma manobra que alterna a respiração artificial com a compressão( também chamada de massagem) cardíaca.

Quando a vitima não tem pulso e não está respirando, comece a aplicação imediatamente a RCP e só para quando tiver certeza que a vitima recomeçou a respirar normalmente ou quando o atendimento médico chegar. Se for possível, peça a outra pessoa para ajudá-lo na tarefa.

Procedimentos de RCP para socorristas

Análise Primaria

• Verificar se a vitima está consciente,chamando-a três vezes:"ei , Senhor(a)";

• Verificar a circulação.Em adultos verificar sempre na artéria carótica. E em crianças verificar a artéria braquial ou femoral;

• Verificar a respiração,liberando as vias aéreas;

• Grandes hemorragias: identificadas grandes hemorragias, deve-se estancar o sangramento para evitar a perda excessiva de sangue da vítima.

De acordo com o que acontece na análise primaria,você não precisa continuar com a análise. Por exemplo: se a vítima atendeu o seu chamado podemos passar para a análise secundária.

Análise Secundária

• O principal propósito da análise secundaria é descobrir lesões ou problemas diversos que possam ameaçar a sobrevivência da vítima,se não forem tratados convenientemente. É um processo sistemático de obter informações e ajudar a tranquilizar a vítima, seus familiares e testemunhas que tenham interesse pelo seu estado, esclarecendo que providências estão sendo tomadas.

• Os elementos que constituem a análise secundária são:

• Entrevista objetiva: conseguir informações através da observação do local e do mecanismo da lesão, questionando a vítima, seus parentes e as testemunhas;

• Exame da cabeça aos pés: realizar uma avaliação pormenorizada da vitima, utilizando os sentidos do tato,visão, audição, e olfato;

• Sintomas: são as impressões transmitidas pela vitima, como tontura, náusea, dores, etc;

• Sinais vitais: pulso e respiração;

• Outros sinais: cor e temperatura da pele, diâmetro das pupilas, etc.

Atendimento consciência

3x...

Ei, Senhor(a)?

Verificar se a vitima está consciente .

Verificar rapidamente se a vítima sofreu parada cardiorrespiratória. Ver, ouvir e sentir foram abolidos. Verificar rapidamente se a vitima está respirando e se sofreu alguma parada cardíaca.

Constatada a parada cardiorrespiratória, efetue a massagem cardíaca fazendo compressões torácicas de 5 cm de profundidade, que permitam o tórax voltar completamente. Efetuar no mínimo 100 compressões por minuto.Para socorristas leigos que são profissionais da área de saúde foi abolido do procedimento de RCP a obrigatoriedade da respiração artificial.

3.4 CRISE COMPULSIVA

Trata-se de um estímulo inadequado de várias partes do cérebro. Uma das principais causas de convulsão é a epilepsia, mas o problema pode acontecer por diversos outros fatores, entre eles, febre alta, diminuição da glicose no sangue, batidas fortes na cabeça, hemorragia, tumores e intoxicações.

A crise convulsiva é facilmente identificada pelos seguintes sintomas: espasmos musculares em todo o corpo, olhar perdido ou olhos virados e aumento da salivação. Durante a convulsão, a pessoa também pode urinar ou defecar involuntariamente, e permanecer se debatendo até a crise passar. É necessário chamar atendimento especializado.

Como agir:

• Se possível, evite que a vítima caia no chão.

• Evite que ela se machuque protegendo a cabeça.

• Deite-a no chão, de lado, para evitar que se engasgue com saliva, vômito ou secreções.

• Acompanhe a crise com calma(+ou- 5 minutos).

• Proteja a cabeça dela com um travesseiro, para evitar que se machuque.

• Afrouxe um pouco as roupas da vítima para que ela respire melhor.

• Limpe o excesso de salivação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com