TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento Da Mulher Sobre O Exame De Papanicolau

Pesquisas Acadêmicas: O Conhecimento Da Mulher Sobre O Exame De Papanicolau. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Estudo realizado com mulheres estudantes do ensino médio noturno em escolas publicas para identificar conhecimentos sobre o exame de Papanicolau. Participaram 1035 mulheres sendo 476 maiores de 18 anos.

Após consentimento foi aplicado questionário com questões objetivas, capazes de identificar conhecimentos a respeito do exame de Papanicolau, bem como perfil sócio-epidemiológico do grupo.

INTRODUÇÃO

O Câncer vem sendo considerado mundialmente, um grave problema de saúde publica por representar a segunda causa de morte por doença, precedida apenas pelas doenças cardiovasculares. No Brasil, o câncer de mama representa a principal neoplasia maligna em mulheres.

As maiores taxas de incidência do câncer de colo do útero são observadas em países pouco desenvolvidos, indicando lima forte associação deste tipo de câncer com as condições de vida precária, com os baixos indices de desenvolvimento humano, com a ausência ou fragilidade das estratégias de educação comunitária e com a dificuldade de acesso a serviços públicos de saúde para o diagnostico precoce e tratamento das lesões precursoras.

Além desses fatores , o inicio precoce da atividade sexual, a multiplicidade de parceiros sexuais, o tabagismo (diretamente relacionados à quantidade de cigarros fumados), a higiene intima inadequada e o uso prolongado de contraceptivos orais também contribuem para o aparecimento do câncer de colo de útero. Estudos recentes mostraram ainda, que o vírus do Papiloma Humano (HPV) tem papel importante no desenvolvimento da neoplasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas, estando presente em mais de 90 % dos casos de câncer do colo de útero.

A detecção de lesões precursoras e o diagnostico precoce do câncer de colo uterino ainda são as melhores estratégias para diminuir a morbi-mortalidade dessa neoplasia.

Como ainda é alta a percentagem de mulheres que não têm como habito a realização do exame preventivo, o diagnostico muitas vezes ainda é feito em estágios mais avançados da doença. Esse diagnostico tardio pode estar relacionado com : a dificuldade de acesso da população feminina aos serviços e programas de saúde, as baixa capacitação dos recursos humanos envolvidos na atenção oncológica (principalmente em municípios de pequeno e grande porte) , a capacidade do sistema publico de saúde para absorver a demanda que chega aas unidades de saúde. E, portanto, fundamental que os serviços de saúde estejam estruturados para orientar a população a respeito do exame preventivo , já que a sua realização periódica permite reduzir a mortalidade por câncer de colo de útero na população de risco.

OBJETIVO

Identificar o conhecimento de mulheres estudantes do ensino médio noturno em escolas publicas da cidade de Uberaba/MG, a respeito do exame de Papanicolau e verificar o conhecimento adquirido por meio da atividade extensionista da educação em saúde.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A ideia precursora do estudo era que de as mulheres da população alvo não conhecessem em sua totalidade, o exame de Papanicolau ou que possuíssem conhecimentos distorcidos a respeito do tema a ser apresentado. Foram contatadas 1035 mulheres sendo 476 destas maiores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com