TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Enfermeiro Diante Da Nudez Do Cliente

Artigo: O Enfermeiro Diante Da Nudez Do Cliente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  884 Visualizações

A Nudez do Paciente

Dentre as equipes de saúde, a equipe de enfermagem é a que está mais próxima do paciente, tendo o contato direto e constante durante a internação. É a que mais expõe, toca e manuseia o corpo ao implementar assistência.

Quando internado e lúcido, o paciente reconhece a dificuldade em manter a sua privacidade e individualidade, encarando a hospitalização como fator de despersonalização e dependência, principalmente por conta da exposição de seus corpos, durante procedimentos como , do banho no leito, higiene íntima, algumas sondagens ou aplicação de medicamentos por vias íntimas.

Nesses momentos, mesmo havendo treinamento anterior no Laboratório de Enfermagem, sempre se observa reações de vergonha ou constrangimento, tanto por parte do Enfermeiro, quanto do paciente.

Para o Enfermeiro é mais fácil lidar com a nudez do paciente com o tempo, pois acaba se acostumando, virando uma rotina e encarando que é sua profissão e pronto. Já para o paciente é muito mais constrangedor, pois não é uma situação ‘’normal’’ do cotidiano deles, ficar nu, enquanto alguém trabalha no seu corpo.

O enfermeiro tem que estar atento à manifestação de desconforto, demonstrar ao paciente que reconhece os seus direitos e que tal procedimento é necessário para manter a integridade do seu corpo, como também, perceber qual a melhor forma de transmitir a ele que se preocupa com seus sentimentos e respeita sua individualidade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com