TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exame Físico

Por:   •  27/8/2017  •  Resenha  •  1.987 Palavras (8 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 8

O Exame Físico Geral

  1. Nível de Consciência

- Maneira Terminológica(nominal):

  • Alerta: paciente acorda por estímulo vocal, abre os olhos, conversa com fluidez;
  • Letárgico: paciente desperta apenas com tom de voz mais alto, parece sonolento, mas abre os olhos, responde a perguntas e volta a dormir;
  • Obinubilado: paciente acorda mediante estímulo físico (sacudida), abre os olhos, responde com lentidão e de forma muito confusa, menor grau de alerta e interesse no ambiente;
  • Estupor: só acorda mediante estímulo doloroso (fricção do esterno ou torção do mamilo), respostas verbais lentas e até mesmo inexistentes, recai em um estado de falta de resposta ao cessar o estímulo, existe uma consciência mínima da própria pessoa e do ambiente;
  • Coma: permanece inconsciente e com os olhos fechados, não há nenhuma resposta evidente a necessidades internas ou estímulos externos. Pode ter causas iatrogênicas, hipo ou hiperglicêmicas, desidratação grave, sangramentos cerebrais.

-Maneira Numérica: escala Glasgow:

 Avalia-se o paciente de:

  •  1-4 pontos em relação a abertura ocular (não abre os olhos; abre em resposta a estímulo antálgico; abre em resposta a um chamado; abre espontaneamente),
  •  1-6 para resposta motora (não se movimenta; movimenta em resposta a estímulos dolorosos; possui flexão anormal a estímulos dolorosos; reflexo de retirada a estímulos dolorosos; localiza estímulos dolorosos; acata comandos)
  • 1-5 para verbal (emudecido; sons incompreensíveis; palavras desconexas; confuso e desorientado; conversa normalmente)

somando um total de 15 pontos.

- Orientação no tempo e espaço: pergunta-se datas, cidade onde está, informações sobre o acompanhante.

  1. Fácies
  • Hipertireoidismo: paciente emagrecido, exoftalmia (infiltração do tecido conjuntivo ocular, saltando os olhos), expressão de espanto, olhos brilhantes.

[pic 1]

  • Cushing: obesidade exuberante em corpo, abdome, pescoço, rosto em “lua cheia” (arredondado) e avermelhado. Hiperplasia do córtex supra-renal e iatrogênica (uso de glicocorticoides).

[pic 2]

  • Paralisia Facial: pode ser periférica (Bell) ou central (AVC). Desvio da simetria da face para o lado íntegro. Na paralisia periférica, o paciente não fecha o olho no lado lesado, onde também não há enrugamento da testa, na central se preserva a motricidade da testa, onde também há perda de força de membros.

[pic 3] [pic 4]A- central B-periférica

  • Renal: rosto pálido, edema palpebral (mais marcante ao acordar).

[pic 5]

  • Hipocrática: paciente emagrecido com lábios entreabertos, olhos fundos e fixos, malares saltados e rosto afilado. Característico de doenças consuptivas, como tuberculose, neoplasias, HIV.

[pic 6]

  • Down: nariz arrebitado, face arredondada, hipertelorismo, macroglossia.

[pic 7]

  • Lúpus Eritematoso: eritema malar em forma de asa de borboleta.

[pic 8]

  • Mixedematoso: rosto infiltrado, sobretudo em lábio, nariz, olhos, expressão triste. Hipotireoidismo.

[pic 9]

  • Leonina: rosto repleto de tuberosidades degenerativas, lábios e nariz grossos, ausência ou redução de cílios e sobrancelhas. Hanseníase.

[pic 10]

  1. Atitude

-  Ortopneica: típica de pacientes pneumopatas ou cardiopatas (asma, DPOC, ICC). Paciente sentado no leito com as mãos escoradas e os pés pendentes, buscando facilitar o uso de movimentação diafragmática e de músculos acessórios.

[pic 11]

-  Parkinsoniana: paciente flete tronco e cabeça anteriormente, alarga a base de seu movimento (pernas), olhar fixo, mantêm as mãos presas à cintura pélvica e possui o sinal do contador de moedas.

[pic 12]

-  Opistótono: contratura vigorosa da musculatura dorsal, paciente se apoia sobre a cabeça e o pé. Típica do tétano

[pic 13]

-  Hemiplégico: movimentação ativa de um lado só, não mexe nem com a perna nem com o braço do lado lesado, sendo que tais membros ficam flácidos e sem tônus, comum em pacientes com paralisia facial cerebral.

[pic 14]

-  Genupeitoral e Prece Mamometana: paciente ajoelha-se e põe a cabeça sobre as mãos.  Como nos grandes derrame pericárdico ou cardiomegalia.

[pic 15]

  1. Avaliação Nutricional

IMC (calcula-se peso sobre altura ao quadrado.)

- Considerado normal entre 18,5 e 24,9. Abaixo disso o paciente está abaixo do peso (sendo IMC entre 14-15 compatível com risco de morte).

- de 25 até 29,9 é classificado como sobrepeso

- de 30 até 34,9 obesidade grau I

-  35 até 39,9 grau II

- acima de 40 obesidade grau três, mórbida.

OBS: Perda de Peso: paciente altamente emagrecido também apresenta a fácies hipocrática, comum nas doenças consuptivas, como HIV, cânceres, tuberculose, problema de absorção proteica.

OBS: A obesidade pode estar relacionada ao hipotireoidismo, síndrome de Cushing, Diabetes, HAS e também ao uso de corticosteroides.

  1. Pele e Mucosas:

*Mucosa Ocular: Tracione a mucosa ocular; observe a sua coloração e observe a sua hidratação.

A coloração da mucosa é vermelho-vivo (relacionada com fluxo sanguíneo). Sem o tom avermelhado normal (hipocorado) provavelmente o paciente tem anemia; Classifica-se em uma sistema de cruzes +/6+.

Quando brancos são chamados de descorados.

*Estado de hidratação: paciente hidratado tem brilho nos olhos, decorrente da presença de lágrima, além de ter sobra de lagrima no fundo do saco lacrimal. Pacientes com desidratação ocular podem ter diabetes descompensados. Avaliado de +/6+ (mal hidratado / bem hidratado)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (797.6 Kb)   docx (693.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com