TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA FISIOTERAPIA NO PROLAPSO UTERINO

Por:   •  2/11/2018  •  Resenha  •  2.628 Palavras (11 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 11

Compreender a histologia do sistema genital feminino.

Tratado Hist Gartner 3 edição

O PAPEL DA FISIOTERAPIA NO PROLAPSO UTERINO - Ana Gilza Pinheiro Pereira Faculdade Faipe

O sistema reprodutor feminino é composto pelos órgãos reprodutores internos (dois ovários, dois ovidutos, o útero e a vagina) e pela genitália externa (o clitóris, os grandes lábios e os pequenos lábios).

Os órgãos reprodutores permanecem inativos até que os hormônios gonadotróficos secretados pela hipófise sinalizem o início da puberdade. Isso dá início a menarca e outras alterações nos órgãos reprodutores.

Ovários

Os dois ovários estão localizados dentro da pelve e possuem um formato de amêndoa. Estão presos ao ligamento largo do útero pelo mesovário, uma prega do peritônio que veicula vasos sanguíneos aos ovários.

O epitélio superficial que recobre os ovários é o epitélio germinativo, uma modificação do mesotélio do peritônio (epitélio mesotelial). Abaixo se encontra a túnica albugínea, uma capsula de tecido conjuntivo denso não modelado pouco vascularizada.

Os ovários são subdividos em um córtex altamente celularizado e uma medula constituída por tecido conjuntivo frouxo altamente vascularizado.

Córtex Ovariano

É constituído por um arcabouço de tecido conjuntivo (estroma ou compartimento intersticial) que contem as células do estroma (células intersticiais) parecidas com fibroblastos e pelos folículos ovarianos em vários estados de desenvolvimento. As ovogônias (células germinativas primordiais) se desenvolvem no endoderma do saco vitelino após o primeiro mês de gestação e vão dar origem aos folículos ovarianos.

Durante a fase inicial da embriogênese, o desenvolvimento fenótipo sexual é feminino devido a ausência de testosterona e hormônio antimulleriano.

Corpo Lúteo 

Após o processo de ovulação, os resquícios dos folículos De Graaf sofrem colapso e tornam-se pregueados. Os vasos sanguíneos rompidos liberam sangue na cavidade folicular, formando um coágulo central chamado corpo hemorrágico. Os altos níveis de LH no sangue convertem o corpo hemorrágico em uma estrutura temporária chamada corpo lúteo que atua como uma glândula endócrina. Essa estrutura é composta por células granuloso-luteínicas e células teco-luteínicas.

Celulas granuloso-luteínicas: São células da camada granulosa que sofreram modificações. Correspondem a cerca de 80% do corpo lúteo. São palidamente coradas, apresentam muitos microvilos longos e desenvolvem todas as organelas necessárias para a produção de esteroides, incluindo abundantes REL e REG, mitocôndrias, AG bem desenvolvido e gotículas lipídicas. Produzem progesterona e convertem andrógenos em estrógenos.

Células Teco-luteínicas: São derivadas da teca interna e se situam na periferia do corpo lúteo. São intensamente coradas e especializadas na produção de progesterona, poucos estrógenos e andrógenos.  

Esses hormônios secretados inibem a secreção de LH e FHS. A ausência de FHS impede o desenvolvimento de novos folículos e uma segunda ovulação. Caso não ocorra a gravidez, a ausência de LH degenera o corpo lúteo, formando ocorpo lúteo de menstruação. Se ocorrer a gravidez, o hCG secretado pela placenta mantém o corpo lúteo da gravidez, que cresce e continua a secreção de hormônios.

Corpo Albicanis

Independente de qual seja, o corpo lúteo é invadido é invadido por fibroblastos, torna-se fribrótico e deixa de funcionar. Sofrem autólise (luteólise) e são fagocitados por macrófagos. O tecido que se forma se chama Corpo albicans até ser reabsorvido. Gorma uma cicatriz na superfície do ovário.

Folículos atrésicos: Folículos que sofrem atesia e se degeneram.

 Medula Ovariana

Região central do ovário constituída por fibroblastos frouxamente situados em uma matriz rica em colágeno contendo fibras elásticas, vasos sanguíneos, vasos linfáticos e fibras nervosas. É composta de algumas células intersticiais epitelióides que secretam estrógenos (Glândula intersticial em mamíferos de ninhada) e células do hilo epitelióides, semelhantes as células de Leydig dos testículos. Secretam andrógenos.

Tubas interinas (ovidutos ou trompa de falópio)

É formado por estruturas tubulares com paredes musculares com uma extremidade livre e uma extremidade fixa. São contínuas com a parede do útero através de sua extremidade fixa onde atravessam a parede uterina abrindo-se no lúmen do útero. A extremidade livre se abre na cavidade peritoneal junto aso ovários. É anatomicamente divindade em 4 partes. As tubas uterinas são revestidas pelo peritônio visceral, e suas paredes são constituídas por 3 camadas: Mucosa, túnica muscular e serosa. A mucosa é caracterizada pela presença de muitas pregas longitudinais, principalmente na ampola onde possuem ramificações. O lúmen é revestido por um epitélio simples cilíndrico que é mais alto no infundíbulo e torna-se mais baixo a medida que a tuba uterina se aproxima do útero. É composto de 2 tipos celulares: Celulas intercalares (peg cells) e Células ciliadas.

Células intercalares: Não possuem cílios, apresentam função secretora que promove um ambiente nutritivo e protetor o ovócito e para a manutenção dos espermatozoides durante a migração até o ovócito. Essa secreção facilita a capacitação dos espermatozoides. As secreções das células intercalares acopladas ao movimento do fluido em direção ao útero inibem que microrganismos provenientes do útero se desloquem para a tuba uterina e para a cavidade peritoneal.

Células Ciliadas cilíndricas: Seus cílios batem em uníssono em direção ao útero impulsionando tudo ali presente em direção ao útero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com