TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Neuroanatomia

Por:   •  30/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.684 Palavras (7 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL – DEVRY/FACID

CURSO DE MEDICINA BL I

VICTOR CÉSAR GONÇALVES BARROS LEAL

RELATÓRIO NEUROANATOMIA

Trabalho como requisito para a obtenção de nota parcial na disciplina Neuroanatomia.

Orientação: Profº. Manoel Monte Filho

TERESINA – PI

 2019

Capítulo 18

Núcleos dos nervos cranianos

-Coluna Eferente Somática: originam fibras para os músculos miotômicos do olho e da língua.

Núcleo do oculomotor -> localiza-se no mesencéfalo e inerva todos os músculos extrínsecos do olho, exceto o reto lateral e o obliquo superior, (apenas a parte somática).

Núcleo do troclear -> localizado no mesencéfalo, inerva o músculo oblíquo superior.

Núcleo do abducente -> localizado na ponte, inerva o músculo reto lateral

Núcleo do hipoglosso -> localizado no bulbo, no trígono do nervo hipoglosso, no assoalho do IV ventrículo. Inerva os músculos da língua.

-Coluna Eferente Visceral Geral: neurônios pré-ganglionares do parassimpático craniano. As fibras que saem destes núcleos fazem sinapse em um gânglio antes de atingir as vísceras.

Núcleo de Edinger-Westphal -> pertence ao oculomotor, localizado no mesencéfalo. Inerva o músculo ciliar e o esfíncter da pupila.

Núcleo lacrimal -> situa-se na ponte. Origina fibras que saem pelo VII par e chegam ao gânglio pterigopalatino, onde gera fibra pós-ganglionares para a glândula lacrimal.

Núcleo salivatório superior -> situa-se na ponte. Gera fibras pré-ganglionares que ganham o nervo lingual através do nervo corda do tímpano. Pelo nervo lingual, chegam ao gânglio submandibular, de onde saem as fibras pós-ganglionares que inervam as glândulas submandibular e sublingual.

Núcleo salivatório inferior -> situa-se no bulbo, origina fibra pré-ganglionares que saem pelo nervo glossofaríngeo e chegam ao gânglio ótico. De lá saem fibras pós-ganglionares que inervam a glândula parótida.

Núcleo dorsal do vago -> situa-se no bulbo, no trigono do vago, no assoalho do IV ventrículo. Origina fibras pré-ganglionares que fazem sinapse em um grande número de pequenos gânglios nas paredes das vísceras torácicas e abdominais.

-Coluna Eferente Visceral Especial: origina fibras que inervam os músculos de origem branquimérica. Os núcleos se originam profundamente no interior do tronco encefálico.

Núcleo motor do trigêmeo -> localiza-se na ponte, origina fibras que saem pela raiz motora do trigêmeo e terminam inervando músculos derivados do primeiro arco branquial, ou seja, os músculos mastigadores, milo-hiodeo e o ventre anterior do digastrico.

Núcleo do facial -> localiza-se na ponte, origina fibras que, pelo IV ventrículo, vão inervar a musculatura mimica e o ventre posterior do músculo digastrico, todos os músculos derivados do segundo arco branquial.

Núcleo ambíguo -> localiza-se no bulbo, inerva os músculos da faringe e da laringe, saindo pelos nervos glossofaríngeo, vago e raiz craniana do acessório.

-Coluna Aferente Somática Geral: Os núcleos desta coluna recebem fibras que trazem grande parte da sensibilidade somática da cabeça. O trigêmeo é o principal nervo que nela termina. A coluna aferente somática é a única que se estende ao longo de todo o tronco encefálico, continuando caudalmente.

Núcleo do trato mesencéfalico do trigêmeo -> Estende-se ao longo de todo o mesencéfalo e parte da ponte. Recebe impulsos proprioceptivos originados nos músculos da mastigação e nos músculos extrínsecos do bulbo ocular. Também chegam fibras dos dentes e do periodonto. Os neurônios do núcleo são muito grande e sabe-se que são sensitivos, constituindo uma exceção à regra de que os corpos de neurônios sensitivos se localizam fora do sistema nervoso central.

Núcleo sensitivo principal -> localiza-se na ponte, ao nível da raiz sensitiva do trigêmeo, cujas fibras abraçam.

Núcleo do trato espinhal do trigêmeo-> Estende-se da ponte até a parte alta da medula. É um núcleo muito longo. As fibra se agrupam em um trato chamado: trato espinhal do nervo trigêmeo que acompanha o núcleo em toda sua extensão.

-Coluna Aferente Somática Especial: Aqui se localizam dois núcleos cocleares, ventral e dorsal, e quatro núcleos vestibulares: superior, inferior, medial e lateral. Esta coluna é muito larga e neste sentido não se parece com uma coluna, morfologicamente.

-Coluna Aferente Visceral: formada por um único núcleo, o núcleo do trato solitário, situado no bulbo. Recebe fibras trazendo a sensibilidade visceral, geral e especial (gustação), que entram pelos nervos facial, glossofaríngeo e vago.

-Conexões suprassegmentares: para que os impulsos aferentes que chegam aos núcleos se tornem conscientes é necessário que sejam levados ao álamo e daí as áreas especificas do córtex cerebral. As fibras que fazem essa condução agrupam-se do seguinte modo.

Lemnisco Trigeminal -> liga os núcleos sensitivos do trigêmeo ao tálamo

Lemniscos lateral -> Leva os impulsos auditivos dos núcleos cocleares ao colículo inferior, onde seguem para o tálamo.

Fibras Vestíbulo-Talâmicas -> ligam os núcleos vestibulares ao tálamo

Fibras Solitárias-Talâmicas -> ligam o núcleo do trato solitário ao tálamo

Os neurônios situados nos núcleos motores dos nervos cranianos estão sob o controle do sistema nervoso suprassegmentar, graças a um sistema de fibras descendentes, onde se destacam as que formam o trato corticonuclear. Esse trato liga as áreas motoras do córtex cerebral aos neurônios motores dos núcleos das colinas eferente somática e eferente visceral especial, o que permite a execução de movimentos voluntários.

O trato corticonuclear corresponde aos tratos corticoespinhais da medula, mas difere por ter muitas fibras homolaterais. Os núcleos da coluna eferente visceral geral, ou seja, a parte craniana do sistema parassimpático recebem influência do sistema nervoso suprassegmentar, através das vias diretas ou pela formação reticular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com