TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Nervoso Dos Animais

Dissertações: O Sistema Nervoso Dos Animais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 6

O Sistema Nervoso dos Animais

“O sistema nervoso é o mais complexo e diferenciado do organismo, sendo o primeiro a se diferenciar embriologicamente e o último a completar o seu desenvolvimento”

João Manoel Chapon Cordeiro – 1996

Introdução

O Sistema Nervoso é um mecanismo central presente no corpo animal. Ele é quem decide quais os movimentos que serão efetuados, quando e a que momento devem ser executados. Isso nos mostra quão importante é o seu bom funcionamento para que outras funções possam ser executas, um exemplo claro é a do Sistema Locomotor, não somente ele mas tão como para com todos os outros sistemas que compõem o animal.

O SN é anatomicamente dividido em Sistema Nervoso Central (SNC), formado pelo encéfalo e pela medula espinha; e Sistema Nervoso Periférico (SNP), formado pelos nervos e gânglios nervosos. Tais tecidos são compostos por neurônios e gliócitos (ou células gliais).

Neurônios: Unidade funcional do SN. Composto por uma superfície receptora (corpo celular) e ramificações (dendritos – são extensões do corpo celular, dendritos de muitos neurônios apresentam condutâncias dependentes de voltagem e recebem as sinapses ou conexões neurônio-neurônio). Axônios originam-se do somo em uma região especializada (cone de emergência) e fazem contatos sinápticos com outros neurônios ou com células efetoras, e também conduzem substâncias químicas na direção das terminações sinápticas (transporte axonal). O complexo biossintético do neurônio é composto pelos corpos de Nissl, que são grupamentos de retículo endoplasmático rugoso e pelo complexo de Golgi.

Os neurônios podem ser classificados em:

• Neurônios Bipolar: Apresentam um dendrito e um axônio, localizados em pólos opostos da célula. Encontrados nos gânglios coclear e vestibular, na retina e na mucosa olfatória. (Fig.2)

• Neurônios Multipolar: Apresentam vários dendritos e um axônio. É o tipo mais comum. (Fig.2)

• Neurônios Pseudo-Unipolar: Apresentam apenas um prolongamento citoplasmático, que próximo ao pericário bifurca-se em axônio e dendrito. Encontrados nos gânglios espinhais. (Fig.2)

Sinapses: As sinapses são regiões de conexão química estabelecidas entre um neurônio e outro; entre um neurônio e uma fibra muscular ou entre um neurônio e uma célula glandular. Logo, as sinapses podem ser interneurais (entre um neurônio e outro), neuromusculares (entre um neurônio e uma fibra muscular) ou neuroglandulares (entre um neurônio e uma célula glandular). Um neurônio não se comunica fisicamente com outro neurônio nem com a fibra muscular, tampouco com a célula glandular. Existe entre eles um micro espaço, denominado espaço sináptico, no qual um neurônio transmite o impulso nervoso para outro através da ação de mediadores químicos ou neurormônios.

Funções gerais do Sistema Nervoso

- percepção sensorial, processamento de informações e comportamento.

*Excitabilidade: é uma propriedade celular dos neurônios, envolvendo sinais elétricos que permitam receber e transmitir informações.

*Detecção sensorial: é o processo pelo qual os neurônios traduzem a energia ambiental em sinais neurais. A detecção sensorial é realizada por neurônios especiais, denominados ‘receptores sensoriais’. Ex.: forças mecânicas, luz, som, químicos e temperatura.

Processamento de informação:

1- Transmissão da informação nas redes neurais

2- Transformação dos sinais (combinando-os com outros sinais – integração neural)

3- Armazenamento e recuperação de informações de memória

4- Uso da informação sensorial para a percepção

5- Processos de pensamento

6- Aprendizado

7- Planejamento e execução de comandos motores

8- Emoções

*O comportamento consiste da totalidade das respostas de um organismo ao seu ambiente.

Divisão do Sistema Nervoso

Ponto de Vista Anatômico: Cérebro, Encéfalo (Cerebelo Ponte), Tronco Encefáfico (Medula Oblonga), Mesencéfalo, SNC, Medula Espinhal, SNP (Gânglios), Terminações Nervosas, Nervos (Espinhas), Cranianos.

Ponto de Vista Fisiológico: SN Somátivo Aferente (Sensitivo) Eferente (Motor), SN Visceral Aferente (Sensitivo) Eferente (Motor) - SNA

Sistema Nervoso Periférico: Estabelece uma interface entre o ambiente e o SNC. Incluindo neurônios sensoriais (aferentes primários), os motoneurônios somáticos e os motoneurônios autonômicos.

Neurônios Aferentes Primários: estão conectados perifericamente aos receptores sensoriais. Os receptores sensoriais fornecem informações para o organismo sobre os meios interno e externo. As informações são transmitidas ao SNC por uma série de impulsos nervosos nos neurônios aferentes primários. O axônio de cada neurônio aferente primário bifurca-se em dois ramos:

1-Ramo periférico (estende-se distalmente até os receptores sensoriais apropriados).

2-Ramo central (penetra no SNC através da raiz dorsal ou do nervo craniano).

Funções dos receptores sensoriais:

Transdução: a estimulação resume-se a uma ação exercida por alguma forma de energia ambiental sobre o organismo, que pode resultar na ativação de um ou mais receptores sensoriais. Um estímulo é um evento do meio, que excita os receptores sensoriais, os quais, então, fornecem informação sobre as características do estímulo ao SNC. A resposta ao estímulo é o efeito que este produz no organismo. As respostas podem ser reconhecidas em vários níveis:

1-Alteração de potenciais nos receptores sensoriais

2-Transmissão de potenciais de ação ao longo do axônio

3-Eventos sinápticos nas redes neurais sensoriais

4-Atividade motora

4-Eventos comportamentais

Quimiorreceptor:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com