TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRANSPORTE DE GASES

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

SEMINÁRIO -  TRANSPORTE DE GASES

INTRODUÇÃO (pode ter uma imagem mostrando o percurso do O2 e do CO2.)

A partir desse assunto “Transporte de gases”, explicarei como que o O2 sai do alvéolo → chegando no capilar pulmonar, → fluindo pelo sangue bombeado pelo coração, → chegando ao interstício → e depois para o interior da célula; e no caminho contrário como o CO2 produzido na célula, deixa o seu interior→ e vai para o interstício, → deixa o mesmo seguindo para o capilar, → do capilar ele segue pelo sangue venoso → até o coração.

RELAÇÃO COM A PRESSÃO:

As pressões dos gases mudam, dependendo do meio em que eles se encontram, sendo uma característica muito importante. Isso porque é a partir dessas variações que os transportes e as trocas gasosas são efetuados.

O O2 chega na atmosfera com uma pressão parcial de 159 ml de mercúrio. → Vem para a via aérea com uma pressão de 149mmHg. →E esse O2, chega nos alvéolos com uma pressão de 104mmHg e não mais 104, como chegou nos pulmões. Porém o O2 levado para o corpo possui uma pressão de 96mmHg, porque os pulmões são nutridos pelas artérias brônquicas.  Essa vascularização irriga os pulmões e depois desemboca do lado esquerdo do coração. Consequentemente, esse sangue venoso proveniente dos pulmões se mistura com esse sangue dito arterial, fazendo com que a pressão parcial de oxigênio caia.

 Tendo em vista que o sangue oxigenado sai do coração com uma pressão de 104mmHg, chega até aos tecidos pelos capilares onde o O2 consegue ser transferido para o interstício pela sua pressão parcial de O2 que é menor, e posteriormente para a célula, pois a mesma contém uma pressão parcial de O2 ainda menor.

Com o CO2 o esquema é o mesmo. O CO2 vai passando para o meio com menor pressão. A célula produz CO2 no processo de respiração, então ele vai da célula com 47mmHg para o interstício que possui 46mmHg. Após passar pelo interstício, vai para o capilar sanguíneo, segue para a extremidade venosa e aqui passa o sangue venoso pelo coração do lado direito até chegar nos pulmões. Esse sangue chega nos pulmões com uma pressão de 40mmHg.

PAPEL DA HEMOGLOBINA E DA SOLUBILIDADE:

3% do O2 é dissolvido no plasma e 97% do O2 está ligado a hemoglobina, isso porque esses gases são pouco solúveis em água. Fazendo com que a hemoglobina seja a responsável pelo transporte da grande maioria desses gases respiratórios.

Uma hemácia é cheia de hemoglobina e em cada molécula de hemoglobina existe quatro pigmentos hemi, onde há a presença do elemento ferro. Em cada elemento ferro é associado um átomo de oxigênio. Fazendo com que em cada hemoglobina exista quatro átomos de oxigênio.

SATURAÇÃO:

*Oximetria:

Através da oximetria, exame instantâneo e não invasivo, podemos encontrar a saturação sendo a mesma a porcentagem de O2 ligada a hemoglobina. Em cada hemoglobina existem 4 ciclos ativos. Se todas as hemoglobinas estiverem preenchidas com 4 moléculas de O2, dizemos que a saturação de O2 é de 100%.

*Gasometria Arterial:

É um exame invasivo, através do qual se verifica a pressão do O2 que está dissolvido no plasma. É também um exame indicado para estudo hidro-eletrolítico e para ver o controle ácido básico.

CIRCUITO EM CADEIA FECHADA:

A partir de um consumo superior ao normal de O2 pelas células, como por exemplo em um exercício físico, esse gás seguirá um circuito em cadeia fechada. O O2 que a célula está consumindo, virá do interstício fazendo com que a pressão de O2 no mesmo baixe. A partir daí o O2 começa a vir para o interstício com uma velocidade maior. Primariamente, o O2 que está saindo do sangue para o interstício é aquele que está solto no plasma, diminuindo a concentração desse gás. Na medida em que a concentração diminui, a hemácia também consegue soltar para o plasma, formando esse circuito em cadeia fechada.

OBS: não é certo falar que a hemácia funciona como reserva de O2. Isso se dá pelo fato que o O2 transportado pela hemoglobina mesmo sendo o último a ser liberado, ele participa sim do ciclo em cadeia fechada e quando necessário é solto.

RELAÇÃO DA PO2 E A SATURAÇÃO DA HEMOGLOBINA

São diretamente proporcionais, a medida em que a PO2 aumenta, a saturação da hemoglobina também aumenta.

A PO2 arterial é em torno de 100 ml de mercúrio. Com isso a saturação da hemoglobina é de 100%.

Na leitura da oximetria é necessário decifrar a P02 através da saturação mostrada pelo monitor, pois a leitura do valor da PO2 só ocorre através da gasometria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (132 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com