TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO MÉDICO DA RADIOLOGIA

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA

ANNA GABRIELA FIGUEIREDO DE ALMEIDA

USO MÉDICO DA RADIOLOGIA

CABEDELO – PB

SETEMBRO DE 2018

ANNA GABRIELA FIGUEIREDO DE ALMEIDA

USO MÉDICO DA RADIOLOGIA

Trabalho destinado ao Módulo de Biologia Celular e Molecular do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba para avaliação processual.

Orientador: Prof. Ideotônio

CABEDELO – PB

SETEMBRO DE 2018

INTRODUÇÃO 

Radiologia é a área da Medicina que consiste na utilização de exames de imagem para o auxílio do diagnóstico clínico e terapêutico. A especialidade é reconhecida no Brasil, pelo Conselho Federal de Medicina, pelo nome de “Radiologia e Diagnóstico por Imagem”.  Ela permite a visualização de ossos, órgãos ou estruturas através do uso de radiações, gerando desta maneira uma imagem. Os principais métodos de diagnóstico por imagem são: Radiologia Geral, Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada, Ressonância Nuclear Magnética.

DESENVOLVIMENTO

A área radiológica pode se dividir em duas: Diagnóstico e Terapêutico

Na parte diagnóstica, nós temos:

  • Radiografica

Os raios X foram descobertos por Wilhelm Conrad Roetgen, da Alemanha, em 8 de Novembro de 1895. Ele observou que os raios catódicos, que escapavam de um tubo com o vácuo por uma janela de alumínio, produziram uma luminescência em sais fluorescentes e um escurecimento em chapas fotográficas. Esta descoberta lhe rendeu o prêmio Nobel de Física em 1901. Os termos utilizados na radiologia geral estão relacionados à transparência radiológica dos tecidos avaliados. Definimos com estruturas radiotransparentes (pretas) aquelas que permitem uma grande passagem dos raios X, como os pulmões, e radiopacas aquelas que bloqueiam grande parte de suas passagens, como os ossos. Para minimizar os problemas de sobreposição de estruturas, deve sempre ser realizada em mais de uma incidência.

- Diferentes tipos: Simples e Contrastada.

  • Tomografia Computadorizada

A Tomografia Computadorizada também apresenta como princípio básico o raio X. A sua grande vantagem em relação à radiografia simples é permitir a realização de cortes axiais ou transversos do corpo humano, e com uma resolução de imagem muito superior, além da análise das densidades das estruturas avaliadas, através das Unidades Hounsfield (UH). Utiliza-se a técnica das janelas, em que são colocados parâmetros específicos para a visualização das estruturas, como as janelas para partes moles, para osso, para mediastino, pulmonar. São usados as terminologias hiperdensa para estruturas que apresentam alta densidade, como os ossos (brancas) e hipodensa para as de baixa densidade, como os pulmões (pretas), de modo que a analise das estruturas deve ser feita sempre de maneira comparativa.

  • Ultrassonografia

A Ultrassonografia utiliza como princípio básico o som. A velocidade do som é maior em meio gasoso que em meio líquido, que por sua vez é maior que em meio sólido. A frequência sonora varia de 3,5 a 14 Mhz. A terminologia utilizada no exame se baseia na ecogenicidade dos tecidos. Quando a estrutura se apresenta escura, denominamos de hipoecoica, quando se encontra clara, de hiperecoica, quando são semelhantes, isoecoicas.

- Diferentes tipos: Geral, Mamária, Vascular, Cardíaca, Obstétrica e Doppler colorido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com