TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso das Redes Mosquiteiras Para o Combate à Malária Distrito de Limpopo Caso Povoado de Chirindzene

Por:   •  1/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.602 Palavras (11 Páginas)  •  1.000 Visualizações

Página 1 de 11

Índice

1.Introdução        3

2.Tema        4

3.Delimitação do tema        4

4.Problematização        4

5.Justificativo        4

6.1.Objectivo geral:        5

6.2. Objectivos Específicos:        6

7.Hipóteses        6

8.Fundamentação teórica        6

9. Metodologia        6

10. A observação directa.        8

11. Observação indirecta        8

13.Descrição do estudo piloto        8

14.Técnica de Colheita de Dados        10

15.Cronograma        11

16.Orçamento        12

17.Referencia Bibliográfica        13


1.Introdução

 A malária é transmitida pela picada das fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles. A transmissão geralmente ocorre em regiões rurais e semi-rurais, mas pode ocorrer em áreas urbanas, principalmente em periferias.    

O mosquito da malária só sobrevive em áreas que apresentem médias das temperaturas mínimas superiores a 15°C, e só atinge número suficiente de indivíduos para a transmissão da doença em regiões onde as temperaturas médias sejam cerca de 20 30°C, e humidade alta. Só os mosquitos fêmeas picam o Homem e alimentam-se de sangue. O presente projecto este relacionado com plano de pesquisa científica, acerca do uso das redes mosquiteiras para o combate à malária no Distrito de Limpopo caso -povoado de Chirindzene.

Com este projecto pretende se, mostrar aquilo que serão as actvidades que vai se realizar durante a investigação do tema. Este procura saber os motivos que levam a comunidade do povoado de Chirindzene o uso incorrecto das redes mosquiteiras para o combate a malária. Acredita-se que mais de 100 casos de malária não são tratados nos postos de saúde, mostra que metade dos casos não tem acesso a unidade sanitária devido a distância e localização dos centros/postos de saúde. Para diminuir os índices elevados de malária é o uso das redes mosquiteiras durante a toda noite, além deste método deve se eliminar águas estagnadas, manter nos quintais limpos e cortar capim em arredores do quintal.        

2.Tema:

O uso das redes mosquiteiras para o combate à malária Distrito de Limpopo caso -povoado de Chirindzene. (2017 à 2018)

3.Delimitação do tema

A pesquisa que aqui se pretende desenvolver centra-se no Distrito de Limpopo (2017-2018), principalmente no povoado de Chirindzene, por revelar que este povoado apresenta uma extinção muito em termo populacionais.

4.Problematização

Segundo LAKARTOS e MARCONI Apud IVALA (2007-17), problema é uma dificuldade, teoria ou prática, para a qual se deve encontrar solução. Assim, a principal inquietação é: Quais as causas que leva a população do Distristo de Limpopo, caso no povoado de Chirindzene o não uso correcto das redes mosquiteiras para o combate a malária.

Malária é uma doença infecciosa aguda, transmitida através da picada da fêmea do mosquito Anopheles infectada por protozoários do género Plasmodium.

O nome "Malária" tem origem no termo italiano malaire”, que significa “mau ar”, pois acreditava-se que a causa da doença estava relacionada com o ar insalubre de determinadas regiões pantanosas.

A forma mais grave de Malária é provocada pelo Plasmodium falciparum, que atinge rapidamente o cérebro, causando a Malária Cerebral.

Uma vez inoculados no corpo humano através da picada do mosquito Anopheles, os parasitos chegam ao fígado, onde se multiplicam e penetram nas hemácias  (células vermelhas do sangue).

5.Justificativo

Uso das redes mosquiteiras para o combate da malária, constitui uns dos melhor métodos para o evitar transmissão vertical desta doença.

Os interesses pelo desenvolvimento da presente pesquisa e a definição do período de estudo que compreende (2017-2018), deve se pelo facto de se registar um crescimento bastante maior de pessoas que não usam correctamente as redes mosquiteiras para o combate à malária, no Distrito de Limpopo, em particular no povoado de Chirindzene.

Este facto faz com que, se aumenta a taxa de mortalidade infantil, visto que as populações não aderem o uso correcto das redes mosquiteiras para o combate a malária, mais para além desta ideia a população alega a existência de um produto tóxico que provoca alergia no corpo humano. Dados estes factos, surge a ideia de se estudar, e propôr metódos e algumas medidas para melhor mudança do comportamento à população deste povoado.

Os métodos usados para prevenir a dispersão da malária ou proteger as pessoas em áreas endémicas incluem: erradicação do mosquito, drogas profiláticas, e prevenção de picadas de mosquitos. A transmissão da malária pode ser reduzida prevenindo-se as picadas de mosquito com repelentes e redes contra mosquitos, assim como controlando a proliferação dos mosquitos com insecticidas e drenagem de água parada onde eles depositam seus ovos.

  6.Objectivos

 Objectivos do trabalho IVALA (2007:s/p) refere que, objectivos são as descrições claras dos resultados que se pretende alcançar

 Este projecto contém um objectivo geral e cinco objectivos específicos.

  • Os objectivos gerais estão relacionados aos resultados abrangentes para o qual o projecto pretende contribuir;      
  • Já os objectivos específicos definem exactamente o que se espera atingir até o final deste trabalho de uma forma clara.

.Obviamente os objectivos, estão relacionados ao problema questão que motivou a realização do trabalho.  

6.1.Objectivo geral:

conhecer as causas que leva a população do Distristo de Limpop, caso no povoado de Chiridzene o não uso correcto das redes mosquiteiras para o combate a malária.

6.2. Objectivos Específicos:

  • Identificar as vantagens e desvantagens do uso das redes mosquiteiras;
  • Conhecer as vantagens do uso correcto das redes mosquiteiras para o combate a malária;  
  • Verificar as razões da existência de mosquitos nas comunidades;
  • Identificar os factores que influenciam a reprodução dos mosquitos;
  • Propor medidas que possam contribuir para diminuir a reprodução dos mosquitos.    

7.Hipóteses

Hipóteses para BELLO (2005:20), Hipótese é o sinonimo de suposição (…) é uma pré-resolução para o problema levando o trabalho de pesquisa, tão ira confirmar ou negar a hipótese (suposição).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (187.6 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com