TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DE MARACAJU

Por:   •  2/6/2015  •  Artigo  •  2.695 Palavras (11 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 11

O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DE MARACAJU

Maico Ferreira

Michele R. M. de Oliveira Beloto

RESUMO

A presente pesquisa enfoca um estudo sobre o uso dos recursos tecnológicos em uma instituição escolar de Maracaju/MS. Tendo como ponto de partida as contribuições de autores como Moran (2003), Tornaghi, Prado, Almeida (2010) entre outros, realizou-se um breve levantamento de como as tecnologias foram incorporadas nesse ambiente escolar, o perfil da escola, e também foi feito um levantamento dos recursos tecnológicos disponíveis no ambiente escolar. Outro aspecto importante que ocorreu para a conclusão dessa pesquisa foi a observação das práticas pedagógicas realizadas pelos professores, percebendo-os como mediadores do conhecimento apoiados na utilização das ferramentas tecnológicas. O delineamento da pesquisa foi o de estudo de caso, com perspectiva de análise e abordagem predominantemente qualitativa. A análise dos dados permitiu constatar os recursos tecnológicos presentes no ambiente escolar, a prática dos mesmos tanto pelos professores como também pelos alunos na apropriação dos recursos tecnológicos. O estudo evidenciou um processo em construção em relação ao uso dos recursos tecnológicos, uma vez que evidenciou ainda uma inconstância quanto ao uso e de referenciais para a utilização das ferramentas tecnológicas pelo corpo docente e discente da escola.

Palavras-chave: Tecnologia. Recursos Tecnológicos. Mediação Pedagógica.

INTRODUÇÃO

O uso de recursos tecnológicos no âmbito educacional está inserido num contexto de transformações sociais, culturais e econômicas que influenciam nossa maneira de pensar e de nos relacionar com pessoas, objetos e com o mundo que nos circunda. Tais influências promovem a abertura de um diálogo do qual emergem várias questões que despertaram o interesse de investigar como as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores no ambiente escolar, em meio à inserção dos recursos tecnológicos, estão sendo desenvolvidas.

Levando em consideração o contexto social dos alunos e os conhecimentos a serem construídos formalmente na escola, na perspectiva de um processo focado na tecnologia e na informação, interligar os conhecimentos adquiridos dentro e fora do espaço escolar, por meio dos recursos tecnológicos utilizados no ambiente escolar, configura-se como uma tarefa instigante.

O entendimento sobre como tal tarefa se processa, teve origem na experiência do estágio supervisionado desenvolvido no terceiro ano do curso de Pedagogia. Fato que proporcionou uma motivação maior para focar na investigação das práticas pedagógicas dos professores com as ferramentas tecnológicas existentes no ambiente escolar.

Tais experiências impulsionaram à escrita deste artigo que tem como objetivo realizar um breve levantamento sobre como as tecnologias foram incorporadas no ambiente escolar, buscando delinear no contexto de uma instituição pública de ensino fundamental no município de Maracaju – MS, os recursos tecnológicos utilizados, bem como, as práticas pedagógicas decorrentes de seu uso.

Uma vez que as tecnologias vêm obtendo cada vez mais relevância no cenário educacional, sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social, em especial entre as crianças, vem aumentando de forma cada vez mais rápida. Nesse sentido, a educação tem passado por mudanças estruturais e funcionais buscando aproximar-se às possibilidades do campo da tecnologia. Consequentemente, a verificação de como as práticas pedagógicas são influenciadas nesse contexto, torna oportuna a presente pesquisa.

1 UM BREVE APONTAMENTO DA INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Várias escolas públicas e privadas têm disponível, em seu ambiente escolar, salas de tecnologia, com acesso a diversos recursos tecnológicos e mídias, para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Tais espaços tecnológicos foram implantados nas escolas, amparados pela Portaria n° 522, de 9 de abril de 1997 publicada pelo Ministério da Educação e do Desporto, que criou o Programa Nacional de Informática da Educação - ProInfo:

[...]programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para o uso das maquinas e tecnologias (PORTAL DO MEC).

Por meio desse programa, foi possível a instalação de ambientes tecnológicos nas escolas, compostos por unidades de computadores com acesso à internet banda larga, impressoras e outros equipamentos. A instalação é vinculada a um regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, cabendo aos níveis de governo estadual, do distrito federal e municipais, a responsabilidade de:

I - prover a infra-estrutura necessária para o adequado funcionamento dos ambientes tecnológicos do Programa;

II - viabilizar e incentivar a capacitação de professores e outros agentes educacionais para utilização pedagógica das tecnologias da informação e comunicação;

III - assegurar recursos humanos e condições necessárias ao trabalho de equipes de apoio para o desenvolvimento e acompanhamento das ações de capacitação nas escolas;

IV - assegurar suporte técnico e manutenção dos equipamentos do ambiente tecnológico do Programa, findo o prazo de garantia da empresa fornecedora contratada.

Parágrafo único. As redes de ensino deverão contemplar o uso das tecnologias de informação e comunicação nos projetos político-pedagógico das escolas beneficiadas para participarem do ProInfo. (BRASIL, 2007)

Este programa foi instalado gradativamente nas escolas de todo o Brasil regulamentado pelo Decreto n° 6.300, de 12 de dezembro de 2007, para incentivar o uso pedagógico de recursos tecnológicos, aliado à formação profissional, inclusão social e produção científica. A regulamentação tem como objetivos:

I - promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas escolas de educação básica das redes públicas de ensino urbanas e rurais;

II - fomentar a melhoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com