TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de autismo

Tese: O conceito de autismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Tese  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

O conceito autismo é muito amplo, podemos falar em um leque de possibilidades. Existem diferentes graus de autismo, do mais leve ao mais grave, aqueles que não verbalizam que possuem muita dificuldade de socializar-se, isolando-se, até aqueles indivíduos que verbalizam e que tentam o contato com o outro. O autismo pode estar associado a outras síndromes e condições médicas, como o déficit intelectual, epilepsia, transtorno obsessivo compulsivo entre outros.

O que todos têm em comum são os déficits na área da comunicação, da socialização e padrões repetitivos e restritos, porém cada um no seu nível. Outras características são individuais, um portador de autismo pode ter sensibilidade ao toque e rejeitar o abraço, enquanto outro pode aceitar e gostar de abraçar. Além do fator orgânico, existem a influência do ambiente e a personalidade da pessoa. É um conjunto de fatores que resultam num indivíduo com necessidades especiais e individuais.

Para iniciarmos uma intervenção psicoeducacional, é necessária uma avaliação, se possível aplicada em um ambiente e com profissionais que o aluno já estivesse familiarizado, para que ele possa mostrar realmente as noções já adquiridas e a serem alcançadas. Além dos conceitos escolares é fundamental o estímulo à independência, a comunicação, a socialização e a comportamentos adequados. Atitudes simples, como estimular o aluno a pedir um lápis, a pedir para abrir um lanche, ensinar a lavar as mãos e a utilizar talheres adequadamente, também fazem parte do trabalho, já que as pessoas com autismo possuem dificuldade em aprender por imitação e precisam que alguém as ensine passo a passo. A partir da avaliação e com os dados de entrevistas com os familiares e outros profissionais envolvidos, é necessário elaborar um programa psicoeducacional individualizado, específico. Nesse programa, consideramos também as habilidades, os interesses e o dia a dia do aluno, para que haja motivação e interesse nas atividades. Todos os objetivos devem estar bem especificados, para que o educador possa ter um controle do que deve ser trabalhado, o que já foi alcançado e passar para a próxima etapa.

Esse trabalho psicoeducacional pode ser desenvolvido em um ambiente especializado ou em uma escola regular em parceria com especialistas. Todo esse trabalho deve ser realizado em conjunto com a família e outros profissionais envolvidos para que todas essas noções sejam levadas para todos os ambientes e tenham funcionalidade no cotidiano do aluno.

Existem atividades que englobam várias áreas, como a culinária, em que podemos construir com o aluno uma lista de ingredientes, trabalhando o reconhecer, nomear os alimentos, quantificá-los e até estimular a alfabetização. Depois, seria interessante levar os alunos para comprar esses ingredientes, trabalhando a vivência daquilo que foi visto nessa lista e trabalhando regras sociais, além da interação com os colegas e a sociedade. Na produção da receita, existe também uma ampla possibilidade de estímulos, como o manusear os alimentos, trabalhando com a sensibilidade por meio das texturas, a independência com a utilização dos talheres, a comunicação solicitando o desejado, o provar os ingredientes e a receita final, com a possibilidade de ampliação do cardápio desse aluno, além de muitas outras noções que podemos trabalhar.

As pessoas com autismo normalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com