TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de miopia

Artigo: O conceito de miopia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  Artigo  •  202 Palavras (1 Páginas)  •  356 Visualizações

A miopia (palavra oriunda do grego, que significa “olhos fechados”) consiste em uma condição na qual os olhos são capazes de focar objetos que se encontram perto, mas não conseguem visualizar, com clareza, objetos situados mais distantes.

miopiaOs olhos de indivíduos míopes apresentam acentuada curvatura da córnea ou comprimento do olho além do normal, ou seja, quando o comprimento físico do olho é maior do que o comprimento óptico, o que leva à formação da imagem antes da retina, resultando em baixa acuidade visual.

Esta condição costuma ter etiologia genética e, comumente, intensifica-se durante a fase de crescimento. Contrariamente ao que muitos imaginam, hábitos como a leitura, utilizar a visão em ambientes pouco iluminados e deficiências nutricionais aparentemente não possuem nenhum efeito sobre a miopia.

Indivíduos míopes costumam reclamar, inicialmente, de visão turva dos objetos distantes. É comum também que esses pacientes apresentam dores de cabeça, pestanejar constante e/ou tensão ocular.

Exames oftalmológicos são capazes de detectar a miopia. Uma pessoa com miopia pode facilmente ler a tabela de Jaeger (para leitura de perto), mas apresentam dificuldades para ler a tabela de Snellen (para leitura de longe).

O tratamento corretivo da miopia inclui:

Uso de lentes divergentes;

Cirurgias por diferentes técnicas, que visam corrigir os defeitos físicos da córnea.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com