TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sistema nervoso somático

Projeto de pesquisa: O sistema nervoso somático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O sistema nervoso monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano ou animal. Esse sistema é constituído de muitos sistemas menores cada um deles com funções distintas, ele é dividido em: Sistema Nervo Central e Sistema Nervoso Periférico. No Sistema Nervoso Periférico temos o Sistema Nervoso Autônomo e Sistema Nervoso Somático no qual falaremos logo a seguir no trabalho em questão.

Sistema Nervoso Somático

O sistema nervoso somático é uma pequena parte do sistema nervoso, ele basicamente é composto por 12 pares de nervos cranianos e 31 pares de nervos espinhais, que atuam como receptor das ordens enviado para o cérebro e transmitido pela medula realizando todas as atividades chamadas voluntaria pelo sistema nervoso como mexer os braços ou pernas, piscar os olhos dentre outras que realizamos conscientemente. As ações promovidas pelos cinco sentidos (audição, olfato, paladar e tato) também são decorrentes do Sistema Nervoso Somático.

Ou seja, é um sistema voluntario e consciente, com esse sistema é possível que o indivíduo realize todo tipo de contato com o ambiente, através dos sentidos o ser humano e os animais conseguem captar todas as informações que precisa para manter o bom funcionamento do corpo.

Além dos sentidos é possível perceber também através do Sistema Nervoso Somático a temperatura e a pressão arterial, quando essas apresentam sinais impróprios, alertando todo organismo de que há algo errado.

Os corpos celulares de neurônio do Sistema Nervoso Somático localizam-se nos núcleos motores dos nervos cranianos incluindo no encéfalo, ou nos cornos ventrais da medula espinal. Esses neurônios são multipolares, e seus axônios deixam o encéfalo ou a medula espinhal e se dirigem ate os músculos esqueléticos, através dos nervos cranianos ou espinhal. Eles estabelecem sinapses com os músculos esqueléticos através de placas motoras.

O sistema Somático tem duas vias sendo uma aferente e outra eferente nas quais iremos falar no qual falaremos a seguir.

Via Aferente e Via Eferente

Para realizar suas funções corretamente, o Sistema Nervoso Somático se divide em dois grandes grupos, com o intuito de organizar as funções do sistema, sendo denominado aferente e eferente.

• Via Aferente Sensibilidade

Para que aconteça a sensibilidade é necessário um neurônio no Sistema Nervo Periférico para fazer sinapse com outro neurônio no Sistema Nervoso Central.

É através da pele que sentimos dor, frio, calor etc, a pele é um senso, e informa o Sistema Nervoso como esta o meio externo.

A pele recebe um estimulo, o sensor conduz o impulso ate a medula espinhal, acontece a sinapse com o neurônio que levara

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com