TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos do curativo cirúrgico

Artigo: Objetivos do curativo cirúrgico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Artigo  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 2

A finalidade do curativo é remover corpos estranhos, reaproximar bordas separadas, proteger a ferida contra contaminação, promover hemostasia, fazer desbridamento mecânico ou autolítico removendo tecido necrótico, reduzir o edema, absorver exsudato e edema, manter a umidade da superfície da lesão, fornecer isolamento térmico, promover a cicatrização da lesão, limitar amovimentação dos tecidos em torno da lesão, diminuir a intensidade da dor, além do conforto psicológico proporcionado, pois impede o paciente do contato visual com a lesão.

Inicia-se com a limpeza,que deve ser feita da área menos contaminada para a área mais contaminada, evitando-se movimentos de vaivém. Nas feridas cirúrgicas, a área mais contaminada é o tecido perilesional (ao redor daferida), enquanto que nas úlceras ou ferida infectadas a área mais contaminada é a do interior da lesão.

Introdução

A pele constitui uma barreira mecânica de proteção ao corpo, além de participar da termorregulação, da excreção de água e eletrólitos e das percepções táteis de pressão, dor e temperatura. Ela apresenta três camadas: epiderme, derme e tecido conjuntivo subcutâneo.

Qualquer interrupção na continuidade da pele representa uma ferida. As feridas podem variar em espessura, pois algumas lesam a pele apenas superficialmente e outras podem até atingir tecidos profundos. A cicatrização da ferida consiste na restauração da continuidade.

O tratamento de uma ferida e a assepsia cuidadosa têm como objetivo evitar ou diminuir os riscos de complicações decorrentes, bem como facilitar o processo de cicatrização.

A preocupação com os curativos das feridas é antiga e vários agentes podem ser utilizados, no entanto é fundamental uma análise detalhada da ferida para a escolha do curativo adequado.

http://concurhttp://tecnoenf.blogspot.com.br/2011/05/curativos.htmlsoparaenfermagem.blogspot.com.br/2010/07/curativos-feridas.html http://www.ostomizados.com/bolsas_coletoras/tipos1.html

http://concursoparaenfermagem.blogspot.com.br/2010/07/curativos-feridas.html

gspot.com.br/2010/07/curativos-feridas.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com