TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obstrução Das Vias aéreas, Engasgamento E Afogamento

Ensaios: Obstrução Das Vias aéreas, Engasgamento E Afogamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  2.034 Visualizações

Página 1 de 4

Obstrução de vias aéreas:

O que se deve fazer? Na obstrução ligeira, deve vigiar o seu estado e encorajar a tosse. Em adultos, a melhor manobra para desobstrução das vias aéreas é a Manobra de Heimlich, em que a pessoa que presta o socorro posiciona-se atrás da vitima e coloca seus braços, através de sua cintura, com as mãos fechadas e localizadas pouco acima do umbigo, aplicando compressões nessa região, para trás e para cima. Deve-se repetir a manobra até que ocorra a desobstrução.

O que não se deve fazer? Na obstrução ligeira não é adequado dar tapas nas costas, pois desta forma o objeto pode se alojar em local mais abaixo na via aérea e ocluir totalmente a mesma.

Prevenções: Em pacientes mais idosos, deve-se mastigar bem os alimentos. Em crianças ou bebês, deve-se evitar o contato com objetos pequenos, uma vez que a criança poderá levar esse objeto a boca, e alimentar de forma correta.

Características:

Tipos:A obstrução pode ser ligeira ou grave. Na obstrução ligeira passa algum ar. A vítima consegue tossir podendo falar e/ou fazer algum ruído ao respirar.Na obstrução grave já não existe passagem de ar. A vítima não fala, não tosse e não emite ruído respiratório. Ou seja, não respira. Pode demonstrar grande aflição e ansiedade, sendo necessário actuar rapidamente para a obstrução não resultar na morte da vítima.

Como ocorre:

Casos mais frequentes: A maioria dos casos de obstrução da via aérea é provocada por engasgamento, ocorrendo com maior frequência durante as refeições.

Fontes:http://www.campanhasportoseguro.com.br/bis/destaque/obstrucao-das-vias-aereas-por-corpo-estranho/

http://www.atlasdasaude.pt/publico/content/obstrucao-da-aerea

Engasgamento:

O que se deve fazer?Os tapas nas costas (válido para adultos e crianças acima de um ano); As compressões abdominais.

O que não se deve fazer?

Prevenções: Não consumir alimentos ou objetos pequenos”. No caso de objetos, os balões de borracha são os principais causadores de morte por engasgo. Evite também dar às crianças, objetos pequenos ou que podem soltar peças.

Características:Os sinais de uma obstrução completa das vias aéreas são a incapacidade de falar ou pedir ajuda,arroxeamento ao redor da boca ou do rosto devido à falta de oxigênio, apalpar a garganta numa tentativa de parar o engasgamento e respiração difícil, que provoca um chiado agudo. O próximo sintoma é geralmente a perda de consciência.

Tipos:Existem quatro tipos principais de engasgamento: o que ocorre por obstrução mecânica, o que ocorre por inchaço na garganta, estrangulamento e engasgamento devido à apneia obstrutiva do sono. O engasgamento por obstrução mecânica resulta do bloqueio das vias aéreas da pessoa causado por um objeto estranho, como uma bolinha de gude ou comida. O engasgamento também pode ser causado por uma infecção, que faz o tecido da garganta inchar e impedir a respiração. Esse tipo também pode ser causado por uma reação alérgica. O estrangulamento ocorre quando uma pressão externa bloqueia a traqueia e impede a entrada de ar. Finalmente, a apneia obstrutiva do sono causa o engasgamento durante o sono, quando os tecidos do corpo bloqueiam as vias aéreas. Esse tipo é mais comum em homens obesos e naqueles que dormem de costas. Outros riscos de apneia do sono são o tabagismo, doença pulmonar e uso abusivo de álcool. A apneia obstrutiva do sono causada pelo fumo é o único tipo de caso que não é considerado uma emergência médica, embora também necessite de tratamento médico.

Como ocorre:Quando a traquéia é bloqueada por líquidos, alimentos ou qualquer tipo de objeto. A epiglote, uma espécie de porta da laringe, se movimenta de acordo com a necessidade. A epiglote fica aberta para a passagem do ar até os pulmões, porém quando engolimos algo a epiglote fecha para impedir a entrada de alimentos pelo canal errado.

Casos mais frequentes:Em todos os casos: adultos, crianças, idosos, porém com crianças é mais frequente.

Curiosidades:Ele é considerado uma emergência médica que pode resultar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com