TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Celular

Trabalho Escolar: Organização Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo da aula referente à: Ligações Químicas

Lembrete: este resumo abrange o assunto sucintamente, para melhor entendimento é necessário consultar bibliografia citada.

- Princípios de Química. Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente

Peter Atkins e Loretta Jones (169 à 174 e 197 à 205)

Ligação covalente é o tipo de ligação que ocorre entre dois não-metais, através do compartilhamento de pares de elétrons, resultando molécula (um agregado de átomos responsável pelas propriedades das substâncias).

É o tipo de ligação que ocorre quando os dois átomos precisam adicionar elétrons em suas últimas camadas. Somente o compartilhamento é que pode assegurar que estes átomos atinjam a quantidade de elétrons necessária em suas últimas camadas. Cada um dos átomos envolvidos entra com um elétron para a formação de um par compartilhado, que a partir da formação passará a pertencer a ambos os átomos. Ocorre entre não metais e não metais, não metais e hidrogênio e entre hidrogênio e hidrogênio.

1. Ligação covalente em substâncias simples ocorre entre dois átomos de um mesmo não-metal. Como os dois átomos são iguais (mesma eletronegatividade), um não pode arrancar elétron do outro. Assim, cada átomo empresta um elétron ao outro, resultando um par eletrônico de união que pertence a ambos e os mantém unidos (diz-se que esse par de união é igualmente atraído pelos dois núcleos).

O hidrogênio possui somente uma camada contendo um único elétron, compartilhando 1 elétron, atinge a quantidade necessária para a camada K, que é de dois elétrons. Os elétrons compartilhados passam a ser contados para as eletrosferas dos dois átomos participantes da ligação.

2. Ligação covalente em compostos binários, ocorre entre átomos de dois elementos não-metálicos diferentes.

A molécula de CO2 é formada por dois átomos de oxigênio e um de carbono unidos, através de ligações covalentes.

O átomo de carbono compartilha 4 elétrons e cada átomo de carbono 2, garantindo assim que ambos atinjam os oito elétrons nas últimas camadas.

Como a ligação é entre átomos diferentes e com diferentes eletronegatividades, a ligação é dita polar, pois o átomo de oxigênio atrai para si mais fortemente os elétrons compartilhados.

3. Covalência de um não metal, é o numero de pares eletrônicos de união que o não metal estabelece constantemente nas suas combinações com outros não-metais.

Na molécula de nitrogênio ocorrem três ligações covalentes entre os dois átomos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com