TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orgãos Do Sistema Nervoso

Casos: Orgãos Do Sistema Nervoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução ao Sistema Nervoso Humano:

O Sistema nervoso é formado por vários órgãos e nervos sendo que o principal órgão é o Encéfalo de onde parte a Medula espinhal. O encéfalo e medula espinhal se relacionam com os órgãos enviando comandos a eles em forma de impulsos elétricos que são transmitidos por nervos e tem a participação de neurônios. Os nervos que partem da partem do encéfalo são chamados de nervos cranianos e que partem da medula espinhal são chamados de nervos raquidianos ou nervos espinhais.

O Neurônio

O neurônio é formado basicamente por três partes, os dendritos, o corpo celular e o axônio (ou fibra nervosa). As mensagens geradas pelo núcleo e outras partes contidas no corpo celular são conduzidas pelo axônio.

Os axônios costumam apresentar um revestimento externo lipídico, na forma de uma bainha de mielina. Esta bainha funciona como uma capa isolante (como num fio elétrico) que separa, ou isola, certas células especiais ao longo do axônio.

O Impulso Nervoso

O neurônio é polarizado, ou seja, há uma membrana plasmática carregada positivamente do lado de fora e uma membrana carregada negativamente do lado de dentro. As diferença de polarização é causada por outra diferença de concentração de íons de sódio (Na+) e potássio (K+) dentro e fora da célula. Esta diferença estável é mantida a custa do ATP, pois o sódio é forçado a sair da célula enquanto o potássio é forçado a entrar na célula.

Quando o neurônio é estimulado, esta estabilidade passa e acontece um efeito chamado de despolarização, onde o sódio (Na+) que estava em maior quantidade do lado de fora da célula, passa a penetrar para o lado de dentro fazendo com que o potássio (K+) saia, invertendo assim a polarização da área afetada. Este efeito, que vai aos poucos despolarizando a membrana a medida que ele caminha e é chamado de potencial de ação, se propaga ao longo da célula na forma de um impulso nervoso.

O impulso nervoso se propaga em apenas uma direção. Ele caminha dos dendritos para o corpo celular e deste para o axônio. Ao chegar na extremidade do axônio, o impulso é transmitido para o próximo neurônio pela sinapse.

Sinapse: A comunicação dos Neurônios

A sinapse é uma região de comunicação entre o axônio de um neurônio e o dendrito de outro ou da membrana de uma célula. O axônio e o dendrito ou membrana estão separador por uma minúscula fende de mais ou menos 20 nanômetros.

A mensagem de um axônio para um dendrito ou uma membrana celular é transmitida por neurotransmissores ou neurormônios, estes são liberados pelos axônios e recebidos pelos dendritos ou pelas membranas. A membrana por quais são liberados os transmissores se chama membrana pré-sináptica e a membrana que recebe os neurotransmissores se chama membrana pós-sináptica.

Os neurotransmissores mais conhecidos são a acetilcolina e a noradrenalina, mas existem outros como endorfina, dopamina etc.

A Lei do Tudo ou Nada

Existem alguns estímulos que não despolarizam a membrana, ou seja, não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com