TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Aspectos Anatomopatológicos Das Lesões Oriundas Do Traumatismo Cranioencefálico

Por:   •  23/3/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.891 Palavras (12 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 12

Os aspectos anatomopatológicos das lesões oriundas do traumatismo cranioencefálico

The anatomopathological aspects of lesions arising from traumatic brain injury

Resumo

Introdução: O Traumatismo Cranioencefálico (TCE) trata-se de uma emergência que é um potencial ameaçador para a saúde pública. Um desbalanço oriundo de um trauma que pode ocorrer uma leve alteração de consciência ou até a evolução para óbito. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, fundamentada nas plataformas do Scielo, PubMed e Lilacs utilizando os seguintes descritores: traumatismo cranioencefálico, escala de gasglow, tendo como período de referência os últimos 15 anos. Resultados e Discussão: O TCE é um complexo de eventos, a qual pode ser de caráter aberto ou fechado, primário ou secundário e conforme a evolução clínica do paciente este é manejado. Logo, destaca-se a importância do conhecimento e identificação destes aspectos anatomopatológicos das lesões oriundas do traumatismo cranioencefálico. 

Palavras-chave: Traumatismo cranioencefálico, emergência, escala de Glasgow.

Abstract

Introduction: Traumatic Brain Injury (TBI) is na emergency that is potentially threatening to public health. Na imbalance arising from a trauma that may cause a slight change in consciousness or even progress to death. Methodology: This is a literature review, based on the SciELO, PubMed and Lilacs platforms using the following descriptors: traumatic brain injury, gasglow scale, with the last 15 years as the reference period. Results and Discussion: TBI is a complex of events, which can be open or closed, primary or secondary, and it is managed according to the clinical evolution of the patient. Therefore, the importance of knowledge and identification of these anatomopathological aspects of injuries arising from traumatic brain injury is highlighted.

Keywords: Traumatic brain injury, emergency, Glasgow scale.

Introdução

O traumatismo cranioencefálico (TCE) é  um desafio para o departamento de emergência e é responsável por elevada morbimortalidade, gerando ameaça a saúde pública. Estima-se em média, 39% dos pacientes com grave lesão cerebral traumática morrem devido a sua lesão, e 60% têm um resultado desfavorável mensurado pela escala de Glasgow (ANDERSON, 2005).

O manejo adequado do TCE é representado pelo influente de intercorrências negativas como déficits motores, sensoriais, cognitivos, emocionais e/ou comportamentais, a qual geram muitos abalos para a perspectiva de vida do acometido e seus familiares. No entanto, os pacientes não exibem um padrão específico de implicações, a qual podem se manifestar por uma leve alteração no nível de consciência ou desencadear alterações abrupta e até o óbito deste portador (ARRUDA, 2015).

As injúrias encefálicas no TCE se enquadram em difusas e focais, a qual podem estar presentes em um mesmo paciente, a qual se torna imprescindível a noção dos meios fisiopatológicos dos danos cerebrais presentes no TCE para melhor evidenciar o estágio clínico do paciente e estabelecer o manejo clínico ou cirúrgico deste (BADAUT, 2005). Objetivou-se descrever através da revisão bibliográfica de literatura os principais postulados a respeito das lesões cerebrais neste acometimento traumático

Metodologia

Trata-se de um estudo qualitativo de revisão narrativa, adequado para debater sobre os princípios dos aspectos anatomopatológicos das lesões oriundas do traumatismo cranioencefálico. É composto por uma análise abrangente da literatura, a qual o método baseou-se por ser uma análise bibliográfica a respeito do traumatismo cranioencefálico e suas respectivas lesões, foram recuperados artigos indexados nas bases de dados do PubMed, Lilacs, SciELO, Latindex e demais literaturas pertinentes a temática, durante o mês de janeiro de 2023, tendo como período de referência os últimos 5 anos.

Foram utilizados os termos de indexação ou descritores, traumatismo cranioencefálico, manejo clínico, déficits neurológicos, escala de coma de gasglow, isolados ou de forma combinada. O critério eleito para inclusão das publicações era ter as expressões utilizadas nas buscas no título ou palavras-chave, ou ter explícito no resumo que o texto se relaciona aos aspectos vinculados ao traumatismo cranioencefálico e suas repercussões na regularidade do tecido cerebral. Os artigos excluídos não continham o critério de inclusão estabelecido e/ou apresentavam duplicidade, ou seja, publicações restauradas em mais de uma das bases de dados. Também foram excluídas dissertações e teses. Após terem sido recuperadas as informações-alvo, foi conduzida, inicialmente, a leitura dos títulos e resumos. Posteriormente, foi realizada a leitura completa dos 20 textos. Como eixos de análise, buscou-se inicialmente classificar os estudos quanto às particularidades da amostragem, delimitando aqueles cujas amostras são dos aspectos fisiopatológicos das lesões e aqueles cujas amostras são dos tipos de lesões que abordam cada classificação e os acometimentos clínicos. A partir daí, prosseguiu-se com a análise da fundamentação teórica dos estudos, bem como a observação das características gerais dos artigos, tais como ano de publicação e língua, seguido de seus objetivos. Por fim, realizou-se a apreciação da metodologia utilizada, resultados obtidos e discussão.

Resultados e Discussão

A busca dos artigos que compuseram este estudo identificou 70 referências sobre o trabalho cranioencefálico nas bases de dados referidas, das quais 31 publicações foram incluídas na revisão. Entre os estudos selecionados, 28 artigos apresentam desenho transversal, dois artigos são de abordagem teórica e um trata de um estudo de caso. Observou-se a prevalência de publicações na língua inglesa, representando 84% do total, quando comparada ás línguas espanhola (9,6%) e portuguesa (6,4%).

A agressão ao parênquima neural, origina uma lesão definitivo pós o TCE, a qual intercorrelaciona meios fisiopatológicos que desencadeiam o acidente e se disseminam por dias a semanas. Sendo subdividida em primária ou seja, um trauma tissular e instabilidade do fluxo de sangue no encéfalo e seu metabolismo, acompanhado de isquemia tecidual, oriunda do depósito de ácido láctico pela glicose anaeróbia, consequentemente elevação da permeabilidade da membrana celular e edema tecidual.  Já a segunda fase, a sequência eventual têm o primórdio pela despolarização terminal da membrana junto com a exacerbada carga de neurotransmissores excitatórios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (203.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com