TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ossificação intra-fenilizica

Tese: Ossificação intra-fenilizica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Tese  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

ssos: o crescimento inter

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Osteogênese

Osteogênese

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Biologia e Medicina

Enviado por: pati123 20 junho 2013

Palavras: 1097 | Páginas: 5

Osteogênese

Osteogênese significa formação de tecido ósseo, também chamado de ossificação, onde existem dois processos Ossificação Intramenbranosa e ossificação endocondral. Esses processos têm um aspecto em comum à transformação de uma rede trabecular primária também chamada de esponjosa primária, em um tecido ósseo maduro. Mas diferem em um ponto inicial a ossificação intramenbranosa consiste na transformação de um molde mesenquimal em tecido ósseo e a ossificação endocondral consiste na substituição de um molde de cartilagem de hialina preexistente por tecido ósseo.

Ossificação intramenbranosa: é a característica dos ossos chatos do crânio. Os agregados ou condensações de mesênquima são formados em diferentes sítios; as células mesenquimais se diferenciam em osteoblastos para formar o blastema ósseo originado por crescimento intersticial, a matriz óssea ou osteoide contém colágeno do tipo I e proteínas não colagenosas, é depositada pelos osteoblastos, o cálcio transportado pelo sangue é depositado no osteoide, que se torna calcificado (mineralizado, os osteoblastos ficam presos na matriz mineralizada e se diferenciam em osteócitos , conectados ums com os outros por prolongamentos celulares formando uma rede e novos osteoblastos aparecem ao longo da superfície do tecido ósseo primário ou o centro de ossificação primário formando uma trabécula.Numerosas trabéculas se alargam devido ao crescimento intersticial e continua devido ao crescimento apasicional e se fundem para formar o tecido ósseo imaturo entrelaçado. Assim observa-se que a ossificação intramenbranosa começa como crescimento intersticial e continua ao crescimento aposicional.

As etapas finais consistem na conversação do tecido ósseo das camadas internas e externas em osso compacto ou lamela óssea do tipo de Havers (lamelas concêntricas em torno de um espaço que contêm vasos sanguíneos). O centro do osso membranoso permanece como osso esponjoso, denominado díploe. As camadas conectoras internas e externas se tornam o periósteo e o endósteo, respectivamente.

Ossificação Endocondral é a característica dos ossos longos, da coluna vertebral de pelve. Observa- se que os condrócitos no centro do molde da cartilagem de hialina se tornam hipertróficos e começam a sintetizar colágeno do tipo X e o fator de crescimento endotelial vascular, os vasos sanguíneos provenientes do pericôndrio invadem o centro de cartilagem hipertrófica, cuja matriz se torna calcificada, o cento de ossificação primário é estabelecido, as células internas do pericôndrio formam um delgado colar periosteal na região mediana da haste ou diáfise. O colar periosteal forma o tecido ósseo imaturo por meio do processo de ossificação intramembranosa abaixo do futuro periósteo, os vasos sanguíneos invadem o espaço anteriormente ocupado pelos condrócitos hipertróficos e as células osteoprogenitoras e células hematopoéticas chegam através do tecido perivascular, e as células osteoprogenitoras se diferenciam em osteoblastos que se alinham ao longo da matriz e cartilagem calcificada e começam a depositar o osteoide. O centro de ossificação primário agora consiste em dois componentes: o colar periosteal e o centro de ossificação no interior do molde de cartilagem.

Assim duas etapas ocorrem em seguida: o crescimento em comprimento do futuro osso longo e o desenvolvimento de centros de ossificação secundários nas epífises.

O crescimento em comprimento de um osso longo depende do crescimento intersticial da cartilagem de hialina enquanto o centro da cartilagem está sendo substituído por osso os centro de ossificação secundários consistem na substituição da cartilagem hialina por tecido ósseo esponjoso exceto a cartilagem articular e um delgado disco, a placa epifisária de crescimento, nas metáfises ligando a diáfise ás epífises.

A placa de crescimento mantém a capacidade de condrogênese e após a puberdade é substituída pela linha epifisária. A condrogênese da placa de crescimento e a formação do colar pericondrial são reguladas pela proteína secretória Idian Hedgehog (ihh) de uma forma parácrina.

A ihh secretada pelos condrócitos da zona proliferativa do molde da cartilagem de hialina próximos a placa de crescimento estimula a síntese do peptídio relacionado ao hormônio da paratireóide (PTH-RP) pelas células da camada condrogênica do pericôndrio.

O PTH-RP apresenta duas funções: primeiro, liga-se ao seu receptor presente na superfície dos condrócitos da zona de reserva da placa de crescimento para estimular a proliferação celular, segundo: liga-se aos condrócitos da zona proliferativa para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com