TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intra-empreendedorismo

Tese: Intra-empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 2

Intra-empreendedorismo

O empreendedorismo é visto como um dos principais fatores de competitividade das economias no mundo globalizado. Seu agente é o empreendedor. A palavra tem origem no francês entrepreneur e surgiu por volta dos séculos XVII-XVIII como uma definição para pessoas ousadas que buscavam novas e melhores formas de agir, impulsionando a economia.

Hoje, uma empresa tem a proatividade como habilidade básica para seus colaboradores, pois não querem mais pessoas que siguam ordens,para isso já existem os robôs, querem funcionários que surpreedam, e entregam o que foi pedido, e principalmente, o que não foi pedido! Isso é ser proativo, é fazer o que traz mais resultado financeiro para uma empresa e fazer o trabalho diário, do dia a dia, não traz o mesmo resultado.

Por isso foi criado o intraempreendedorismo, que nada mais é do que o empresário dentro da empresa. Hoje, o funcionário deve agir como dono do negócio, deve ser o comercial para conseguir parcerias estratégicas para triplicar os lucros ou inovar na área técnica para reduzir os custos. São habilidades necessárias para existir neste mundo tão moderno e competitivo.

O termo intraempreendedorismo foi cunhado na década de 1980 pelo consultor de administração Gifford Pinchot III. Que define a pessoa que, dentro de uma grande corporação, assume a responsabilidade direta de transformar uma ideia ou projeto em produto lucrativo através da inovação e de assunção de riscos. Para Pinchot (1985), o intraempreendedor é sempre o sonhador que apresenta a capacidade de transformar uma ideia em uma realidade.

Segundo Antoncic (2001), a atitude intraempreendedora é definida como a determinação em busca da solução nova ou criativa para desafiar e confrontar as velhas práticas da empresa, incluindo o desenvolvimento e a melhora de velho ou novo produto, serviço, mercado, técnica de administração e tecnologias para desempenhar as funções organizacionais, assim como mudanças em estratégias, nas suas organizações, e na forma como a empresa lida com os competidores num âmbito mais amplo.

A s principais características desses empreendedores, que podem fazer a diferença para a evolução de uma empresa:

- Ter capacidade de analisar cenários;

- Utilizar a criatividade para selecionar as melhores ideias para promover inovação;

- Pensar em como fazer a empresa ganhar mais, vender mais e reduzir custos;

- Agir como “dono” do negócio;

- Demonstrar resiliência quando situações adversas acontecem;

- Conseguir mapear riscos e calcular se pode corrê-los;

- Tomar decisões;

- Trabalhar com autonomia;

-Agir com certa inquietude, sempre procurando melhorar e descobrir oportunidades;

- Ser auto-confiante e demonstrar paixão pelo trabalho.

BiBliografia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com