TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PH Potencial Hidrogenionica

Artigo: PH Potencial Hidrogenionica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  2.602 Palavras (11 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 11

Objetivo:

Fortalecer os conceitos de pH ácido e base, a partir dos ensaios entre diversas substâncias.

Analisar o pH das substâncias com indicadores e pHmetro afim de se obter uma compatibilidade.

Resumo

Estes estudos foram realizados com o intuito de analisar a funcionalidade do pH nas características físico-química das soluções. Análise feitas através de indicadores e pHmentros foram realizados para verificar as formas de se obtermos um resultado. Cinco tipos de substâncias foram submetidos à análise através de indicadores e pHmetro para verificar sua acidez ou alcalinidade na qual ambos obtiveram resultados parecidos.

Sumário

Introdução

Materiais e Metodologia

Resultados

Discussão

Conclusão

Referência Bibliográfica

Introdução

O pH é fundamental na medida das substâncias líquidas, assim como o grau é uma medida de temperatura. A medição do pH de uma substância indica se a amostra está ácida ou alcalina.

As definições do termo pH são representadas pelas letras “p” em minusculo e pela letra “H” em maisculo, onde “p” significa potencial e a letra “H” significa hidrogênio, potencial de hidrogeniônico significa o expoente do íon hidrogênio.

Em água pura, as concentrações de íon de hidrogênio e hidroxila são iguais a 10-7M a 25°C. Trata-se de uma solução neutra. Uma vez que a maioria das amostras possui menos que 1M de H+ ou OH-, valores extremos de pH, 0 para ácidos e pH 14 para bases, são estabelecidos. É claro, com ácido e bases forte, valores de pH abaixo de 0 e acima de 14 são possíveis, mas raramente medidos.

Indicadores visuais são substâncias capazes de mudar de cor dependendo das características físico-químicas da solução na qual estão contidos, em função de diversos fatores, tais como pH. Os indicadores ácido-base ou indicadores de pH são substâncias orgânicas fracamente ácidas (indicadores ácidos) ou fracamente básicas (indicadores básicos) que apresentam cores diferentes para suas formas protonadas e desprotonadas; isto significa que mudam de cor em função do pH.

Usando um medidor de pH acoplado a um eletrodo de pH. O medidor de pH é um milivoltimettro com uma escala que converte o valor de tensão do eletrodo de pH em unidades de pH. Este tipo de eletrodo é chamado "íon seletivo"

Materiais e Metodologia

Fase 1: Medição de pH através do Indicador Universal

1º ensaio:

Amostra A1 (HCl 0,1 mol/L)

Com uma pipeta Pasteur, pipetou-se uma gota da amostra A1 e aplicou-se sobre o papel de tornassol azul, pipetou-se mais uma gota e aplicou-se sobre o papel tornassol vermelho e pipetou-se mais uma gota e aplicou-se sobre o papel indicador universal.

Fracionou-se a amostra A1 em quatro tubos de ensaios, 2 mL para cada tubo de ensaio. Em cada tubo de ensaio foi aplicado um tipo de indicador. No primeiro tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Fenolftaleína, no segundo tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Verde de Bromocresol, no terceiro tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Azul de Timol e no quarto tubo aplicou-se 3 gotas do indicador Alaranjado de Metila.

2º ensaio:

Amostra A2 (NaOH 0,1 mol/L)

Com uma pipeta Pasteur, pipetou-se uma gota da amostra A2 e aplicou-se sobre o papel de tornassol azul, pipetou-se mais uma gota e aplicou-se sobre o papel tornassol vermelho e pipetou-se mais uma gota e aplicou-se sobre o papel indicador universal.

Fracionou-se a amostra A2 em quatro tubos de ensaios, 2 mL para cada tubo de ensaio. Em cada tubo de ensaio foi aplicado um tipo de indicador. No primeiro tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Fenolftaleína, no segundo tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Verde de Bromocresol, no terceiro tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Azul de Timol e no quarto tubo aplicou-se 3 gotas do indicador Alaranjado de Metila.

3º ensaio:

Amostra A3 (Refrigerante)

Com uma pipeta Pasteur, pipetou-se uma gota da amostra A3 e aplicou-se sobre o papel de tornassol azul, pipetou-se mais uma gota e aplicou-se sobre o papel tornassol vermelho e pipetou-se mais uma gota e aplicou-se sobre o papel indicador universal.

Fracionou-se a amostra A3 em quatro tubos de ensaios, 2 mL para cada tubo de ensaio. Em cada tubo de ensaio foi aplicado um tipo de indicador. No primeiro tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Fenolftaleína, no segundo tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Verde de Bromocresol, no terceiro tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Azul de Timol e no quarto tubo aplicou-se 3 gotas do indicador Alaranjado de Metila.

4º ensaio:

Amostra A4 (Vinagre)

Com uma pipeta Pasteur, pipetou-se uma gota da amostra A4 e aplicou-se sobre o papel de tornassol azul, pipetou-se mais uma gota e aplicou-se sobre o papel tornassol vermelho e pipetou-se mais uma gota e aplicou-se sobre o papel indicador universal.

Fracionou-se a amostra A4 em quatro tubos de ensaios, 2 mL para cada tubo de ensaio. Em cada tubo de ensaio foi aplicado um tipo de indicador. No primeiro tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Fenolftaleína, no segundo tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Verde de Bromocresol, no terceiro tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Azul de Timol e no quarto tubo aplicou-se 3 gotas do indicador Alaranjado de Metila.

5º ensaio:

Amostra A5 (H2O + Sabão)

Com uma pipeta Pasteur, pipetou-se uma gota da amostra A5 e aplicou-se sobre o papel de tornassol azul, pipetou-se mais uma gota e aplicou-se sobre o papel tornassol vermelho e pipetou-se mais uma gota e aplicou-se sobre o papel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com