TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVENIR OS PROBLEMAS DOS OLHOS

Resenha: PREVENIR OS PROBLEMAS DOS OLHOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

PREVENÇÃO DE PROBLEMAS OCULARES

A primeira forma de prevenção são os exames periódicos, mesmo quando não há apresentação de sintomas, bem como a detecção precoce, quando os sinais começam a aparecer. A partir daí será possível evitar ou corrigir as doenças oculares e evitar a cegueira. Cuidados simples podem ser tomados no dia a dia, já que o ambiente pode influenciar diretamente nas doenças da visão. Portanto, procure sempre usar óculos de sol e boné e nunca olhe diretamente para o sol, já que pode causar catarata.

É importante sempre observar o local à sua volta e atentar para os agentes causadores de possíveis irritações ou doenças nos olhos. Se o sal do mar causar irritação, lave os olhos com água doce; na piscina, use óculos adequados por causa do cloro; já ao praticar esportes é importante usar sempre um protetor ocular indicado para a modalidade praticada.

Uma doença dos olhos muito comum é a conjuntivite. A bacteriana é transmitida através de fronhas, toalhas, objetos pessoais, além do contato íntimo; as alérgicas se desenvolvem devido a outras alergias (como a rinite alérgica) e só podem ser prevenidas se você conhecer algum item que leve a ter alergia ocular. No caso de conjuntivites virais, que apresentam grandes índices de contaminação, evitar o contato direto com pessoas infectadas é a única forma de não adquirir a doença.

Após os 40 anos: os exames oftalmológicos anuais são obrigatórios. Isso porque essa fase é marcada pelo aparecimento da presbiopia (vista cansada), que consiste numa alteração no cristalino e no músculo ciliar e impede o indivíduo de enxergar de perto. Além desse, problemas como a catarata, o glaucoma e a degeneração macular (embaçamento da visão central) são mais suscetíveis.

Uma das dicas mais importantes dada por oftalmologistas é não se automedicar e sempre procurar ajuda especializada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com