TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Leitura

Artigos Científicos: Projeto Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  1.589 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto leitura: Aprender a ler e entrar no mundo da escrita

Publico alvo: Alunos do ensino fundamental I.

Duração: Todo o ano letivo.

É nos anos iniciais do ensino fundamental que cada aluno começa a ter sua própria autonomia enquanto leitor. Para isso é importante que o professor intercale sua leitura com os seus alunos, dando oportunidade para que cada um possa ler. O importante para quem quer formar leitores é organizar rodas para que dessa forma possam compartilhar ideias e trocar experiências.

Justificativa:

Observando, como anda o nível de leitura dos alunos das séries iniciais é que proponho este projeto que possa estimular a fome pela leitura, para que desta forma o aluno tenha a vontade o vício de ler continuamente e não somente quando necessário, queremos alunos leitores de livros e de sua própria história.

Objetivo Geral

Fomentar o gosto pela leitura, onde o professor seja mediador entre a criança e o livro, fazendo com que a leitura tenha sentido, e esteja contextualizada, interpretando-o e atribuindo-lhe algum significado. Portanto, torna-se importante a criação de situações para que o exercício da leitura e escrita produzam reações, interação e conhecimento, não servindo apenas como uma atividade meramente de cópia ou de decodificação dos sinais gráficos, alienando os alunos do contexto em que estão inseridos.

Metodologia

*Promover aos alunos de Ensino Fundamental, momentos de lazer, descontração e desenvolvimento do saber através de leituras diversas e atraentes que serão responsáveis pela formação leitora do educando.

* Colocar o aluno em contato com textos mais complexos para ampliar sua familiaridade com a literatura.

* Selecionar um romance e ler um capítulo por dia em sala de aula.

* Organizar atividades em duplas e discussões coletivas sobre as obras.

* Criar um espaço em sala de aula onde todos tenham a chance de participar e opinar.

* Incentivar os alunos a trocarem livros e indicações de autores.

* Eleger um tema de interesse comum (piratas ou historias de terror, por exemplo)

* Incentivar o aluno a levar exemplares para casa.

Desenvolvimento do projeto:

A livraria: A maioria das crianças nunca entrou em uma livraria, e até mesmo ignora a existência de tal comércio: quando muito, viram a seção de livros em grandes supermercados. Propiciar uma visita seria válido ou mesmo um vídeo, gravuras etc.

Troca de Livros ou revistas infantis: Numa sala é muitos alunos que tem em casa livros e revistas infantis, que compram ou recebem em jornais ou ganham de presente. O professor pode pedir que as crianças tragam para trocar no momento de aula.

O professor irá recortar anúncios de jornais e revistas e colocará na caixinha da leitura onde todos os dias, os alunos irão sentar em rodinhas ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com