TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto leitura

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.155 Palavras (9 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 9

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENS. GUARULHOS SUL

E.E REPÚBLICA DA VENEZUELA

PROJETO: HORA DA LEITURA

                                       Daniela Longo da Silva Souza

GUARULHOS, SP

2015

“E.E. REPÚBLICA DA VENEZUELA”

                                         Daniela Longo da Silva Souza

Projeto: Hora da Leitura

Língua Portuguesa

GUARULHOS, SP

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

  1. Definição de escola de tempo integral;

Objetivos da escola de período integral;

Vantagens do período integral.

  1. Definição hora da leitura;
  2. Publico alvo;
  3. Justificativa;
  4. Objetivo geral;
  5. Objetivo específico;
  6. Metodologia;
  7. Recursos;
  8. Sugestões de atividades lúdicas;
  9. Resultados e impacto esperado;
  10. Atividades em anexo;
  11. Relatos de experiência profissional e vida acadêmica;
  12. Bibliografia.

GUARULHOS, SP

2015

“A teoria sem a prática vira verbalismo, assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem - se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade.”

Paulo Freire

  1. Escola de tempo integral

Por definição, a palavra integral significa inteiro, completo, total, o que é identificado nas diversas definições de escola e de educação proposta por Anísio Teixeira e retomadas mais recentemente nas discussões acerca da necessidade de ampliação do tempo de permanência do educando na escola. A educação integral prevê práticas não dicotomizadas, que reconhecem a importância dos saberes formais e não formais, a construção de relações democráticas entre pessoas e grupos, imprescindíveis à formação humana, e que valorizem os saberes prévios, as múltiplas diferenças e semelhanças e façam de todos nós sujeitos históricos e sociais.

Essa metodologia pretende oferecer uma educação por inteiro em um turno integral, rimando quantidade e qualidade educacionais para que nossos educandos tenham oportunidades de desenvolvimento dos requisitos necessários para uma vida plena com participação ativa e saudável na sociedade.

Construir uma educação que emancipe e forme uma perspectiva humana que considere suas múltiplas dimensões e necessidades educativas é a grande estratégia de melhoria da qualidade de ensino e promoção do sucesso escolar que é a educação integral.

A ampliação do currículo com a valorização dos saberes populares, a gestão democrática, a participação de outros sujeitos e a extensão do território educativo, tudo isso é articulado com o projeto político pedagógico da escola, visando garantir a vivencia escolar de educandos, professores famílias e comunidades de um exercício cotidiano e coletivo de cidadania. Essa política de educação integral ultrapassa, portanto a mera ampliação de tempos, espaços e oportunidades educacionais e busca discutir e construir espaços de participação , favorecendo a aprendizagem  na perspectiva da cidadania, da diversidade e do respeito aos direitos humanos.O desafio é grande, mas as possibilidades da escola de tempo integral é um solo fértil de uma educação democrática e de qualidade social, é real.

A essência do projeto é a permanência do educando na escola, assistindo-o integralmente, em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar, resgatando a auto- estima e capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem que envolve todas as áreas que estimulam o desenvolvimento cognitivo, psicossocial e psicológico do educando, como as artes, o tetro, a música, a leitura, o esporte, entre outras.

  1.  Objetivos da escola de tempo integral

  • Incentivar a participação responsável da comunidade buscando, através do seu engajamento o processo educacional, diminuir as desigualdades sociais, e consequentemente, reduzir os altos índices de violência;
  • Adaptar à realidade econômica de cada região com a diversificação de culturas, visando à transformação qualitativa das estruturas produtivas já existentes;
  • Manter os educandos com atividades de qualidade;
  • educá-los para o pleno exercício da cidadania;
  • orientá-los para a vida;
  • Criar hábitos de estudo, aprofundando os conteúdos vivenciados no turno regular;
  • Vincular as atividades pedagógicas às rotinas de recreação e estudos complementares;
  • Suprir a falta de opção oferecida pelos pais no campo social, cultural, esportivo e tecnológico;
  • Possibilitar aos educandos, de famílias de baixa renda, ambientes adequados a assistência necessária para a realização de suas tarefas;
  • Pais, responsáveis, precisam trabalhar para promover o sustento familiar. A escola de tempo integral supre essa ociosidade  do educando e deixa os pais tranqüilos para trabalhar o dia inteiro;

É muito mais difícil uma criança que estuda em período integral se envolver com drogas ou ter problemas sociais.

1.2 Vantagens período integral

  1. Melhora o rendimento escolar do educando;
  2. Libera os pais para o trabalho;
  3. Proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso;
  4. Supre a necessidade por esportes;
  5. Afasta o risco social;
  6. Melhora a convivência em família;
  7. Supre a carência de lazer, cultura e acesso a tecnologia.

 

  1.  “Hora da Leitura”

O projeto hora da leitura é uma proposta de trabalho que visa enfatizar a leitura de diversos gêneros como, os da literatura popular de tradição oral, os contos, as crônicas, os poemas, os textos dramáticos, as letras de musicas, as charges, tiras e outros adequados aos educandos.

Contudo, existe a necessidade de fazer um trabalho de sedução para a leitura de diferentes textos que compõem o repertorio literário, as obras de autores mais consagrados e as dos autores contemporâneos, de tal forma que se perceba a riqueza dos diversos estilos e linguagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (61.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com