TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PARA CONSTRUÇÃO DE UM LABORATÓRIO

Dissertações: PROJETO PARA CONSTRUÇÃO DE UM LABORATÓRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 5

REALIDADE ATUAL DO LABORATÓRIO

1. CONCEITOS ANTIGOS E CONCEITOS ATUAIS

Até alguns anos atrás, pouquíssimos laboratórios eram planejados e não se encaravam seus projetos como uma área prioritária.

Muitas vezes também, a empresa instalava-se sem laboratório nenhum, e só após algum tempo é que se dava conta da necessidade deste e em alguns casos da possibilidade financeira de instalá-lo. Resultavam situações em que este laboratório era então instalado em uma área já existente como um antigo almoxarifado, uma ala de escritório desativada, etc..., áreas que deviam, antes de tudo, ser adaptadas pois não atendiam às necessidades destes laboratórios.

Com o passar do tempo, o laboratório passou a ganhar destaque dentro das empresas até os dias atuais, em que qualidade, produtividade e redução de custo passam a ser mandatários. Nas atividades empresariais, surgindo o laboratório como ferramenta indispensável na obtenção destes quesitos.

Assim, como o laboratório passa a ser ferramenta de trabalho do nível decisório da empresa, seus projetos deixam de ser obra de diletantismo para ser diretriz de investimento.

A diferença principal do enfoque é que o laboratório passa de ser centro de "despesas" a centro de benefícios, pois além de reduzir ou otimizar custos de processo, ou permitir utilização de matérias-primas alternativas, este passa a ser o detentor da informação sobre a qualidade do produto, o que é fundamental no mundo atual.

2. OPORTUNIDADE DE PROJETAR

Sempre que há necessidade ou a oportunidade de analisar a implantação ou reforma de um laboratório o profissional encontra-se entre dois extremos.

Repetir o anterior, com revisão dimensional, e alguma modernização / atualização (o "anterior" pode ser o laboratório velho da própria empresa, da anterior, da universidade, etc...)

Aproveitar o momento para repensar o laboratório quanto aos seus paradigmas e lugares comuns, questionando a própria existência deste até os últimos detalhes.

CONCEITOS DE LAY-OUT

A IMPORTÂNCIA DO LAY-OUT

TIPOS DE LAY-OUT E SUAS IMPLICAÇÕES

Salões amplos sem divisões

Salas pequenas

Salas de lavagens

Salas de balanças

Salas quentes

3.CONCEITOS DE LAY-OUT

Não existe uma solução universal para o projeto do laboratório...

Cada caso deverá ser analisado, verificando-se qual o seu destino, tipo e formas de análise, materiais analisados, reagentes, pessoal envolvido, etc...

Uma preocupação que se deve ter em mente é a versatilidade: hoje, algumas técnicas evoluem rapidamente, sendo necessário permitir ajustes e adaptações sem transtorno para o usuário ou para as análises em andamento.

A substituição de práticas analíticas por instrumental, desta por automação e robótica, impõe projetos flexíveis e adaptáveis às novas tecnologias.

Também, pensando-se em versatilidade, é bom ter em conta que estas substituições de processos exigem utilidades, cujas redes, ao serem projetadas, devem prever tal sorte de ampliações.

Deve-se ter em conta a possibilidade de ampliações tanto do laboratório como de suas áreas de apoio.

A existência ou não de salas específicas para esta ou aquela atividade será resultado da análise, caso a caso, do que se pretende que seja feito no laboratório, também não havendo solução universal. É importante que dentre as diversas opções se pese as vantagens e desvantagens decorrentes.

A opção por um tipo ou outro de arranjo deverá levar em conta alguns aspectos como praticidade ou funcionalidade, preocupando-se com a quantidade de vezes que determinada pessoa ou grupo de pessoas deverá acessar este ou aquele ambiente.

Deverá levar-se em conta também o aspecto segurança, considerando-se que os deslocamentos mencionados anteriormente ocorrem, via de regra, portando-se nas mãos reagentes ou amostras.

PLANEJAMENTO DO LABORATÓRIO

1 – Suprimento de amostras

2 – Suprimento de materiais de consumo

3 – Localização do laboratório

4 – Organograma

4. PLANEJAMENTO DO LABORATÓRIO

Ao se planejar o laboratório, deve-se levar em conta aspectos que visam estabelecer como o laboratório vai se relacionar com os demais setores da empresa.

Esta análise permitirá definir seu posicionamento ótimo, como lhe serão trazidas amostras e de que tipo serão estas, e quais os cuidados deverão ser tomados entre seu ponto de obtenção até sua análise, bem como definir como os produtos, reagentes e suprimentos que serão encaminhados, com que freqüência e de que forma, o que implicará em cuidados especiais (ou não) com vias de acesso, áreas de estacionamento, etc...

É importante que se tenha em mente que esta área pode não ser independente do restante da empresa e que se deve prever meios de acesso e comunicação da mesma, até porque, muitas vezes seu contato com áreas produtivas deverá ser intenso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com