TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLITICO PEDAGOGICO

Artigo: PROJETO POLITICO PEDAGOGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................5

REFERÊNCIAS..........................................................................................................6

1 INTRODUÇÃO

Temos como objetivo indicar a função do Projeto Político-Pedagógico na escola, o qual constitui a identidade da instituição, que se revela nas ações de diferentes agentes internos e externos que, por sua vez, influenciam tempos, espaços, relações e conhecimentos dessa instituição.

Neste sentido o Projeto Político Pedagógico visa discutir com diferentes segmentos da escola, buscando pela participação coletiva e efetiva de alunos, pais, funcionários e comunidade.

O PPP deve possibilitar aos membros da escola, uma tomada de consciência dos problemas e das possíveis soluções, estabelecendo as responsabilidades de todos. A presença do debate democrático possibilita a produção de critérios coletivos no seu processo de elaboração, assimilando significados comuns aos diferentes agentes educacionais e colaborando com a identificação desses com o trabalho desenvolvido na escola.

2 DESENVOLVIMENTO

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da escola. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos.

A qualificação profissional, salários dignos, jornada de trabalho que inclua tempo livre para os estudos e a atuação dos professores em atividades extraclasses, são condições indispensáveis na construção da proposta da escola.

É baseado na construção de parcerias com a comunidade que mostramos o êxito de qualquer projeto educacional que tem como meta o desenvolvimento da cidadania e a construção da identidade da escola. O PPP define a intencionalidade e as estratégias da escola. Porém, só poderá ser percebido dessa maneira, se assumir uma estratégia de gestão democrática. Ele será eficaz na medida em que gera o compromisso dos atores da escola com a proposta educacional.

O Projeto Político-Pedagógico é um mecanismo eficiente e capaz de proporcionar a escola condições de se planejar, buscar meios, e reunir pessoas e recursos para a efetivação desse projeto..

Ao desenvolvê-lo, através de um planejamento participativo, as pessoas utilizam-se das experiências, refletem suas práticas, resgatam, reafirmam e atualizam valores, explicitam seus sonhos e utopias, demonstram seus saberes, sua visões de mundo, de educação e conhecimento, dão sentido aos seus projetos individuais e coletivos, reafirmam suas identidades, estabelecem novas relações de convivência e indicam um horizonte de novos caminhos, possibilidades de ação.

É ele que indicará a direção, o norte, os rumos da escola. Retrata a cara da escola, sua identidade como é compreendido por OLIVEIRA (1990). O projeto pedagógico da escola é, por isso mesmo, sempre um processo inconcluso, uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com