TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parada Respiratoria

Artigo: Parada Respiratoria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

PARADA RESPIRATÓRIA

Denomina-se parada respiratória a ausência de fluxo de ar nos pulmões, por ausência de movimentos respiratórios, seja pelo colapso dos pulmões, paralisia do diafragma ou outras causas. É uma emergência médica.

O quadro de parada respiratória exige da parte do socorrista uma agilidade e uma percepção apurada, pois deve ser realizado o procedimento para a recuperação o mais rápido e precisa possível.

Ela acontece quando há falta de oxigênio e excesso de gás carbônico no sangue. Pode ocorrer sozinha ou com parada cardíaca.

Pode estar associada a diversos fatores, como arritmia cardíaca, hemorragia, estado de choque, uso de drogas, choques elétricos e infarto agudo do miocárdio.

Portanto é necessário redobrar a atenção se a pessoa tem um ou mais fatores de risco para doença cardíaca:

- homens com idade acima de 45 anos e mulheres com mais de 55

- familiar que já teve ou morreu de infarto

- obesidade, hipertensão, diabetes, sedentarismo e tabagismo.

Causas de Paragem Respiratória

A respiração pode parar por:

1. 1) Corpos estranhos que obstruem a via aérea. A via aérea está preparada apenas para a passagem do ar. Quando um corpo, sólido ou líquido, entra na via aérea ocorre um engasgamento que pode resultar em paragem respiratória.

2. 2) Inalação de fumos ou de gases tóxicos. Quando se respira em uma atmosfera com baixo teor de oxigênio, o centro respiratório do cérebro inibe-se, provocando uma paragem respiratória.

3. 3) Estrangulamento ou golpes fortes na traquéia, que podem causar a factura ou esmagamento da mesma. Isto ocorre freqüentemente nos acidentes de viação.

4. 4) Eletrocussão. Quando ocorre um choque elétrico, a vítima fica "colada" na fonte de eletricidade, podendo levar à paralisia dos músculos respiratórios e a uma parada respiratória.

5. 5) Afogamento. Nestes casos também ocorre uma obstrução da via aérea e, em conseqüência, uma paragem respiratória.

6. 6) Overdose de medicamentos, como barbitúricos. Provoca depressão do sistema nervoso central e depressão respiratória.

Sinais de parada Respiratória:

Os primeiros sinais identificáveis do indivíduo com parada respiratória são a ausência de movimentos torácicos, rouxidão dos lábios e extremidades do corpo além da ausência de sons da respiração quando se aproxima o ouvido ao nariz e à boca da vítima.

O que fazer em caso de parada respiratória?

• Colocar a pessoa deitada sobre uma superfície firme com as roupas afrouxadas, e com o queixo inclinado, aplicar a técnica de respiração artificial.

• Deve-se manter o procedimento até que a vítima recobre por si própria a respiração.

• É importante mantê-las a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com