TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peixes Ornamentais

Casos: Peixes Ornamentais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Os peixes exibem inegável importância ecológica na estruturação e funcionamento dos ecossistemas marinhos, ocorrendo em diversos níveis tróficos, desde detritívoros e consumidores primários até predadores de topo, muitas vezes como espécies dominantes. Podem afetar a abundância, a composição em espécies e a distribuição de comunidades de algas, zooplâncton e invertebrados (Helfman et al., 1997).

A produção de organismos aquáticos ornamentais, em especial de peixes, tem se destacado no cenário mundial, em função da possibilidade da utilização de pequenas áreas para sua realização, o que representa menores custos com investimentos para instalações (Zuanon, 2007). Porem, ainda no Brasil, a comercialização dos peixes ornamentais precisa se dispor ao aumento do ganho liquido, vantagens da criação, como por exemplo associações,para melhor organização.

É fundamental desenvolver pesquisas para o desenvolvimento de linhagens melhoradas geneticamente, uma vez que as características procuradas pelo mercado consumidor são padrão e intensidade de cor, escamas iridescentes e formato do corpo e das nadadeiras (Monvises et al., 2009).

2. METODOLOGIA

No Biossaude da UCDB foi apresentado aos acadêmicos a taxonomia dos peixes ornamentais da classe Condrictes (Raias e Tubarões) e Osteíctes (Peixe beta, Pirambóia e Pirarucu).

Mostrando as diferenças anatômicas para identificação das classes. Tem como as características dos peixes da classe condricte:o esqueleto e cartilaginoso, não apresenta bexiga natatória, apresenta escamas placoides, e no sistema digestorio existe as fendas branquiais e válvula espiral no intestino, para otimizar a absorção. E as características dos peixes da classe osteíctes: o esqueleto ósseo, apresenta a bexiga natatória e o opérculo ósseo, com disposição do feixe em w, para melhor movimentação.

Foi feita a identificação, a esquematização de vários peixes ornamentais e seus esqueletos, mostrando a função das estruturas (boca, escamas, bexiga natatória, orifícios urogenitais, todas as nadadeiras, brânquias – possui ou não proteção e a mandíbula) e a observação das escamas placoides (peixe da classe condricte) na microscopia.

3. RESULTADOS OBTIDOS

Com esta aula podemos aprender a diferenciar os animais silvestres aquáticos, a classificação e a anatomia, que e um importante método de diagnostico para os peixes ornamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com