TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas sobre Neurologia

Ensaio: Perguntas sobre Neurologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Ensaio  •  6.786 Palavras (28 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 28

pergunta:Quais as características do tecido nervoso? Quais os tipos celulares que o compõem? Quais as funções de cada tipo celular desse tecido?

resposta:O tecido nervoso é altamente exigente quanto ao consumo de oxigênio, correspondendo a 20% do oxigênio consumido pelo metabolismo de todo o corpo. Este metabolismo altamente oxidativo produz grande quantidade de radicais livres. Este tecido é formado por dois tipos de células especializadas: neurônios e células da glia, numa proporção de 1 para 10 ou 50.

As células da glia (neuróglia, responsável por até 98% da composição do tecido nervoso) são responsáveis pelas funções de suporte, nutrição, defesa, organização das sinapses e produção de mielina.

Os neurônios correspondem a somente 2-10% da composição do tecido nervoso, sendo a unidade fundamental do sistema nervoso. Suas funções são receber, processar e enviar impulsos.

origem:Curso-de-Anatomia

tópico:Neurologia

sub-grupo:

0 comentários

clique para inserir

pergunta:Como é um neurônio? Quais as principais funções de suas partes? Quais os principais tipos (quanto à morfologia) de neurônios?

resposta:O neurônio é formado por um corpo celular (pericário), dendritos e um axônio. O corpo celular contém citoplasma e apresenta organelas e núcleo como outros tipos de células. Os dendritos, cujo número varia, são processos originados no corpo celular que recebem impulsos de outros neurônios. O axônio (apenas um) é um processo que pode ser muito longo, e transmite impulsos do neurônio para o próximo. Assim, temos sempre o seguinte caminho: axônio (neurônio1) ? dendrito (neurônio2) ? corpo celular (neurônio2) ? axônio (neurônio2) ? dendritos (neurônio3) e assim por diante...

A classificação morfológica dos neurônios depende da posição e número de seus processos, levando a 3 tipos básicos:

Neurônio unipolar: apresenta apenas um processo, longo (axônio).

Neurônio bipolar: apresenta um axônio e um dendrito, em direções apostas.

Neurônio multipolar: apresenta um axônio e vários dendritos dispostos em várias direções.

origem:Curso-de-Anatomia

tópico:Neurologia

sub-grupo:

0 comentários

clique para inserir

pergunta:O que é fluxo axoplasmático? Descreva fluxo axoplasmático anterógrado e retrógrado.

resposta:Fluxo axoplasmático é o nome dado ao movimento de substâncias através do axoplasma (plasma presente no interior do axônio?). O movimento das proteínas é lento, enquanto o das organelas é rápido. Este fluxo pode ocorrer em dois sentidos:

Anterógrafo: sentido pericário -> terminação nervosa

Retrógrado: sentido inverso; terminação nervosa -> pericário

origem:Curso-de-Anatomia

tópico:Anatomia

sub-grupo:

1 comentários

clique para inserir

pergunta:Quantos são os nervos espinais e como eles se formam?

resposta:Existem 31 pares de nervos espinais, que se formam a partir da medula, e abandonam a coluna vertebral através de forames intervertebrais. Localização dos nervos espinais:

cervicais (8)

torácicos (12)

lombares (5)

sacrais (5)

coccígeo (1)

Após a fusão das raízes ventral e dorsal, o nervo espinal se divide em dois ramos, um ventral (calibroso, inerva os membros e a porção antero-lateral do tronco) e um dorsal (delgado, inerva a pele e os músculos do dorso).

origem:Curso-de-Anatomia

tópico:Neurologia

sub-grupo:

0 comentários

clique para inserir

pergunta:Funcionalmente, como podem ser classificados os neurônios? Descreva a função de cada tipo.

resposta:Existem 3 tipos de neurônios, de acordo com a função que exercem:

- Neurônio aferente ou sensitivo: informa ao SN modificações nos meios interno e externo.

Ex.

: dor visceral, mudanças na temperatura.

-Neurônio eferente ou motor: conduz o impulso, originado em um centro nervoso, ou órgão efetuador. Ex.: músculo ou glândula.

-Neurônio de associação: conecta ou liga neurônios aferentes aos eferentes, transmitindo o impulso nervoso. Podem ter axônios curtos ou longos.

origem:Curso-de-Anatomia

tópico:Neurologia

sub-grupo:

0 comentários

clique para inserir

pergunta:O que são sinapses? Quais os tipos de sinapses interneuronais? O que são neurotransmissores?

resposta:Sinapse é a comunicação entre dois neurônios adjacentes, ou seja, entre o axônio do neurônio pré-sinaptico e o dendrito do neurônio pós-sinaptico. Em uma sinapse, as membranas dos dois neurônios em contato estão muito próximas, com apenas um pequeno espaço entre elas (fenda sináptica). O impulso pode ser transmitido através de neurotransmissores (sinapse química) ou por impulso elétrico (sinapse elétrica, muito raras em vertebrados). Neurotransmissores são substâncias de baixo peso molecular, sintetizadas no neurônio pré-sinaptico e liberadas na fenda sináptica. Exemplos: acetilcolina, adrenalina, dopamina, serotonina. Sinapses químicas podem ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.7 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com