TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pimenta, Noz Moscada E Cravo Da India

Artigos Científicos: Pimenta, Noz Moscada E Cravo Da India. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 2

Os Introdução

cátions do grupo IV não reagem com HCl, H2S e (NH4)2S. A separação destes cátions a partir dos grupos anteriores, normalmente é realizada por meio da precipitação destes como carbonatos em meio amoniacal. O reagente do grupo é uma solução de carbonato de amônio [(NH4)2CO3] na presença de quantidades moderadas de amônia ou íons amônio ou solução de carbonato de sódio (Na2CO3) na presença de um sal de amônio (cloreto ou nitrato de amônio).

Cálcio

O cálcio é o mais abundante dos elementos do grupo IIA da tabela periódica. Seus sais normalmente são pós brancos e formam soluções incolores, a menos que o ânion ligado ao íon Ca2+ seja colorido.

Os ensaios de chama de sais de cálcio produzem uma chama de coloração vermelho - tijolo.

Bário

O bário é o mais pesado de todos os quatro elementos que compõem o grupo IV de cátions, sendo que seus sais são muito tóxicos.

Nos ensaios de chama os sais de bário apresentam chama de coloração verde.

Estrôncio

Devido a sua posição na tabela periódica, o estrôncio possui propriedades intermediárias entre as apresentadas pelo cálcio e pelo bário. A identificação de estrôncio também pode ser feita via ensaio de chama sendo que, nesse caso, obtém-se uma coloração vermelho - carmim.

Os cátions do grupo IV formam carbonatos insolúveis em água: BaCO3, CaCO3 e SrCO3. Na ausência de amônia ou íons amônio o magnésio também será precipitado como MgCO3. Na presença de um dos reagentes acima, estabelece-se o equilíbrio.

Este equilíbrio diminui a concentração de íons carbonato no meio, de forma que o Kps do carbonato de magnésio não é atingido.

A utilização do (NH4)2CO3 ou do Na2CO3 deve ser feita em meio neutro ou ligeiramente alcalino já que estes reagentes são decompostos por ácidos (mesmo por ácido acético), formando dióxido de carbono.

Deve-se levar em consideração o fato de que o sobrenadante separado de uma análise sistemática completa, normalmente se encontra saturado com sais de amônio. Assim, deve-se realizar um tratamento criterioso a fim de que não ocorram erros na identificação dos cátions desse grupo. Outro problema encontrado na identificação dos cátions do grupo IV ocorre na realização dos testes de chama com uma alça de platina, os quais são menos sensíveis do que os testes de identificação utilizando reações de precipitação e/ou de formação de compostos coloridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com