TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plantas Medicinais

Dissertações: Plantas Medicinais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  1.002 Visualizações

Página 1 de 4

Acônito, descrição botânica

O Acônito, de seu nome cinetifico “Aconitum napellus L – Ranunculaceae”, é um tipo de planta perene, de baixo ou médio porte e pode atingir cerca de um metro de altura, com raízes tuberculosas, o seu caule ereto e as suas folhas alternas tripartidas e de forma irregular. Na parte superior do caule, forma-se um cacho floral ramificado, composto de flores de cor azul ou lilás, sendo mais raras de cor roxa ou de cor branca, zigomorgas, com a forma característica de elmo. O seu fruto é em um tipo de vesícula.

Arnica, descrição botânica

A Arnica, de nome cientifico “Arnica montan L. – Asteraceae (Compositae)”, é uma planta de porte herbáceo e que pode variar o seu tamanho entre os 40 a 70 centímetros de altura. O seu rizoma é de cor castanho escuro, cilíndrico e curvo. Suas folhas nascem rentes ao chão, são de formato oval, parecidas com lanças, com superfície pilosa e várias nervuras. O caule é arredondado, sulcado e piloso. As flores são vistosas, de coloração laranja ou amarela.

Alcachofra, descrição botânica

A Alcachofra, de nome cientifico “Cynara scolymus L. – Asteraceae (Compositae)”, é uma planta que pode atingir até cerca de um metro e vinte de altura, com uma raiz em forma de fuso, caule estriado e com vários ramos,as suas folhas formam um tufo com 2 metros de largura e, ao centro dessa folhagem, nascem hastes erectas que sustentam uma inflorescência do tipo capítulo. As suas flores são de coloração violácea. O receptáculo dos capítulos e a base das brácteas são comestíveis.

Beladona, origem botânica

A beladona é uma planta tóxica, com origem na Europa, África e Ásia ocidental. Pertence à família das solanáceas, sendo muito vulgar nos climas temperados e quentes. É uma das plantas mais venenosas, pois contém toxinas que causam delírios e alucinações.

A planta pode crescer até 5 m de altura e o seu fruto é uma baga venenosa, brilhante e negra que mede cerca de 1,5 cm de diâmetro. É conhecida pelo poder medicinal e empregue como sedativa, antiespasmódica e com poder narcótico.

No Brasil também cresce espontaneamente, onde é conhecida pelo povo como erva-envenenada ou bela-dama.

Guaraná, descrição botânica

O Guaraná, é uma variedade de trepadeira (cipó) lenhosa com uma casca escura e um caule sulcado e pode crescer até aos dez metros se apoiado nas árvores. Quando cultivado em espaços abertos, assume a forma de um arbusto com dois a três metros de altura. As folhas, são compostas por cinco folíolos, de um verde intenso. As flores são brancas ou de cor amarelo-clara e agrupadas ao longo do caule. os frutos crescem em cachos e quando maduros se apresentam semi-abertos.

Jaborandi, descrição botânica

O Jaborandi, de nome cientifico “Pilocarpus microphyllus Stapf. ex Wardleworth – Rutaceae”, é uma planta de porte arbustivo que pode chegar a alcançar até cerca de os dois metros de altura. É conhecida também pelos nomes de Jaborandi do maranhão, Jaborandi legítimo. As suas flores são minutas, ordenadas em racimos espiciformes. Os seus frutos são forma de cápsula cápsula. As suas folhas são providas de umas glândulas translúcidas, das quais se extrai uma substância, que chamada pelo nome de pilocarpina.

Ruibarbo, origem botânica

Esta planta é originária da Ásia ocidental, mas tornou-se conhecida ao longo dos séculos por ser rica em vitaminas, especialmente a vitamina C e ferro.

A planta é um arbusto vivaz que sobrevive aos invernos rigorosos pelas raízes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com