TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plantas Medicinais

Dissertações: Plantas Medicinais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  4.444 Palavras (18 Páginas)  •  1.168 Visualizações

Página 1 de 18

1 APRESENTAÇÃO /JUSTIFICATIVA

Há uma grande quantidade de plantas medicinais, em todas as partes do mundo, utilizadas há milhares de anos para o tratamento de doenças, através de mecanismos na maioria das vezes desconhecidos. Enquanto o princípio ativo não é isolado, as plantas medicinais são utilizadas de forma caseira, principalmente através de chás, ultradiluições, ou de forma industrializada, como extrato homogêneo da planta.

Todo princípio ativo terapêutico é benéfico dentro de um intervalo de quantidade, abaixo dessa quantidade, é inócuo e acima disso passa a ser tóxico. Outro fator bastante importante é a parte da planta utilizada, pois tem determinados órgãos que podem ser utilizados e outros podem ser venenosos em uma mesma planta.

Diante do que foi dito acima, faz-se necessário trabalhar com os alunos a importância da utilização de algumas espécies de plantas na cura e bem estar do ser umano.

– Apresentação e discussão do tema

O assunto será apresentado numa aula expositiva, com a utilização de data show, onde serão apresentados fotos de algumas espécies de plantas e as diversas formas de utilização de cada uma delas, posteriormente será feito apresentação de plantas in natura, conhecidas pela população para cura de algumas doenças e também será confeccionado um chá na sala, para degustação dos alunos.

Para realização dos estudos e discussão a turma será dividida em grupos de alunos conforme a quantidade de aluno que estiver na sala, cada grupo ficará com um subtema para pesquisar e apresentar nas próximas aulas.

Os subtemas a ser discutidos e apresentados serão os seguintes:

1- Formas de obtenção de extratos das plantas, tais como infusão, maceração de plantas verdes ou secas, chás e etc.

2- Plantas que têm determinados órgãos utilizados como medicinais e outros órgãos que podem ser extremamente venenosos ou sem função, daí a importância da utilização do órgão certo e na quantidade certa. Ex.: a utilização do pó da folha de mandioca na quantidade certa é excelente para o tratamento de úlceras e gastrites, porém se for usado em grandes quantidades pode intoxicar o indivíduo e levá-lo a morte.

3- Plantas que têm comprovação cientifica na cura de algumas doenças, bem como o nome dos produtos confeccionados com as mesmas.

Será necessário 1 aulas para cada apresentação e discussão, 5 aulas.

3.2 2º momento – Estudos necessários sobre o tema

As pesquisas serão realizadas em livros e internet de acordo com as referencias sugeridas abaixo, ou em outra fonte que o aluno tenha acesso.

Os alunos farão pesquisas e trarão para escola os conteúdos, após uma leitura prévia, para mostrar e discutir com a professora, que vai verificar se está completa a pesquisa, e após essa verificação, o aluno deverá apresentar o assunto pra toda turma, na próxima aula, como achar melhor (em data show, em forma de persa teatral, paródia, música ou teatro de fantoche). Após cada apresentação haverá interação do professor com a turma para discutir o assunto.

A avaliação será feita de forma processual, com base na participação e no interesse do aluno em pesquisar e discutir os assuntos antes e depois da sua apresentação e dos colegas.

3.3 3º momento – Construção do material de apresentação

Os alunos terão certa liberdade para escolher o tipo de mídia e a forma de apresentação que lhe for mais viável ou acessível, de acordo com suas habilidades. O material poderá ser confeccionado na sala, no horário das aulas, que serão destinadas pra tal, pois são turmas de alunos que trabalham e dispõem de pouco ou nenhum tempo durante o dia.

OBJETIVOS

Despertar nos participantes a importância da utilização de plantas medicinais para cura parcial ou definitiva de algumas enfermidades.

Mostrar algumas plantas e suas respectivas propriedades medicinais, enfatizando o órgão ideal da planta a ser utilizado.

Conscientizar sobre os possíveis efeitos colaterais que podem existir, mesmo se tratando de um produto natural.

• Tema

Plantas medicinais da nossa biodiversidade

• Justificativa

Este projeto visa promover o estudo das plantas medicinais existentes em nossa biodiversidade.

• Objetivo geral

Conhecer nossa biodiversidade valorizando as plantas medicinais existentes na nossa região.

• Objetivos específicos

- Perceber a importâncias das plantas para nossa sobrevivência;

- Identificar e nomear as partes de uma planta;

- Conhecer as plantas medicinais valorizando-as

- Enfatizar a importância da biodiversidade para a qualidade de vida.

- Refletir sobre ações para preservação da biodiversidade.

• O tempo de trabalho

Duas semanas

• A culminância

Álbum contendo plantas medicinais pesquisadas pelos alunos com ajuda da família e livreto informativo para exposicao na biblioteca

Conteúdos:

- nossa biodiversidade;

- fauna e flora

- Importância das plantas;

- Partes da planta

- Plantas medicinais;

- Desmatamento e poluição;

Materiais:

Para as atividades de sala de aula: pesquisas impressas, revistas, jornais, livros específicos, papéis variados para cartazes, canetinhas e lápis de cor, tintas, cola, tesouras, barbantes, papéis para dobradura, materiais descartáveis que possam ser reciclados, etc.

Vídeos específicos a fim de que mostrem a diversidade da fauna.

Etapas Previstas:

- Pesquisa e discussão do tema;

- Passeio para conhecer a biodiversidade que temos próximo a nossa escola

- Mãos à obra: iniciar os trabalhos manuais, como cartazes, panfletos educativos,

- Aprofundando os conhecimentos: trabalhar de acordo com a capacidade dos alunos, nomeando as partes das plantas, separando-as por espécies, conhecendo plantas medicinais, etc.; nessa etapa os alunos poderão trabalhar em grupos a fim de montar um álbum com cada espécie de plantas pesquisada.

- Exposição dos trabalhos desenvolvidos e das aprendizagens feitas durante a execução do projeto.

Avaliação:

A avaliação deverá ser contínua, faremos observação da participação e envolvimento de cada aluno, anotando as informações dessas participações: se fizeram as pesquisas, se foram responsáveis com as tarefas e trabalhos de casa, se levaram os materiais recicláveis, dentre outras, faremos considerações acerca de cada aluno.

O LUGAR ONDE PRETENDEMOS PLANTAR UMA HORTA DE PLANTAS MEDICINAIS DEVE TER:

Boa incidência de sol, água em abundância e disponível,

Observar as características de cada planta, suas necessidades e exigências.

Os canteiros devem ter 1 a 1,2 metro de largura e 2 de altura. A terra das sementeiras devem ser bem fofas e as sementes devem ser cobertas com areia bem fina e peneirada.

Observar o espaçamento entre linhas e plantas exigida por cada espécie que deseja plantar. Sugere-se 30cm de largura por 30 cm de comprimento e 30 de fundura.

O solo deve ser fértil, com terra bem fofa. Fazer uma limpeza da área,

revolvendo o solo, retirando todas as plantas indesejáveis.

Planejar a distribuição das espécies e a formação dos canteiros para evitar a erosão.

É bastante recomendável que se faça a análise do solo. A EMBRAPA possui esse serviço disponivel.

O PLANTIO

Faça uma seleção das ervas que, por facilidade de cultivo ou mesmo em função da aplicabilidade você queira cultivar em casa. Clique para ver uma tabela de plantio!

COMO ADUBAR

Uma adubação equilibrada proporcionará plantas resistentes a pragas e doenças. As plantas devem ser cultivadas de maneira natural, sem agrotóxicos. Na correção do solo, não deve ser usado nenhum tipo de fertizante químico, pois esses produtos podem ser absorvidos pelas plantas e causar prejuízos à saúde das pessoas. O combate às pragas também deve ser de forma natural. Uma forma de se fazer isso é através da consorciação de culturas.

COLETA

Pela manhã, logo que secar o orvalho das plantas. É sempre melhor colher as plantas medicinais em dias amenos, sem chuva, no período de estio, em horário de sol fraco e suave.

As raízes podem permanecer por algum tempo ao sol.

As folhas, brotos e talinhos devem ser escolhidos antes das floradas.

Flores como camomila e rosa-branca, devem ser colhidas antes da maturação completa. Espere que o botão se abra pela metade e então colha.

Coletar frutos e sementes quando atingirem a maturação total.

Casca e entrecasca devem ser colhidos quando a planta estiver florida

Evite a coleta de plantas com manchas, terra, poeira, órgãos deformados, etc.

Nunca use água para lavar folhas e raízes que você pretende conservar.

SECAGEM

Espalhe a planta ou suas partes sobre um pano ou plástico:

Seque o material à sombra, evitando secagens ao sol e ao fogo, porque alteram a qualidade da planta;

Raizes, caules e cascas podem ser secos ao sol;

As flores precisam secar sem receber luz solar direta; Brotos, folhas e plantas inteiras são secos à sombra, em lugares arejados;

Quando se tornarem quebradiças, as plantas estarão prontas para uso, devendo serem guardadas em vidros fechados, longe da luz, pó e umidade.

ARMAZENAMENTO

O armazenamento deve ser feito rapidamente, evitando assim a perda dos princípios ativos das plantas, preferencialmente em ambiente arejado e seco, sem acesso de poeira ou animais.

Dicas de Plantio

Funcho e Losna - Não devem ser plantadas perto de nenhuma outra planta

Hortelã - Pode ser plantada como bordadura.

Tomilho - Seu cheiro mantém afastada a borboleta-da-couve

Mil-folhas - Serve como bordadura aumentando a produção de óleos essenciais quando plantadas perto de ervas aromáticas

Catinga-de-mulata - seu aroma afasta insetos voadores

Manjerona - Melhora o aroma das plantas

As plantas medicinais são tão abundantes que podemos facilmente encontrá-los em um parque no campo ou apenas cultivá-las nós mesmos, por isso é útil para conhecer os melhores métodos e horários para coleta de plantas medicinais.

A coleta de ervas e plantas medicinais é feita pelo período eles devem chegar a uma maior concentração de seus óleos voláteis, como nos dias antes da frutificação.

É desejável para considerar o tempo para a colheita. São considerados adequados dias secos após o orvalho se evaporou, mas antes do meio dia.

Depois de ter suas coletadas plantas medicinais, limpá-los de insetos, sujeira e folhas mortas e armazená-los em um local escuro e seco.

Recolha das folhas de

Folhas é preferível a ser recolhidos antes a flor se abre a planta, bem como melhor conservar o seu aroma e óleos voláteis.

Colecção de flores

A melhor época para colher as flores quando a flor está começando a abrir ou quando ele é aberto a todos, dependendo das espécies em causa.

Coletar as sementes

As sementes devem ser coletadas assim que eles estão maduros. De preferência, ser armazenado em feixes de tecido, não de plástico como eles estão em risco de podridão.

Coleta dos frutos

Os frutos das plantas medicinais são colhidas quando estão totalmente crescidas, mas antes de começarem a murchar.

Coleta de hastes

Estas serão recolhidas pela planta. Essas hastes herbáceas devem ser colhidas na primavera e verão, muito antes do florescimento, enquanto o tipo lenhosa deve ser colhido entre o outono eo inverno.

Recolha de casca

A casca é colhida na primavera ou outono, dependendo se se trata de árvores ou arbustos, respectivamente. É conveniente para colher no final do ciclo da planta ou antes floresce.

Coletados a partir das raízes

Também planta de colheita de raiz depende do ciclo. Embora a grande maioria é coletada no outono, pode haver alguma raiz é colhida na Primavera.

Tendo em mente estes pontos simples que você coleta a planta medicinal que realmente precisa dele. Certifique-se identificaram corretamente as espécies de plantas, porque se fosse para ir uso errado e errado como uma erva medicinal, poderia afetar negativamente sua saúde.

Antes de passarmos à descrição de cada uma delas, vamos ensinar a você como preparar um delicioso chá.

Não poderemos deixar ferver a água, nem colocar as folhas ou flores numa caneca e esquecer em cima do fogão.

Ferver elementos ativos na maioria das vezes dá péssimos resultados, proporcionando um chá amargo e de sabor desagradável.

As substâncias contidas nas folhas, cascas e flores têm princípios amargos, muito tanino e componentes fenólicos que passam despercebidos quando não são submetidos a altas temperaturas de cozimento, nem são volatilizados pelo calor excessivo.

Esquente a água para o chá até que ela inicie aquele barulhinho de chiado, muito conhecido pelos gaúchos no preparado da mais famosa bebida do sul, o chimarrão.

Colocar as folhas, flores ou cascas escolhidas para o chá num bule de louça ou vidro refratário e despejar a água na quantidade que irá utilizar.

Abafar com tampa ou pires e aguardar um ou dois minutos, o tempo que poderá colocar o açúcar ou adoçante na xícara e arrumar seu lugar para degustar o chá.

Despeje o chá na xícara, coando as partes em suspensão, use coador metálico ou plástico, o que tiver.

Adoce a gosto e prepare seu paladar.

Hummm…..que coisa boa!

Chá, uma fatia de bolo, biscoitinhos recém feitos.

Se acompanhados de um livro bom, então, não tem preço!

RELAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS

Abacateiro: diurética, cálculos renais, fígado, rins, bexiga.

Abutua/Cóculos: Cálculos renais, cólicas uterinas, fígado.

Agoniada: Inflamações de útero, ovários e menstruações difíceis.

Alcaçuz: Bronquite, tosse, laringite, rouquidão.

Alcachofra: Diminui o colesterol, digestivo, hepático.

Alecrim: estimulante, circulatório, tônico capilar e inalação.

Alecrim do Campo: Tônico, vias respiratórias e banhos relaxantes.

Alfafa: Baixa o colesterol, osteoporose, raquitismo, relaxante.

Alfavaca: Rins, prisão de ventre, aftas, bronquite, gripes fortes.

Alfazema: Calmante, asma, gases, rinite, analgésica nas dores.

Algodoeiro: Hemorragia uterina, regras profusas, reumatismo.

Ameixa folhas: Prisão de ventre, laxativo médico, azia.

Amor do Campo: Afecções das vias urinárias e rins, prostatite.

Angélica: Cólicas, gases, digestiva, nevralgias, enxaquecas.

Angico: Diarréia, desenteria, gripes. Uso externo: Lavagens e gargarejos.

Aniz Estrelado: Relaxante, insônia, gases (infantil e adulto).

Aperta Ruão: Mau hálito, fígado, diarréia, hemorragias.

Aquileia-Mil Folhas: Analgésica, febrifuga, bactericida, menopausa.

Arnica: Anti-inflamatória, reumatismo, artrite, artrose, dores.

Arueira: Diurética, ciática. Uso externo: Contusões, icterícia.

Arruda: Amenorréia. Uso externo: Varizes, flebites, abcessos, erisipela.

Artemisia: Nevralgia, cólica menstrual, vermes, circulatória.

Assa Peixe: Expectorante, tosse, resfriados, diurético, cicatrizante.

Avenca:Afecções catarrais, bronquite, tosse, laringite.

Bálsamo: Incontinência urinária, expectorante. Uso externo: Afecções da pele.

Ban Chá: Desintoxicante, digestivo, colesterol e emagrecedor.

Barbatimão: Gastrite, úlceras. Uso externo: Cicatrizante, lavagem íntima.

Bardana: Desintoxicante, depurativo, cicatrizante, colesterol.

Batata de Purga: Laxativo energético, depurativo.

Betula: Gota, colesterol, triglicérides, ácido úrico, dores.

Boldo do Chile: Hepatoprotetor, fígado, pâncreas, vesícula.

Buchinha do Norte: Uso externo para inalação contra a sinusite.

Bugre/Porangaba: Ácido úrico, gota, depurativo, emagrecedor.

Cabreúva: Diabetes, reumatismo, coluna, gota, contusões.

Cactus: Cardiotônico, contra palpitações, síndromes cardíacas.

Cajueiro: Diabetes, colesterol, triglicérides, depurativo.

Calendula Flor: Cicatrizante, calos, verrugas, frieiras, manchas.

Cambará: Expectorante, balsâmico, tosse e gripes.

Cambuí: Anti-hemorrágico, é usado nas vias respiratórias.

Camomila: Estomacal, nas cólicas das crianças e enxaqueca.

Cannabis: Efeito antiemético, podendo ser usado no alívio do enjoo e depressão relacionados com o câncer. Analgésico. Reduz significativamente a pressão intraocular e o fluxo lacrimal em pacientes com glaucoma.

Cana do Brejo: Diurético, anti-inflamatório, cistite, próstata.

Canela: Estimulante, gripes, resfriados, febres.

Capim Cidrão - Erva Cidreira: Trata insônia, agonia, palpitações.

Capim Rosário: Depurativo das vias urinárias.

Carapiá: Afrodisíaco, irregularidades do fluxo menstrual.

Cardo Santo: Febrífugo, coqueluche, asma, bronquite, estomacal.

Carqueja Doce: Hepatoprotetora, digestiva, diurética, emagrecedora.

Carqueja Amarga: Depurativa, emagrecedora, colesterol, diabetes.

Carrapicho: Dores lombares, males da bexiga, rins.

Carobinha: Deputativa, antialérgica, disenteria, prostatite.

Cordão de Frade: Febre reumática, dores musculares, e circulação.

Carvalho Casca: depurativo, cicatrizante, Interno e Externo.

Cascara Sagrada: Laxativo, emagrecedora, trata a bílis e baço.

Casca d'anta-abóbora: Trata a anemia, fraqueza digestiva, vômitos.

Casca de Impurana: Balsâmica das vias respiratórias, colites.

Casca de Laranja: Relaxante, digestiva, aromática.

Castanha da Índia: Má circulação, flebite, hemorróidas e varizes.

Catinga de Mulata: Artrite, artrose, gota. Uso Externo: Psoríase, piolhos.

Catingueira: Depurativo, afrodisíaco. Uso Externo: Eczema, impingem, erisipela.

Catuaba: Energético, falta de memória, afrodisíaco.

Cavalinha: Diurético, ácido úrico, circulação, hipertensão, rins.

Cedro: Febres altas, desenterias, fraqueza orgânica. Uso externo: Dores musculares.

Centaurea - Fel da Terra: Inapetência, estômago, febre alta, hepatite.

Centella Asiática: Celulite, gordura localizada, circulatória, caimbras.

Chá Preto: Estimulante, digestivo, tônico.

Chapéu de Couro: Depurativo, colesterol, diabetes, gota, ácido úrico.

Chapéu de Napoleão - Aguai: Semente energética, uso externo comprovado.

Cinco Plantas: Espécies diuréticas.

Cipreste/Tuia: Disenteria, corrimento. Uso Externo: Feridas, úlceras, verrugas, calos.

Cipó Azougue: Depurativo, eczemas, feridas, furúnculos, herpes.

Cipó Cabeludo: Cistite, nefrite, uretrite, não elimina a albumina.

Cipó Caboclo: Orquite, hemorróidas, flebites, erisipela.

Cipó Cravo: Estomacal, gastrite, azia, gases.

Cipó Cruz Cainca: Reumatismo, diabetes, ácido úrico, inchaço.

Cipó Cruzeiro: Reumatismo, artrose, artrite, coluna, tendenite.

Cipó Prata: Areias e cálculos de rins e bexiga, dores.

Cipó Suma: Depurativo, furúnculos, acne, eczema, afecções mucosas.

Coentro Grão: Digestivo, gases intestinais, colite.

Composto Emagrecedor: Combinação de onze espécies medicinais, atuando como desintoxicante, depurativa, diurética, laxante brando.

Composto Energético: Combinação de espécies tônicas e estimulantes.

Coro-Onha - Olho de Boi: Uso Externo: Sementes energéticas para hipertensão.

Curcuma: Fígado, vias urinárias, icterícia, bronquite.

Damiana: Incontinência urinária, impotência, tônico e estimulante.

Dente de Leão: Depurativo, desintoxicante, laxante brando.

Douradinha: Diurética, depurativo, afecções cutâneas, ácido úrico.

Endro Dill: Cólicas, calmante leve, aumenta o leite materno.

Erva Baleeira: Reumatismo, artrite, artrose, dores musculares.

Erva de Bicho: Tratamento de hemorróidas e úlceras, varizes, uso interno/externo.

Erva Doce: Gases intestinais, cólicas, estimulante.

Erva Passarinho: Moléstias pulmonares. Uso Externo: Eczemas, sarna.

Erva Santa Maria: Vermífuga, parasitas intestinais, laxativo.

Erva São João - Mentrasto: Antidepressivo, males da menopausa, dores musculares, colites e cólica menstrual.

Erva Tostão - Pega Pinto: Afecções urinárias, fígado e baço.

Espinhera Santa: Gastrite, úlcera, calmante das paredes estomacais.

Estigma de Milho: Hidratante dos rins e cólica renal.

Eucalipto: Desinfetante das vias respiratórias e balsâmico.

Fava de Santo Inácio - Gengiroba: Icterícia, hepatite, purgante.

Flor de São João: Vitiligo.

Fedegoso: Laxante, depurativo. Uso Externo: Afecções da pele.

Feno Grego: Diabetes, digestivo, laxante brando.

Fucus Vesiculosus: Disfunções da tireóide, vesícula, obesidade.

Funcho: Gases, digestivo e relaxante.

Garra do Diabo: Reumatismo sangüíneo, esporão, gota, desintoxicante.

Genciana: Fraqueza orgânica, anemia, tônico estimulante de apetite.

Gervão: Tônico estomacal, fígado, pâncreas, depurativo.

Gengibre: Asma, bronquite, rouquidão, colesterol.

Gingko Biloba: Atua nos radicais livres. Oxigenação cerebral.

Goiabeira: Combate a diarréia e afecções da garganta.

Graviola: Diabetes, colesterol, emagrecimento.

Guaco: Expectorante, tosse, bronquite e resfriados.

Guaraná: Estimulante físico e mental.

Guassatonga: Gastrite, úlcera, depurativo, cicatrizante, herpes.

Hamamelis: Favorece a circulação, varizes, trombose, hemorróidas.

Hibiscus - Rosella: Antifebril, digestivo, relaxante, obesidade.

Hipérico: Antidepressivo.

Hortelã: Espasmos, náuseas, azia, relaxante, dispepsia nervosa.

Imburama Sementes: Tônico, gastrite, tosse, expectorante, asma.

Ipecacuanha: Desenteria, catarros do pulmão, bexiga, garganta.

Ipê Roxo/Pau-d'arco: Arterioesclerose, fortifica o sangue, úlceras.

Jambolão: Eficaz no tratamento do diabetes.

Japecanga: Depurativo, diurético, sífilis, reumatismo.

Jasmim Folhas: Digestivo, alcoolismo, cardiotônico, circulatório.

Jasmim Flor: Relaxante, digestivo, insônia.

Jatobá: Balsâmico, bronquite, laringite, orquite.

Jarrinha: Nevralgias, dores musculares e artríticas, estimulante.

Jequitibá: Uso externo: gargarejos, aftas, anjina, amigdalites.

João da Costa: calores da menopausa, trata o útero e ovários.

Juá: saponáceo natural, anticaspa uso externo.

Jurema preta: uso externo: feridas, cancros, úlceras, erisipelas.

Jurubeba: hepatoprotetor, vesícula, pâncreas, baço, intestinos.

Kumell: Diurético, cólicas, estomacal.

Levante: Febres, congestão nasal, expectorante.

Limão Bravo: Friagem, tosse, bronquite, resfriados.

Linhaça: Laxante brando, gases intestinais.

Lobelia: Desinfetante das vias respiratórias, tabagismo.

Losna: Falta de apetite, diabetes, fígado, pâncreas, bílis, mau hálito.

Lotus: Emoliente catarral, antitossígeno, rinite, laringite.

Louro: Amenorréia, nevralgia, cólicas estomacais e menstruais.

Lúpulo: Calamte, insônia crônica.

Maçã: Digestivo, relaxante, debilidade estomacal.

Macela: Antidiarréica, fígado, pâncreas, colite, vesícula.

Malva Branca: Gengivite, garganta, abcessos e desinfetantes.

Mamica de Cadela: Dores de dente e ouvido. Uso interno e externo vitiligo.

Manjericão: Anti-inflamatório, garganta, tosse, digestivo.

Maracujá: Calmante, sedativo leve, insônia, alcoolismo.

Marapuama: Tônico nervino, afrodisíaco, impotência sexual.

Mate: Tônico cerebral, estimulante, digestivo, diurético.

Melão de São Caetano: Regulariza o fluxo menstrual. Uso externo: piolhos.

Melissa - erva cidreira: Cardiotônica, calmante, gastrite crônica.

Mentruz/Mastruço: Fortalecedor pulmonar, gastrite, cicatrizante.

Menta: Digestivo, espasmos, cálculos biliares.

Milomens: Afecções das vias urinárias, prostatite, diurético.

Mulungu: Sedativo, insônia crônica, alcoolismo, asma.

Mutamba: Afecções do couro cabeludo e queda de cabelo. Uso externo.

Noz de Cola: Debilidade física, mental e sexual, estimulante.

Nogueira: Trata útero, bexiga, inflamação dos ovários.

Noz Moscada: Estomacal, cólicas, arrotos, soluços, hipertensão.

Nó de Cachorro: Estimulante geral e afrodisíaco.

Oliveira: Regula os intestinos e pressão arterial.

Pacová: Vermífugo, trata gastralgia e estômago.

Plama Cristi: Emoliente do intestino, auxilia no emagrecimento.

Panacéia: Depurativo, afecções de pele, sífilis, diurético.

Para Tudo: Reconstituinte digestivo, evacuações sanguinolentas.

Parietaria: Cálculos renais e retenção urinária.

Pariparoba: Fígado, vesícula, baço, gastralgia e azia.

Parreira Brava: Males do fígado e digestão, reumatismo e cólicas.

Pau Ferro: Diabetes, diminuindo o volume da urina e sede.

Pau Pereira: Digestão difícil, estomacal, prisão de ventre.

Pau Tenente - Quassia: Hepaprotetos, oxiúridos, diabetes.

Pata de Vaca: Diabetes, depurativa, diurética.

Pedra Ume Caá - Insulina Vegetal: eficaz no diabetes.

Peroba: Trata a epilepsia, histeria, asma, coqueluche.

Pfafia Panic-Ging Seng: Energético, colesterol, diabetes.

Picão: Icterícia, hepatite, boca amarga, alergias. Uso interno e externos.

Pimenta de Macaco: Digestiva, afrodisíaco.

Pitanga: Febre, ácido úrico, diabetes, colesterol.

Pixuri: Usado nas paralisias e derrames. Uso externo picada de inseto.

Poejo: Expecetorante, gripes, resfriados, tosse crônica e asma.

Pulmonária: Trata pneumonia, tuberculose, enfizema pulmonar.

Pulsatila: Corrige o fluxo menstrual, cólicas.

Quebra Pedra: Cálculos renais, dores lombares, próstata, cistite.

Quina Quina: Tônico amargo, hepaprotetor, antidiabético. Uso externo: queda de cabelo.

Quixaba: Cistos de ovário, inflamações no útero, corimento.

Romã Casca: Afecções da laringe, faringe, cicatrizante.

Rosa Branca: Inflamações uterinas, rins. Uso Externo: Banhos.

Rosa Rubra: Uso Externo: Trata mucosas, olhos, úlceras.

Rubi: Ácido úrico, reumatismo, anti-hemorrágico.

Ruibarbo: Vermífugo, laxativo, adstringente. sacaca Sabugueiro Flor: Febre, resfriados, catapora, sarampo, escarlatina.

Sálvia: Tônico mental, digestivo eficaz, males da menopausa.

Salsaparrilha: Altamente depurativo, colesterol, ácido úrico, acne.

Samambaia: Dores reumáticas, artrite, gripes fortes.

Sapé: Retenção urinária, fígado. Uso Externo: Dentição de neném.

Sassafraz: Depurativo, dores artríticas, inchações.

Sene Folhas - Folículos: Laxativo, regulador intestinal, obesidade.

Sete Sangrias: Depurativo, hipotensor, colesterol.

Stevia: Trezentas vezes mais doce que o açúcar, para diabéticos.

Sucupira Sementes: Reumatismo agudo, osteoporose, laringe.

Tanchagem: Gargarejos, gengivites, purifica o sangue.

Tayuia - Cabeça de Negro: Psioriase, erisipela, interno/externo.

Tília: Antidepressivo, espasmódico, calmante.

Tomilho: Tônico estomacal, desinfetante das vias respiratórias.

Umbauba: Diabetes, bronquite e tosse.

Unha de Gato: Depurativa, febres altas, reumatismo, tumores, convalescência.

Unha de Vaca: Diurética, diabetes, depurativa.

Urtiga: Menstruação irregular. Uso Externo: Irritações e corrimentos.

Urucum: Anemia, cardiotônica, colesterol. Uso Externo: Bronzeador natural.

Uva Ursi-Ursina: Areias de rins, e bexiga, ácido úrico, próstata.

Valeriana: Calmante, insônia crônica, stress, labirintite.

Velame do Campo: Escrofulose, ganglios, eczemas, depurativa.

Verbasco: Bronquite, catarros crônicos, artrite, e hemorróidas.

Verbena: Hepatoprotetora, enxaqueca, digestiva, relaxante.

Zedoaria: Gastralgias, estomatites, úlceras, mau hálito.

Zimbro: Anti-Séptico das vias urinárias, cálculos renais, febres.

Aromaterapia

Medicina natural baseada no uso de plantas aromáticas com fins terapêuticos. Conheça seu princípio, sua prática, benefícios e contra-indicações.

Jardim Botânico Bauru

O Jardim Botânico de Bauru (no Interior de São Paulo) possui um jardim sensorial. Inaugurada em 2001, a praça de plantas medicinais foi reformada e transformada, no ano 2011, em um jardim sensorial. Possui informações e conceitos sobre plantas med...

Jardim Botânico Rio de Janeiro

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro está localizado precisamente no bairro que leva seu nome: Jardim Botânico, e está localizado na zona sul da cidade maravilhosa (veja o mapa com a localização abaixo).

Óleos essenciais

O que são óleos essenciais ?

O óleo essencial é o líquido obtido de uma planta, através de destilação ou extração química por solventes.

Abacaxi

Planta medicinal utilizada contra a celulite, geralmente apresentada em forma de cápsulas.

Abóbora

Planta medicinal utilizada principalmente contra a hiperplasia benigna da próstata.

Absinto

O absinto é uma planta medicinal que favorece a digestão e pode ser freqüentemente encontrada em forma de infusão ou decocção.

Açafrão

Planta medicinal, indicada como adjuvante contra certos tipos de câncer ou contra o envelhecimento precoce.

Açafrão-da-terra

Planta medicinal com forte efeito antioxidante, tendo uma ação preventiva contra o câncer, pode ser encontrada em pó ou em cápsulas.

Açaí

Planta medicinal com efeito antioxidante, indicada principalmente na prevenção de doenças cardíacas e derrames.

Acerola

Planta medicinal originária da América do Sul, muito rica em vitamina C, que exerce um efeito preventivo e curativo em caso de doenças infeccios.

Agave

Planta medicinal laxante utilizada em caso de prisão de ventre ou distúrbios digestivos.

Agnocasto

O agnocasto é uma planta medicinal utilizada contra a dismenorréia (cólicas menstruais) que pode ser encontrada frequentemente em forma de cápsulas.

Aipo

Planta medicinal com efeito diurético, utilizada em caso de cistite, pode ser utilizada em forma de infusão à base de grãos.

Alcachofra

Planta medicinal protetora do fígado, utilizada contra problemas hepáticos como os cálculos biliares, má digestão, cirrose e colesterol alto.

Alcaçuz

Planta medicinal expectorante utilizada principalmente em caso de tosse ou catarro.

Alecrim

Planta medicinal diurética, aromática, antioxidante e anti-reumatismal.

Alface

Planta medicinal utilizada na fitoterapia devido principalmente ao seu efeito calmante, como em casos de insônia.

Alface selvagem

Planta medicinal utilizada na fitoterapia devido principalmente ao seu efeito calmante, como em casos de insônia

Alfazema

Planta Medicinal utilizada em uso interno para tratar a ansiedade e em uso externo para desinfetar os ferimentos leves.

Alho

Planta medicinal utilizada contra arteriosclerose e contra a hipertensão.

Alho de urso

O alho de urso é uma planta medicinal utilizada contra a arteriosclerose e a hipertensão e pode ser encontrada em forma de cápsulas ou gotas.

Almecegueira

Planta medicinal antioxidante que promove proteção contra os raios solares nocivos (UVB), agindo como protetor solar.

Aloe

Planta medicinal antiinflamatória e desinfetante utilizada para feridas e queimaduras, também conhecida como babosa.

Alquemila

Planta Medicinal de propriedades adstringentes, utilizadas em casos de diarréia benigna ou menstruações dolorosas, é apresentada quase sempre em forma de infusões (chás).

Altéia

Planta medicinal béquica utilizada contra a tosse e como mordedor para as crianças. Ela é geralmente encontrada em infusão (chá) ou em raíz seca.

Amora-preta

Planta medicinal com efeito adstringente, indicada para combater as diarréias, ela pode ser encontrada geralmente em infusão.

Angélica

Planta medicinal com efeito espasmódico e tônico, utilizados principalmente em casos de espasmos digestivos e fadiga.

s

Anis-estrelado

Planta Medicinal utilizada contra problemas digestivos e em particular contra gases. É apresentada quase sempre em forma de infusão.

Arando vermelho

Planta medicinal utilizada principalmente na prevenção e como desinfetante das vias urinárias (por ex. cistite). Pode ser encontrada frequentemente como suco.

Argânia

Planta (medicinal) utilizada principalmente em forma de óleo, para diversos usos cosméticos e dermatológicos.

Arnica

Planta medicinal antiinflamatória utilizada em uso externo, em caso de contusões ou hematomas, é apresentada em forma de pomada.

Aroeira (aroeira-da-praia)

Planta medicinal com efeito anti-inflamatório, cicatrizante e antimicrobiano. Utilizada principalmente em casos de candidíase.

Arruda

Planta medicinal com efeito de fortalecer vasos sanguíneos, sendo utilizada como escalda-pé em casos de varizes.

Árvore do chá

Planta Medicinal utilizada principalmente em forma de óleo essencial, indicada sobretudo em caso de micoses dos pés ou das unhas.

Babosa

Planta medicinal antiinflamatória e desinfetante utilizada para feridas e queimaduras, é geralmente apresentada sob forma de gel ou pomadas.

Barbatimão

Planta medicinal utilizada há muito tempo pelos indígenas.Tem ação anti-séptica, cicatrizante, antibacteriana e antifúngica.

Bardana

Bardana, planta medicinal utilizada em uso interno contra a acne e os furúnculos, e em uso externo, no tratamento contra o eczema.

Beladona

Planta Medicinal indicada em caso de problemas do sistema nervoso ou da digestão bem específicos. É prescrita sob estrita supervisão médica e é geralmente encontrada em forma de gotas.

Beterraba

Planta medicinal (legume) utilizada contra a hipertensão ou em atletas de resistência para aumentar o desempenho.

Bétula

Planta Medicinal utilizada como diurético contra as cistites (leves), é geralmente encontrada em forma de infusão.

Boldo-do-Chile

Planta Medicinal utilizada principalmente por seu efeito espasmolítico, contra os distúrbios digestivos,como queimações de estomagos.

Bolsa-de-pastor

Planta medicinal com um efeito adstringente, utilizada principalmente em casos de problemas de menstruação.

Borragem

Planta medicinal utilizada para tratar e apaziguar diversos problemas de pele (pele seca ou sensível, neurodermatite, rugas,...)

Broto de pinheiro

Planta medicinal com efeito expectorante, administrado em uso interno para tratar a tosse produtiva. Ele é geralmente utilizado em xarope ou balas.

Butterbur

Planta medicinal com efeito antialérgico e espasmolítico, utilizada respectivamente contra a rinite alérgica e as dores de barriga. Ela pode ser encontrada em forma de medicamentos prontos para o uso.

Cacau

Planta medicinal com efeito estimulante sobre o sistema nervoso, útil para tratar uma depressão leve e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Café

Planta (medicinal) utilizada como estimulante, aceleradora da absorção de outras moléculas (aumento da rapidez do efeito, por ex. do paracetamol), contra as dores de cabeça, enxaquecas e outras.

Cálamo-aromático

Planta medicinal de efeito estomáquico com ação eficaz contra as queimações de estômago, pode ser encontrada em forma de infusão (chá).

...

Baixar como  txt (34.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »