TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição Atmosferica

Casos: Poluição Atmosferica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

Poluição Atmosférica

• Causas

A principal causa da poluição atmosférica é a atividade industrial. Certos tipos de indústrias destacam-se como grandes fontes de poluição como as refinarias de petróleo, as indústrias de cimento, as usinas termelétricas, as indústrias siderúrgicas, etc. Quanto maior for o nível de industrialização, maior o consumo de combustíveis fósseis e matérias-primas e, consequentemente, maior a produção de resíduos e poluição do ar.

As queimadas, os veículos automotores são outros agentes poluidores.

• Consequências

A poluição atmosférica afeta quase todos os médios e grandes centros urbanos do Brasil. Nas grandes cidades, áreas de maior concentração industrial de veículos automotores, o problema é mais grave.

Cubatão = O Vale da Morte

Cubatão, centro industrial da baixada Santista, é considerada a cidade de maior poluição atmosférica do Brasil e talvez até do mundo. Pólo da indústria petroquímica, química e siderúrgica, localiza-se numa área imprópria, junto à serra do Mar, área com ventos fracos. Em Vila Parisi, bairro habitado por trabalhadores, a poluição atinge níveis alarmantes, afetando a saúde da população.

Além das doenças cardiorrespiratórias várias crianças nasceram sem cérebro (anencefalia) e com outras anomalias.

A mata Atlântica foi, em grande parte, destruída pela poluição, nas áreas próximas a Cubatão.

Efeito Estufa

Efeito estufa é a elevação da temperatura da Terra, como consequência do excesso de certos gases na atmosfera, principalmente do gás carbônico (dióxido de carbono) e outros.

Esses gases apresentam a mesma propriedade dos vidros transparentes utilizados nas estufas de jardins empregados em países de clima frio. Deixa passar a luz solar, mas impedem a saída do calor, bloqueando e enviando, de volta à Terra, parte da radiação infravermelha (calor) irradiada por nosso planeta.

Convém salientar que o efeito estufa é benéfico aos seres vivos, pois impede grandes variações de temperatura entre o dia e a noite. Entretanto, uma quantidade excessiva de gás carbônico na atmosfera contribui para aumentá-lo, aquecendo a atmosfera em excesso causando buracos na camada de ozônio.

Camada de Ozônio

Esse gás é fundamental à vida no planeta, pois filtra uma significativa parcela dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol, impedindo que cheguem à superfície com muita intensidade.

Caso não existisse esse filtro representado pelo ozônio, grande parte dos seres vivos existentes no planeta não sobreviveriam. A radiação ultravioleta em excesso provoca câncer de pele, doenças em animais e vegetais, envelhecimento precoce, etc.

Os cientistas descobriram a existência de um "buraco" na camada de ozônio, situado sobre a Antártica. Recentemente, outro buraco foi detectado no pólo Norte, embora de menores proporções que o do polo Sul. A principal causa desse problema é o consumo elevado dos CFCs - clorofluorcarbono - utilizados como propelentes em sprays (desodorantes/ inseticidas) e aparelhos de ar condicionado, geladeiras, etc.

Proposta

Anúncios e Palestras informando sobre o problema que causa a emissão de alta quantidade de poluentes e gases tóxicos no ar e na atmosfera

O primeiro passo para ajudar a diminuir a poluição da atmosfera é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com