TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição Atmosferica

Pesquisas Acadêmicas: Poluição Atmosferica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório sobre poluição atmosférica.

Com a evolução tecnológica e econômica, o Homem tem utilizado recursos os quais trazem benefícios, porém tem impacto direto em nosso meio ambiente.

A queima de combustíveis fósseis é um exemplo de recurso que é utilizado para mover máquinas , automóveis, gerar energia etc, e acabam liberando na nossa atmosfera gases tóxicos como o CO2,os quais trazem grandes consequências para o meio ambiente, pois o acúmulo de CO2 na atmosfera retém a radiação infravermelha na atmosfera, impedindo a saída desta radiação causando assim o aquecimento na temperatura terrestre o que ocasiona chuva em excesso em alguns locais causando destruição de plantações, secas severas em outras localidades, aumentando o risco de extinção de várias espécies vegetais e animais.

Um exemplo recente das consequências do aquecimento global, ocorreu na Europa, onde houve uma onda de calor que matou pelo menos 20.000 pessoas, nessa onda de calor ocorrida no ano de 2003, os termômetro chegaram a marcar mais 50 graus centígrados em algumas regiões da Europa, além de problemas a saúde trouxe impactos consideráveis também à agricultura.

Um dos efeitos mais devastadores e imprevisível do aquecimento global seria a alteração da nossa biodiversidade pois com o aumento da temperatura da terra, muitos tipos de plantas e animais deixariam de existir, como a maioria dos ecossistemas são interconectadas, essa reação em cadeia seria imensurável.

O documentário “uma verdade inconveniente” que traz muitas informações sobre o aquecimento global apresenta um outro dado preocupante, referente ao derretimento das geleiras da Antártica, a maior massa de gelo do nosso planeta está se derretendo a uma velocidade maior do que a prevista por cientistas, e se esse gelo derreter-se por completo aumentará o nível da água do mar em aproximadamente 6 metros alagando diversos locais ao redor do mundo, lugares onde vivem centenas de milhões de pessoas, imagine o impacto de deslocar essa quantidade de pessoas devido a esse desastre natural.

Conscientes de necessidades de mudanças, para diminuir a emissão de poluentes na atmosfera, líderes de várias nações assinaram o protocolo de Kyoto, visando diminuir a emissão de gases do efeito estufa, principalmente por parte dos países industrializados, além de criar formas de desenvolvimento de maneira menos impactante àqueles países em pleno desenvolvimento.

Os gases: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), hexafluoreto de enxofre (SF6), hidrofluorcarbonos (HFCs) e perfluorcarbonos (PFCs), são os gases que estão relacionados ao aquecimento global e que deve ser reduzida sua emissão por parte dos países que fazem parte do tratado.

Infelizmente o em 2001, os Estados Unidos país que mais emite os gases do efeito estufa, visando manter o seu crescimento econômico, desligaram se do acordo.

Muitas empresas implantam sistema de gestão ambiental (SGA) que tem por objetivo avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades, buscando certificações como a ISO 14000 que foi criada visando a padronização dos processos de empresas que utilizassem recursos tirados da natureza e/ou causassem algum dano ambiental decorrente de suas atividades. As empresas que são certificadas aumentam sua competitividade, tendo em vista que hoje em dia é fundamental para a imagem de uma empresa a responsabilidade ambiental.

...

Baixar como  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »