TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio

Artigo: Portifolio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 5

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL:

Betim

2015

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL:

Betim

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O sistema único de saúde mais conhecido como SUS é o nome dado ao ao sistema de saúde pública no Brasil.

O SUS é formado pelo conjunto de todas as ações e serviço de saúde prestado por órgãos e instituições publica federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das funções mantidas pelo poder publico.

Foi instituído no ano 1988 na constituição federal no artigo 196 afim de validar o direito á saúde como direito de todos e dever do estado. Com a criação do SUS , todo cidadão brasileiro passou a ter direito a saúde universal e gratuita.

Durante a definição do sistema único de saúde ficou definido que este teria três doutrinas básicas que são :

A universalidade que considera á saúde como bem de todos e dever do estado.

A integralidade que confere ao estado o dever de atendimento integral, voltados a promover , prevenir e recuperar a saúde.

A Equidade define que todos os cidadãos de maneira igual devem ter seus direitos a saúde garantidos.

E relacionado a sua organização teriam princípios que são:

A regionalização que é organizar os níveis de complexidade tecnológica dispostos em uma área demográfica delimitada e com uma população definida á ser atendida.

A resolubilidade que é quando o usuário procura o serviço de saúde, o serviço prestado seja correspondente e capacitado para atender e solucionar este problema.

A descentralização e regionalizar as esferas de saúde com direção única em cada esfera do governo. É a redistribuição das responsabilidades quanto as ações e serviços de saúde.

A participação Social que é a participação do cidadão e da comunidade nas ações e serviços públicos de saúde.

Programa de saúde da família

O Programa Saúde da Família (PSF) surge no Brasil como uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial a partir da atenção básica, em conformidade com os princípios do SUS, imprimindo uma nova dinâmica de atuação atenção básica

A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. (Brasil 2012)

Deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde. Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social. A atenção básica considera o sujeito em sua singularidade e inserção sociocultural, buscando produzir a atenção integral.

O modelo preconiza uma equipe de saúde da família de caráter multiprofissional (médico generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde) que trabalha com definição de território de abrangência, adscrição de clientela, cadastramento e acompanhamento da população residente na área. Pretende-se que a unidade de saúde da família constitua a porta de entrada ao sistema local e o primeiro nível de atenção, o que supõe a integração à rede de serviços mais complexos. (Souza,2002)

O PSF vê o indivíduo e a família de forma integral e contínua, desenvolvendo ações de promoção, proteção e recuperação da saúde e propõe uma nova dinâmica para os serviços de saúde, promovendo uma relação mais próximas entre profissional de saúde /pessoas, famílias e comunidades, prestando a assistência integral e resolutiva a toda população com apoio de uma equipe multiprofissional e interdisciplinar que presta assistência de acordo com as reais necessidades dessa população, identificando os fatores de risco aos quais ela está exposta e neles intervindo de forma apropriada. Portanto, o PSF torna-se estratégia significativa para a mudança do modelo assistencial visando a qualidade de vida da comunidade. (Levcovitz 1996).

A equipe deve conhecer as famílias do seu território de abrangência, identificar os problemas de saúde e as situações de risco existente na comunidade, elaborar um programa de atividades para enfrentar os determinantes do processo saúde/doença, desenvolver ações educativas e intersetoriais relacionadas com os problemas de saúde identificados e prestar assistência integral às famílias sob sua responsabilidade no âmbito da atenção básica. (Starfield,2002)

3 - OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Conhecer e analisar a estrutura física e funcional da Unidade Básica de Saúde (UBS) Angola, com o intuito de atualizar o diagnóstico situacional pré existente.

3.2 Objetivos Específicos

Conhecer,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com