TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pra - Biologia- Organização Biológica

Monografias: Pra - Biologia- Organização Biológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Neste módulo de organização biológica, apreendemos o conceito de biosfera, referimos a sua organização biológica quanto à célula, sendo esta a unidade estrutural. Identificamos vários níveis de organização biológica, exemplificando e debatendo nas sessões.

Também aprendemos a diversidade morfológica das células, atendendo a sua estrutura e aos elementos compostos, conseguimos identifica-las e organiza-las consoante a sua constituição celular.

O manuseamento do Microscópio Óptico Composto foi referido observando os seus constituintes, a ordem de utilização, as técnicas de substituição e as preparações temporárias.

Desenvolvimento

A biosfera é um subsistema da Terra que abrange todas as zonas do planeta com capacidade de albergar vida, sendo a biodiversidade biológica, as variedades de formas de vida existentes na biosfera. No planeta Terra existe uma grande variedade de espécies de seres vivos, que têm formas, tamanhos, regimes alimentares, processos de reprodução e de locomoção diferentes. No entanto todos os seres vivos são constituídos por uma única unidade básica de vida, a célula, sendo esta a unidade básica de todos os seres vivos. A célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos. Todos eles, dos mais simples aos mais complexos, são constituídos por células, nas quais ocorre um conjunto de reacções químicas necessárias á manutenção de vida. A célula é a unidade de reprodução e desenvolvimento dos seres vivos, ou seja, numerosos seres vivos formam-se por divisões sucessivas, a parir de uma única célula.

A célula é a unidade hereditária de todos os seres vivos, é na célula que está contida a informação genética que é transmitida de geração a geração, durante os processos de divisão celular, permitindo a continuidade das espécies.

Na organização celular uma das diferenças entre as células procarióticas e as células eucarióticas, em que estas últimas, possuem organitos rodeados por membrana.

Os organismos unicelulares, compostos por uma única célula, capaz de realizar todas as funções vitais, enquanto os organismos multicelulares são constituídos por várias células, organizados em tecidos diferenciados e especializados em diversas funções. As células procarióticas, exemplo as bactérias, são células de estrutura muito simples de reduzidas dimensões e sem sistemas endomenbranares, nomeadamente sem invólucro nuclear.

As células eucarióticas são células mais estruturalmente mais complexas, de núcleo bem individualizado do citoplasma, delimitado por um invólucro nuclear. Nestas podem-se distinguir-se as células animais e as células vegetais, que apresentam algumas diferenças a nível estrutural.

As células vegetais destingem-se das animais por possuírem parede celular, cloroplastos e vacúolos de reduzidas dimensões e centríolos (que se encontram ausentes nas células vegetais).

O manuseamento do Microscópio Óptico Composto é definido pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com