TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pressão Intrapulmonar

Artigo: Pressão Intrapulmonar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 2

Pressão Intrapulmonar

A pressão intrapulmonar (intra-alveolar; Ppul) é a pressão dentro dos alvéolos. Esta pressão aumenta e diminui com as fases da ventilação, mas sempre, em algum momento, se iguala com a pressão atmosférica (figura anterior).

Pressão Intrapleural

A pressão dentro da cavidade pleural, a pressão Intrapleural (Pip), também oscila com as fases da ventilação, mas é sempre aproximadamente 4 mm Hg menor que a Ppul. Isto quer dizer que a Pip é sempre negativa em relação à Ppul (figura abaixo).

A questão é “Como se estabelece a pressão intrapleural negativa?” ou “O que a determina?”. Para responder a essas questões, vamos examinar as forças que agem sobre o tórax. Primeiro, sabe-se que existem forças opostas agindo no tórax. Duas forças atuam na tentativa de afastar os pulmões (pleura visceral) da parede torácica (pleura parietal), determinando o colabamento pulmonar:

Tendência natural de retração pulmonar. Devido a sua elasticidade, os pulmões sempre assumem o menor tamanho possível;

Tensão superficial do fluido alveolar. A tensão superficial do fluido alveolar constantemente atua retraindo os alvéolos até o seu menor tamanho possível.

No entanto, essas forças elásticas pulmonares são contrapostas pela elasticidade natural da parede torácica, uma força que tende a expandir o tórax e os pulmões.

Então, qual força vence? A resposta é nenhuma, em uma pessoa saudável, devido à forte força adesiva entre as pleuras visceral e parietal. O líquido pleural mantém as pleuras juntas da mesma forma que uma gota de água mantém unidas duas lâminas de vidro. As pleuras deslizam facilmente uma sobre a outra, mas permanecem unidas, e sua separação requer uma força extrema. O resultado dessa interação dinâmica entre estas forças é uma Pip negativa.

A quantidade de líquido pleural na cavidade pleural deve ser mínima para que a Pip negativa seja mantida. O bombeamento ativo do líquido pleural para fora da cavidade pleural e para dentro dos vasos linfáticos ocorre continuamente. Se isto não acontecer, o líquido se acumula no espaço intrapleural (os fluidos se movem do ponto de maior pressão para o de menor pressão), produzindo uma pressão positiva na cavidade pleural.

É extremamente importante que a pressão negativa no espaço intrapleural e a interação dos pulmões com a parede torácica sejam mantidas. Qualquer situação que iguale a Pip com a pressão intrapulmonar (ou atmosférica) determina o colabamento imediato do pulmão. Esta situação pode ser explicada através da pressão transpulmonar, isto é, a diferença entre as pressões intrapulmonar e intrapleural (Ppul – Pip) que mantém os espaços aéreos dos pulmões abertos e evita o colabamento pulmonar. Além disso, a amplitude da pressão transpulmonar determina o grau de expansão dos pulmões em qualquer momento – quanto maior a pressão transpulmonar, mais expandidos estarão os pulmões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com