TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Realizar Um Press Release

Pesquisas Acadêmicas: Como Realizar Um Press Release. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

Como elaborar um press release:

Press release é todo texto ou documento divulgado com o intuito de informar, anunciar, esclarecer ou responder à mídia sobre algum fato que envolva uma empresa, uma pessoa física ou uma organização, que chamamos de assessorado.

No primeiro parágrafo de um press release devem aparecer todas as informações importantes que possam chamar a atenção do jornalista do outro lado para que ele a publique. Ao escrever um release pense no que é notícia, no que é novidade e no que interessa de fato aos leitores.

Depois da informação mais importante devem vir outros dados sobre a empresa ou a organização que dêem sustentabilidade e credibilidade à notícia inicial.

Press release não é folder e nem anuncio publicitário, portanto seja objetivo, claro, conciso e o redija como se fosse uma matéria jornalística. Ele também não pode ser longo e deve ter no máximo duas páginas.

Como elaborar um comunicado

O comunicado interno é um meio privativo de comunicação interna de informações entre os membros de uma empresa, organização ou instituição.

Comunicado é um texto inédito, verdadeiro, objetivo e denotativo.

Linguagem Conotativa e Denotativa

Denotativa: O emprego das palavras no seu sentido proprio, comum, habitual, preciso, aquele que consta nos dicionários. A linguagem denotativa é basicamente informativa, ou seja, não produz emoção no leitor.

Conotativa: O emprego de uma linguagem carregada de emoções e sons. É comum na literatura brasileira os autores empregarem as palavras em um outro sentido, principalmente na poesia. Não é só na literatura que ela aparece, mas também nos anúncios publicitários e até mesmo na linguagem do dia-a-dia.

Eu tenho para te dar uma rosa vermelha com o caule verde.

Eu tenho para te dar uma rosa vermelha que é o símbolo da minha paixão.

Um comunicado representa um antônimo em termos de comunicação, já que nem sempre ele espera obter uma resposta por parte do receptor.

Os comunicados são escritos para anunciar alguma ideia ou lei (comunicar algo a alguém).

O comunicado é um texto de caráter oficial que procura de forma sucinta e objetiva esclarecer um fato ou informar sobre uma decisão importante, tomada por uma empresa, organização ou pessoa física e que vai acarretar em uma movimentação na opinião pública.

O primeiro paragrafo é a introdução ou lead. Alguns apresentam introdução de acordo com a estrutura do texto narrativo.

Há comunicados que precisam logo no inicio de um parágrafo-síntese da matéria que o texto desenvolve (data, hora, local, entidade/s predominantemente envolvida/s)

Parágrafos curtos com uma linguagem simples e muito clara.

Informações ordenadas das mais importantes para as menos importantes.

Carta-comunicado é uma notificação que normalmente informa o consumidor, pessoa física ou jurídica, sobre a existência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com