TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE ESTAMPAGEM PRESS HARDENING E SEU IMPACTO NO MEIO AMBIENTE

Por:   •  13/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.067 Palavras (9 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

PAULO RICARDO DA SILVA

PROCESSO DE ESTAMPAGEM PRESS HARDENING E SEU IMPACTO NO MEIO AMBIENTE

Panambi

2015

PAULO RICARDO DA SILVA

PROCESSO DE ESTAMPAGEM PRESS HARDENING E SEU IMPACTO NO MEIO AMBIENTE

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de curso de Engenharia Elétrica da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Orientador: Mestre Luiz Carlos da Silva Duarte

Panambi

2015


SUMÁRIO

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO        2

2        TEMA        2

3        DELIMITAÇÃO DO TEMA        2

4        FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        2

5        JUSTIFICATIVA        2

6        OBJETIVOS        2

6.1        OBJETIVO GERAL        2

6.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        2

7        EMBASAMENTO TEÓRICO        2

7.1        PALAVRAS-CHAVE:        2

7.2        TEORIA DE BASE:        2

8        METODOLOGIA        2

8.1        MÉTODO DE ABORDAGEM        2

9        CRONOGRAMA        2

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        2

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Aluno acadêmico Paulo Ricardo da Silva, tendo como orientador do projeto o professor e mestre Luiz Carlos da Silva Duarte. O projeto tratará da explicação do processo de fabricação especial definido como “Press Hardening”.

  1. TEMA

Análise do processo de estampagem “Press Hardening” e o impacto deste processo no meio ambiente.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Estudo para analisar o impacto do processo de estampagem “Press Hardening” no meio ambiente, verificando com fatos e dados se o processo realmente tem um impacto positivo na questão da sustentabilidade.

  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

A utilização de peças estruturais automotivas fabricadas pelo processo de estampagem Press Hardening se justifica pela redução da massa do veículo final, diminuindo o consumo de combustível e tendo um impacto positivo no meio ambiente. Porém, o impacto do processo Press Hardening em toda a cadeia produtiva, realmente é positivo, na questão de sustentabilidade?

  1. JUSTIFICATIVA

Atualmente, o grande desafio enfrentado pelas montadoras de veículos é a redução do impacto negativo gerado pelos veículos no meio ambiente, ou, resumindo, o grande desafio é tornar a frota mundial de veículos cada vez mais sustentável. Esse desafio se dá graças às exigências, normas e requisitos cada vez mais rígidos dos principais governos consumidores de veículos no mundo hoje, motivados principalmente pela preocupação global em preservar o planeta.

Dentro deste novo cenário mundial, as montadoras buscam soluções para reduzir o peso dos seus produtos, visando com isso diminuir o consumo de combustível e a agressão à atmosfera, sem, claro, alterar a segurança dos passageiros.

Para atingir este objetivo, surgiu a necessidade de utilizar peças com espessuras reduzidas, mas com uma maior resistência mecânica, afins de compensar a fragilidade ao reduzir esta espessura. Contudo, utilizar materiais com uma elevada resistência mecânica acabam por impactar na capacidade dos fornecedores em produzir geometrias complexas, já que a conformabilidade destes materiais é bastante reduzida.

Dentre várias soluções desenvolvidas ao longo dos últimos anos para este problema, um deles mostra-se mais inovador. O processo de conformação a quente, ou também chamado “Hot forming” ou “Press Hardening” é o processo de conformação que se utiliza de blanques, que são aquecidos anteriormente em um forno dentro de parâmetros controlados. Após este período, o blanque é encaminhado para a prensa de estampagem, onde é conformado. É durante este momento que a têmpera do material ocorre, pois, o resfriamento é realizado dentro da ferramenta, que é acontece com água circulando dentro da matriz. Posteriormente, acontece os processos de acabamento, onde se retira a carepa gerada pelo processo de resfriamento, além do processo de corte, tanto do perfil final, quanto da furação.

O impacto positivo deste processo na aplicação final (veículo automotor) é inquestionável, pois possibilita uma redução considerável na massa do veículo. Porém, qual é o impacto da utilização deste processo em toda a cadeia de fornecimento? Este projeto visa levantar informações, investigar e analisar dados dos impactos ambientais da produção do material AHSS (Advanced High Strength Steel) na usina de aço, e do impacto ambiental na empresa que produz as peças com a tecnologia de conformação à quente. Estas informações serão utilizadas para analisar se, realmente, existe um benefício sustentável ao se utilizar este processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (452.8 Kb)   docx (769.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com