TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como criar um Press Release de Sucesso

Por:   •  3/6/2019  •  Artigo  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2] GUIA - Como criar um Press Release de Sucesso

Os jornalistas de Tecnologia recebem diariamente dezenas ou mesmo centenas de Press Releases, oriundos de agências de comunicação ou departamentos de marketing de empresas de TI. A publicação ou não de um Press-Release (PR) depende, muitas vezes, de pequenos pormenores, frequentemente ignorados. Tudo na estrutura de um Press Release conta na altura de decidir ou não pela sua publicação, desde o título, à data, passando pela organização dos parágrafos e pelos contactos.

1. [TÍTULO] - O título é a parte mais importante de qualquer PR e pode fazer toda a diferença na altura da publicação. Se um título não for apelativo, o seu PR arrisca-se a nem sequer ser lido. Um título deve, numa única ideia, enquadrar a notícia e demonstrar porque é que esta é relevante. Um título deve ser gramaticalmente correto e sintaticamente bem construído, contendo sempre um verbo, um sujeito e um predicado. Um título sem verbo é um título vazio. Além disso, não deve ser muito extenso, sob pena de se tornar ilegível. Idealmente, o título não deve ter mais do que uma frase.

2. [ENTRADA] - Antes de começar a ler o PR, o jornalista lê a entrada, um pequeno parágrafo entre o título e o texto que resume a informação do documento. A entrada deve conter a informação mais importante, não deve ter mais do que um parágrafo, com 3 ou 4 linhas, no máximo, e ser concisa e direta.

3. [LOCAL, DATA] - Todos os PR devem conter a data no início, não só para atestar da sua credibilidade, como da atualidade da informação transmitida. A data deve vir acompanhada pelo local de emissão, normalmente onde fica situada a empresa sobre a qual transmitimos a mensagem.

4. [1º PARÁGRAFO] - No primeiro parágrafo, o jornalista vai encontrar a resposta às principais questões para elaborar a notícia: Quem? O quê? A quem? Quando? Onde? Este parágrafo é essencial para chamar a atenção e captar o leitor (jornalista) para o resto do texto.

5. [CORPO DO TEXTO] - É aqui que vamos desenvolver a informação que resumimos na entrada e no primeiro parágrafo. Vamos responder às questões: Como? e Porquê? e inserir as citações dos responsáveis da empresa que pretendemos colocar em discurso direto. O corpo do texto deve estar estruturado por ideias – uma frase, uma ideia – e dividido em parágrafos curtos, espaçados por uma linha, para não cansar a visão ou desmotivar a leitura. Importa reter que grandes manchas de texto são um convite a… eliminar o PR! 

6. [CONCLUSÃO No final do nosso PR, podemos acrescentar uma pequena conclusão, um parágrafo que resuma a informação descrita no corpo do texto. Isto porque muitos jornalistas têm tendência a «saltar» do primeiro parágrafo para o último e, dessa forma, podem aceder ao resumo da informação.  Por outro lado, podemos também incluir nesta área do documento alguma informação adicional que suscite o «apetite» para saber mais ou até para motivar uma entrevista: «levantar a ponta do véu» sobre eventuais futuros avanços da empresa, como contratações ou entradas em mercados externos, entre outros.

7. [SOBRE A EMPRESA] - No final do nosso PR, é essencial incluir um parágrafo com informação resumida sobre a empresa, para que o jornalista que eventualmente não conhece a companhia sobre a qual vai escrever possa saber, em traços gerais, o que faz, como nasceu e quais as suas linhas de orientação.

8. [CONTACTOS] - Além da informação sobre a empresa, é essencial inserir os contatos diretos do assessor de imprensa, nomeadamente o Nome, Endereço de E-mail, Contatos Telefónicos e outros: Skype, LinkedIn, etc. para que o jornalista saiba quem pode contactar para obter mais informações ou retirar dúvidas.


[TÍTULO] Lorem ipsum dolor sit amet

[ENTRADA] Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Donec quam felis, ultricies nec, pellentesque eu, pretium quis, sem. Nulla consequat massa quis enim.


[LOCAL, DATA] [
Local], [dia] de [mês] de [ano] [1º PARÁGRAFO] Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Donec quam felis, ultricies nec, pellentesque eu, pretium quis, sem. Nulla consequat massa quis enim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (164.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com