TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiro Estudo Dirigido de Morfologia II

Exam: Primeiro Estudo Dirigido de Morfologia II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  Exam  •  2.334 Palavras (10 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 10

Primeiro Estudo Dirigido de Morfologia II

1)Cite os principais acidentes do IV ventrículo e descreva anatomicamente o tronco encefálico.

Os principais acidentes do ventrículo são: Sulco mediano, estrias medulares, sulco limitante e colículo facial.

O tronco encefálico interpõe-se entre a medula e o diencéfalo, situando-se ventralmente ao cerebelo, ou seja, conecta a medula espinhal com as estruturas encefálicas localizadas superiormente. É constituído por três estruturas: bulbo, ponte e mesencéfalo.

2)Pesquise os nomes dos 12 pares de nervos cranianos e quais as suas origens?

Os nervos olfatórios: são responsáveis pelo sentido do olfato. Possuem suas células de origem na mucosa olfatória, na cavidade do nariz; esta região compreende a mucosa da concha nasal superior e a parte oposta do septo do nariz.

Nervo óptico: O nervo óptico, que medeia e visão, é distribuído para o bulbo do olho. A maioria de sua fibras são aferentes, originando-se nos neurônios ganglionares da retina, mas algumas podem ser aferentes e sua origem é incerta.

Nervo oculomotor: Supre todos os músculos extra-oculares, exceto o obliquo superior e o reto lateral; Contém aproximadamente 24.000 axônios. Suas fibras originam-se a partir de um complexo de núcleos situados na substância cinzenta, ventral a parte craniana do aqueduto do mesencéfalo e estendendo-se rostralmentepor uma curta distancia no assoalho do terceiro ventrículo.

Nervo troclear: É o mais fino dos nervos cranianos, inerva o músculo obliquo superior. O núcleo do nervo troclear situa-se no assoalho do aqueduto do mesencéfalo, em nível com a parte superior do calículo caudal e está em linha com a parte ventromedial do núcleo do nervo oculomotor, na posição da coluna eferente somática.

Nervo trigêmeo: É o maior nervo craniano, é o suprimento sensitivo para a face, a maior parte do couro cabeludo. Os dentes, as cavidades da boca e do nariz e a inervação motora para os músculos da mastigação e alguns outros. O nervo trigêmeo emerge da face ventral da ponte, próximo de sua margem superior, como uma grande raiz sensitiva e uma pequena raiz motora, como a ultima situando-se anteroradial a primeira.

Nervo abducente: Inerva o músculo reto lateral, com suas fibras originando-se de um pequeno núcleo na parte superior do assoalho do quarto ventrículo, próximo a linha mediana e abaixo do colículo facial. Eles descem ventralmente através da ponte, emergindo no sulco entre a margem caudal da ponte e a extremidade superior da pirâmide da medula oblonga.

Nervo facial: possui uma raiz motora e uma sensitiva. As duas emergem na margem caudal da ponte, lateral ao recesso entre a oliva e o pendúculo cerebelar caudal, com a parte motora sendo radial; e o nervo vestibulococlear está lateral à raiz sensitiva.

Nervo vestibulococlear: emerge no sulco entre a ponte e a medula omblonga, atrás do nervo facial e na frente do pendúculo cerebelar caudal.

Nervo Glossofaríngeo: é tanto motor quanto sensitivo. Ele emerge com três ou quatro radículas da parte rostral da medula omblonga num sulco entre a oliva e o pendúculo cerebelar caudal, acima das radículas do nervo vago.

Nervo vago: Ele emerge com 8 ou 10 radículas da medula oblonga, abaixo do nervo glossofaríngeo, no sulco entre a oliva e o pedúnculo cerebelar caudal.

Nervo acessório: É formado pela união de suas raízes craniana e espinal, mas estas estão associadas por uma pequena distancia. A parte craniana une-se ao nervo vago e deveria realmente ser considerada parte dele; Ele é um nervo branquial ou eferente visceral especial.

Nervo hipoglosso: É motor para todos os músculos da língua, exceto para o paratoglosso. Ele se situa em série com os nervos oculomotor, troclear e abducente e com as raízes nervosas do nervosespinais.Seu núcleo está em linha com a coluna cinzenta anterior da medula espinal. Mede cerca de dois centímetros de comprimento.

3)Qual é a mais adequada divisão do cerebelo: em lóbulos ou lobos, explique?

A divisão mais adequada do cerebelo é em lobos, pois essa divisão baseia-se principalmente na ontogênese do cerebelo e leva em conta o fato de que a primeira fissura que aparece durante o desenvolvimento do órgão é a póstero-lateral. Assim, ela divide o cerebelo em duas partes desiguais: o lobo floculo-nodular, formado pelo floculo e pelo nódulo; e o corpo do cerebelo, formado pelo resto do órgão. A seguir, aparece a fissura prima, que divide o corpo do cerebelo em lobo anterior e lobo posterior.

4)Como se dá a comunicação entre os ventrículos do encéfalo.

As comunicações entre os ventrículos do encéfalo se da através dos canais interventriculares e o aqueduto cerebral. Entre os ventrículos laterais e terceiro ventrículo se dá pelos: canais interventriculares. Entre o terceiro ventrículo e o quarto ventrículo aqueduto cerebral.

5)Em qual período embriológico se dá a formação do lábio rômbico e qual a sua importância?

O lábio rômbico cresce dorsalmente e medialmente até fundir-se com seu homólogo do outro lado. A aba resultante de tecido encefálico transforma-se no cerebelo ( quando origina as células granulares e núcleos profundos do cerebelo), ou seja, o cerebelo forma-se pelo crescimento e fusão dos lábios rômbicos. Esse processo ocorre basicamente na 4ª semana embriológica.

O lábio rômbico tem fundamental importância no processo de origem do cerebelo, que é responsável pelo equilíbrio e coordenação dos movimentos do indivíduo.

6)Em anexo.

7)Quais as principais estruturas que compõem os olhos, descreva e explique?

Principais estruturas do olho:

a) Pupila: é a conhecida "menina dos olhos". Está situada entre a córnea e o cristalino, possuindo um diâmetro regulável, que controla a entrada de luz: dilata-se em ambientes com pouca claridade e estreita-se em ambientes com boa iluminação. A dilatação da pupila denomina-se midríase e a contração da pupila denomina-se miose.

A pupila não tem cor, mas a sua aparência é preta, pois não há iluminação na parte interna do olho.

b) Íris: é a parte mais visível e colorida do olho. No centro da íris encontra-se a pupila. Ela está localizada atrás da córnea e só pode ser vista porque esta é transparente.

c)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com