TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO Capitulo II: Capital Fetiche Questão Social e Serviço Social

Por:   •  4/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  1.030 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DIRIGIDO

Capitulo II: Capital fetiche, questão social e serviço social Data: 23-03-15

Curso: Graduação Serviço Social

Aluno: Luciana Lopes de Araujo

Disciplina: Fundamentos históricos, metodológicos do serviço social Turma: V SEMESTRE

Como podemos definir o conceito de fetichismo das finanças ¿

“A fetichização das relações sociais alcança o seu ápice sob hegemonia do capital que rende juro e obscurece o universo dos trabalhadores que produzem riqueza e vivenciam a alienação como destituição, sofrimento e rebeldia.”

Quais as corporações transnacionais e organizações multilaterais que representam as classe dominantes em escala mundial¿

Os principais porta-vozes das classes dominantes em escala mundial são: o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a Organização do comércio. Que nos texto refere-se a eles como a “santíssima trindade do capital em geral”.

O capital internacionalizado expressa um velho conflito entre produção e distribuição de riqueza, apresente esse conflito.

O trabalho vivo veio sendo substituído por trabalho morto, esse processo vai tirando a classe trabalhadora (homem) do processo produtivo. Com essa grande introdução de ciência e da robótica nas indústrias, acelera o desenvolvimento da produção necessitando muitas vezes de um trabalhador para operar a maquina. Gerando o aumento da produção e lucro com menos mão de obra. O conflito gerado é que ao mesmo tempo em que o capitalismo financeiro vai produzindo mais ele também vai gerando a polarização da pobreza e da miséria, causado pelo desemprego estrutural com a acumulação flexível.

Como se apresenta as formas de organização do trabalho nessa fase do capitalismo monopolista financeiro¿

Com essa acumulação flexível, houve uma queda na quantidade de trabalhadores, fragilizando as possibilidades de reivindicações. Causando assim a crise das organizações das classes trabalhadoras.

Surgi o trabalhador polivalente, aquele que consegue desenvolver várias funções, aumento da jornada de trabalho. Houve também a criação de setores com salários diferenciados, estimulando assim a competição entre os trabalhadores, assim dificultando mais ainda as organizações da classe trabalhadora.

Assim atraindo de volta as “formas arcaicas do trabalho domestico artesanal, familiar e informais”.

Identifique no texto os novos elementos do processo de mundialização do capital.

Neste momento bancos perdem o monopólio da criação de credito, e os grandes fundos de investimentos passam a realizar operações de empréstimos a empresas, que eram clientes preferenciais do sistema bancário, com ele competindo na busca de juros elevados.

Outro elemento é o crescimento da dívida pública. Como a taxa de juros é maior que o crescimento global da economia, a divida vira uma bola de neve. Aumentando assim a cobrança de tributos e, por ordem política, os da alta renda paga tributos menores caindo assim esta carga tributaria em cima dos trabalhadores.

Apresente as mudanças nas relações entre Estado e países a partir dos anos 70.

“Os anos sessenta são palcos de profundas mudanças nas relações entre Estados e países com avanços do capitalismo mundial: o desenvolvimento da Alemanha, França e Itália reconstruídas e consolidadas; o crescimento da economia japonesa mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com