TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido HRI II

Por:   •  13/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

                                                        

Discente: Brenda de Cassia Silva Gomes

Estudo dirigido (1 ponto)

- Preencher nome do/a aluno/a no canto superior direito da folha.

- Não serão aceitas entregas em data posterior.

- Não há necessidade da entrega da folha que contém as perguntas.

- Plágio (de colegas e autores/sites) implica em anulação do trabalho identificado.

- Referenciar as respostas. Ex: De acordo com Kennedy (1989, p. 14), “De todas as civilizações [...]”

Questões:

1 – A partir do livro “Ascenção e Queda das Grandes Potências”, de Paul Kennedy, relacione as capacidades econômicas e militares dos Estados Unidos e compare-as às das potências europeias, antes da deflagração da Guerra Civil americana. Posteriormente, analise as razões da vitória do Norte na Guerra Civil. (20-25 linhas)

O Norte (União)

2 - Segundo Paul Kennedy (1989, p.181), um dos fatores determinantes para o crescimento prussiano era “a existência de uma liderança político-militar capaz de combinar os vários elementos e um instrumento militar bastante flexível para responder às novas circunstâncias”. Desse modo, discorra acerca do processo de unificação alemão, abordando: i) cronologia dos conflitos; ii) importância e objetivos de Bismarck; iii) aspectos da revolução militar. Utilize “Apogeu e colapso do sistema europeu (1871 – 1918)”, de Wolfgang Dopcke como leitura complementar. (20-25 linhas)

3 – O final do XIX é marcado por uma retomada das pretensões colonialistas por parte das potências europeias, especialmente em direção à África e à Ásia, conhecida como “novo imperialismo”. Nesse sentido, caracterize o novo imperialismo e analise a visão (tese) de Lênin acerca desse processo. (15-20 linhas)

A principal obra comunista sobre o imperialismo é Imperialismo: última fase do capitalismo, de Lenin. Esse trabalho, fortemente influenciado pelo estudo do Imperialismo, de J. A. Hobson, publicado em 1902, ainda representa a interpretação soviética oficial do imperialismo do ocidente, tendo conquistado ampla aceitação nos países recém-aparecidos na Ásia e na África. Merece, portanto, uma análise cuidadosa. A tese de Lênin baseia-se na concepção marxista de que a luta econômica nas sociedades altamente industrializadas da Europa conduz necessariamente ao capitalismo monopolista. À medida que esse estado de coisas evolui, ocorre uma concentração cada vez maior de riquezas nas mãos de um número cada vez menor de indivíduos, havendo um grupo sempre crescente de desapossados a engrossar as fileiras do proletariado. No ponto referido como de "concentração capitalista", os poucos monopolistas remanescentes não tem outra alternativa senão voltarem-se uns sobre os outros. Quando a luta atinge essa fase, afirmava Lenin, o capitalista descobre um paliativo que lhe permite afastar por algum tempo a catástrofe inevitável que o espera às mãos de desapossados. Esse paliativo é o imperialismo. os capitalistas, em lugar de se voltarem uns sobre os outros, passam então anexar colônias ultramarinas, que lhes proporcionem novos mercados para a exportação de capital, aliviando-lhes, assim, os mercados altamente saturados e abrindo-lhes novas perspectivas. Mas essa solução, afirmava Lênin, representa apenas uma suspensão de pena, não é uma anistia; o imperialismo é somente uma última e desesperada manobra pela qual os capitalistas se desviam, temporariamente, de seu inevitável colapso. Essa manobra só faz adiar o inevitável. Daí que, na perspectiva de Lenin, uma política imperialista, praticada por uma nação altamente industrializada, seja indício seguro de que o capitalismo, nessa nação, já alcançou sua fase final que precede a própria decomposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (295 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com