TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Mecanismos de Governança Corporativa

Por:   •  23/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GOVERNANÇA CORPORATIVA

QUESTÕES – SLIDES “PRINCIPAIS MECANISMOS DE GOVERNANÇA”

Alexandre Fontes Machado RA: B81DIB2

Aline de Sousa Pereira RA: B80GBE0

Carla Souza de Ávila Góis RA: B924721

Gabriel Francisco Aragão RA: B83DHD2

Janine Nascimento Reis RA: B878860

Karine Trindade Mendes Nunes RA: B84FFB0


8º SEMESTRE
    SALA D88

Alphaville

SETEMBRO/ 2016

  1. Indique os três potenciais problemas nas cúpulas das empresas que podem ser amenizados com a prática de ações de governança corporativa:

Os três potenciais problemas nas cúpulas das empresas são:

Conflito de interesses: Os indivíduos com poder decisório podem optar por tomar rumos com interesses que visam beneficiar a si mesmos ou a aqueles interessados (acionistas que o elegeu a administrar) ao invés de tomar as decisões que melhor derive resultado para a companhia.

Limitações técnicas individuais: Uma única pessoa provavelmente não terá todos os conhecimentos necessários para as decisões-chave de uma entidade, sendo que um bom conselho administrativo deverá ser composto de pessoas com qualificações diversificadas.

Vieses cognitivos: Os conselhos administrativos deverão ser compostos por indivíduos que consigam funcionar com “pesos e contrapesos”, ou seja, não se deve pender para o otimismo ou para o pessimismo em demasia, devendo manter o equilíbrio nas ações tomadas.

  1. Indique os problemas relacionados com Conflitos de Interesses em empresas com elevada concentração de ações;

Os principais problemas relacionados com a elevada concentração de ações são:

Elevada concentração de ações podem ocasionar sistemas de remuneração distorcidos, onde aquele que possuem a maioria das ações toma as decisões sem necessidade de aprovação, em contrapartida, este caso também pode permitir maior monitoramento dos executivos no poder.

Elevada concentração de ações podem conduzir a decisões prejudiciais a entidade ou aos acionistas minoritários, visto que a cúpula de poder da empresa é composta por um número reduzido de indivíduos ou até mesmo por apenas um, a ausência de opiniões diferentes pode “cegar” as tomadas de decisões para diferentes caminhos ao que foram apresentados somente pelo administrador com maior quantidade de ações.

  1. O que pode ser caracterizado como limitação técnica dos tomadores de decisões?

As limitações técnicas dos tomadores de decisões é um problema que precisa de atenção no mundo corporativo. Quando em uma empresa, há certa concentração em uma única pessoa para tomada de decisões, acaba limitando o conhecimento, já que essa pessoa não terá todos os conhecimentos técnicos ideais para as tomadas de decisões de uma organização. Por tanto, ter um conselho de administração qualificado, reunindo pessoas com formações nas diversas áreas, é o ideal para as decisões nas empresas.

  1. Os empreendedores mais otimistas sempre são melhores do que possuem visão mais pessimista ou conformista? Por que?

Na realidade nem sempre os empreenderes mais otimistas são melhores do que os que possuem visão mais pessimista. Um empreendedor de sucesso, que realmente consegue ser eficaz e eficiente em seu negócio, precisar saber equilibrar sua visão empresarial. Tudo o que é demais, pode se tornar algo prejudicial. Excesso de confiança muitas vezes faz com que o empreendedor acredite que não há nada de errado e acaba por não enxergar suas deficiências. É preciso ter harmonia na visão empresarial.  

  1. Apresente exemplos de mecanismos internos         de governança;

Conselho de Administração

Sistema de Remuneração

Concentração Acionaria e Atuação dos Acionistas

Estrutura de Capital

  1. Apresente exemplos de mecanismos externos de governança;

Proteção Legal dos Investidores

Possibilidade de Aquisição Hostil

Grau de Competição no mercado

Transparecia e fiscalização dos agentes de mercado.

  1. Aponte ao menos dois benefícios de         implementação do Conselho de Administração         na entidade;

I - Ter de forma clara os Interesses de longo prazo da entidade, pois através de um planejamento  bem definido, os objetivos serão atingidos, as tomadas de decisões serão realizadas sem que nada possa impactar nos resultados futuros.

     II – Autonomia e confiança para tomar as principais decisões de negócios (investimentos e captação de recursos);

    III - Selecionar, monitorar e avaliar o desempenho dos executivos .

  1. A adoção de sistemas de remunerações especiais constituem incentivo apenas aos administradores das entidades? Por que?

Sim, Pois o montante e a forma de remuneração dos executivos podem determinar o grau de alinhamento aos interesses da entidade; e pode influenciar o comprometimento e a propensão a riscos de seus membros.

  1. Que problemas podem ser apontados em casos de ocorrências de maior endividamento da empresa para com terceiros?

Em caso de ocorrências de maior endividamento da empresa pode obrigar os administradores a distribuir regularmente fluxo de caixa aos credores e acionistas, reduzindo os recursos a serem alocados discricionariamente e aumentando sua disciplina. Gestores podem deixar de empreender bons projetos, para não elevar ainda mais o financiamento com terceiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (776.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com