TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principio De Imobilização

Pesquisas Acadêmicas: Principio De Imobilização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 4

Utilizar-se de sedação ou tranquilização se necessário à manipulação;

Proteger a pele integra – reduzindo o risco de infecção (aplicar pomadas antibióticas);

Melhorar o apoio do membro sem dar equilíbrio a sobrecarga.Evitar complicações ao trauma inicial;

Avaliar o grau de lesão dos tecidos moles e ósseo;

Diminuir os riscos na avaliação radiográfica;

INTRODUÇÃO AO SISTEMA NERVOSO

1. CONSIDERAÇÕES GERAIS

Todos os organismos vivos são dotados de funções básicas denominadas vegetativas, tais como, nutrição, reprodução, excitabilidade (sensibilidade), condutibilidade e contratilidade, as quais garantem a sobrevivência e a perpetuação das espécies. Todas essas funções são realizadas nos organismos unicelulares, obviamente, por uma única célula que, portanto, não é especializada.

Com a evolução, os seres vivos adquiriram complexidade crescente e suas células foram especializando-se em uma ou mais dessas funções. Assim, as células musculares especializaram-se em contratilidade, enquanto as células nervosas, os neurônios, especializaram em irritabilidade (excitabilidade) e condutibilidade, isto é, são capazes de detectar variações dos meios externo e interno, transformando-as em impulsos nervosos que são conduzidos a outras células.

O estudo filogenético e ontogênico do sistema nervoso auxilia o entendimento deste sistema altamente complexo. À medida que sua complexidade aumenta na escala zoológica, permanecem padrões que podem ser reconhecidos nos níveis inferiores da evolução.

Se tocarmos uma ameba com uma agulha, veremos que ela lentamente se afasta do ponto onde foi tocada. Tendo todas as propriedades de protoplasma, uma célula como a ameba, é sensível (excitável, irritável) e conduz informações sobre o estímulo a outras partes da célula (condutibilidade), determinando a retração de um lado e emissão de pseudópodes do outro (contratilidade).

Em organismos mais complexos, como as esponjas, aparecem indícios de especialização, ou diferenciação celular. Assim, no epitélio de revestimento dos orifícios que permitem a circulação de água no interior do corpo destes animais, existem células musculares primitivas, cuja região do citoplasma em contato com meio externo especializou-se nas propriedades de excitabilidade e condutibilidade, enquanto as outras partes do citoplasma especializaram-se em contratilidade.

Com o aparecimento de metazoários, as células musculares deslocaram-se para o interior do corpo destes animais, perdendo o contato direto com o meio externo. Surgiram na superfície corpórea, células que se diferenciaram para receber os estímulos do meio ambiente e transmiti-los às células musculares subjacentes, portanto, estes seriam os neurônios primitivos. Formava-se então um sistema nervoso difuso, pois, os primitivos neurônios estavam espalhados pelo corpo, sem a formação de estruturas ou órgãos que os continham.

Deste sistema nervoso difuso, o passo evolucionário seguinte seria, progressivamente, a centralização do sistema nervoso. A partir dos helmintos e anelídeos, desenvolveu-se um sistema nervoso central, caracterizado pela presença de um órgão cerebral primitivo, localizado na extremidade rostral do corpo desses animais, permitindo aos mesmos a elaboração de respostas comportamentais mais complexas. Desses invertebrados aos vertebrados, o sistema nervoso evolui muito e a complexidade de suas estruturas e a capacidade de excitabilidade e resposta também.

O sistema nervoso pode ser conceituado como sendo constituído por um conjunto de órgãos capazes de detectar as variações, tanto do meio ambiente quanto do meio interno (orgânico), gerando impulsos nervosos que são conduzidos a órgãos encarregados de elaborar e enviar a resposta adequada dos estímulos recebidos, permitindo ao ser vivo integrar-se ao meio ambiente e regular suas atividades fisiológicas.

2. NEURÔNIO

A célula denominada neurônio constitui a unidade morfológica (anatômica), fisiológica e farmacológica do sistema nervoso, o qual é altamente especializado.

O neurônio é constituído por um corpo celular e dois tipos de prolongamentos, os dendritos e o axônio. Os dendritos, normalmente, são numerosos, curtos e muito ramificados. O axônio, tradicionalmente, é único, de comprimento variável, apresentando arborização (ramificação) terminal e poucos ramos colaterais.

Dendritos→ conduzem impulsos em direção ao corpo celular ou o influenciam diretamente.

Axônio→ conduzem impulsos em sentido contrário aos dendritos, para longe do corpo celular. É único, mas pode ramificar-se.

Os prolongamentos neuronais, de uma forma geral, são denominados de fibra nervosa, a qual, estará ou não revestida pela bainha de mielina. A bainha de mielina é constituída,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com