TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Inflamatorio

Artigo: Processo Inflamatorio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 2

COMO-SE DESENCADEIA O PROCESSO INFLAMATÓRIO EM LESÃO TRAUMATICA

A principal característica do processo inflamatório é a reação dos vasos sanguíneos, que leva ao acúmulo de fluido e leucócitos nos tecidos extracelulares. A resposta inflamatória está intimamente ligada ao processo de reparo. A inflamação destrói, dilui ou isola o agente nocivo e desencadeia uma série de eventos que tentam curar e reconstruir o tecido danificado. A inflamação é fundamentalmente um mecanismo de defesa, cujo objetivo final é a eliminação da causa inicial da lesão celular (microrganismos, toxinas) e das consequências de tal lesão (células e tecidos necróticos). Sem a inflamação, as infecções se desenvolveriam descontroladamente, as feridas nunca cicatrizariam e o processo destrutivo nos órgãos atacados seria permanente.

Em uma fratura óssea desencadeia vários Fatores Biológicos:

 Aporte Sangüíneo no Foco da Fratura quanto Maior Melhor

 Células Sangüíneas:são essenciais para Secreção dos Fatores de Crescimento:

 Transformante beta: TGF beta

 Insulino-parecido: IGF

 Derivados da Plaquetas: PDGF

 Proteínas Morfogênicas Individuas (BMPs): que induzem células mesenquimais perivasculares a produzir osso no foco de fratura

 Proteína Ósseo-indutivo: BMP-2

 Interleucinas: IL

 Proteoglicanas: PGE 2

 Células Mesenquimatosas: Osteogênicas e Condrogênicas

 Células Inflamatórias

 Fibroblastos e Colágeno

Fase Inflamatória: No Hematoma Fraturado Inicia o Processo de Reparação Óssea a partir das Partes Moles.onde inicia-se com a Proliferação das Células Osteogênicas que se Diferenciam das Células Mesenquimatosas das Partes moles Adjacentes. Neste Estágio ocorrerá uma explosão populacional de células Osteogênicas que formará rapidamente o calo da fratura que inicialmente consiste de uma massa espessa envolvente de tecido osteogênico. Será um Tecido de Granulação com Fibroblastos e uma Rede de Colágeno ricamente vascularizado por Capilares Neoformados : responsáveis pela Liberação de Mediadores Químicos: ativam os Fatores de Crescimento Celular:

• Interleucina

• Prostaglandinas

Este Período ocorre nas 1ª Semanas ( em 2 Semanas) Neste momento se forma o Calo Ósseo Inicial ou seja o Calo Ósseo Mole de consistência fluida que progressivamente se torna mais firme (como uma cola de endurecimento lento), viscoso e determina menor mobilidade no Foco de Fratura.

Forma-se a partir do Periósteo o Calo Externo e a partir do Endóstio o Calo Interno. Neste Calo Ósseo podemos encontrar um Tecido com presença de Osteócito mas não existe Calcificação (Tecido Osteóide).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com